7 de maio de 2011

Audimetria Semanal


                                         
                               

Muito boa noite, seja bem-vindo a mais uma edição da rubrica "Audimetria Semanal".

Resumo semanal

A estreia de "Peso Pesado" marcou o início desta semana. Com 18,4% de audiência média, o novo concurso da SIC venceu a concorrência e excedeu as expectativas. Para além da vida real, também o futebol ocupou os lugares cimeiros da tabela dos programas mais vistos do dia, com uma partida entre o Sporting Clube de Braga e o Sport Lisboa e Benfica a alcançar os 22,9% de rating.
Não esquecer igualmente o jogo de futebol entre o Barcelona e o Real Madrid, que chegou aos 16,2% de audiência média - o líder da última terça-feira.
A estreia do "Jornal da 8", o novo noticiário da estação de Queluz de Baixo, merece igualmente uma atenção especial. Nesta sexta-feira, a junção de José Alberto Carvalho e Judite de Sousa perdeu para a RTP1. Enquanto o "Telejornal" chegou aos 12,4% de rating, o "Jornal das 8" ficou-se pelos 9,8%. Já o "Jornal da Noite" acabou por ficar em terceiro lugar, ao alcançar 7,7% de audiência média.
Mais pormenores a seguir, na análise aos diferentes horários da televisão nacional!

Manhãs (10:00 - 13:00)



O vencedor das manhãs nas generalistas esta semana foi "Você na TV!". O programa apresentado por Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha conseguiu manter-se na liderança, apesar de ter ficado perto de "A Praça da Alegria" na terça-feira. De resto, nada a acrescentar para a TVI.

A única diferença nos últimos dias foi o crescimento de "Querida Júlia" nas audiências. Tal como referido no "Protagonista", a possibilidade de o programa das manhãs de Carnaxide aumentar a quota de share tornou-se real. Por esse motivo, Júlia Pinheiro e Ana Marques atingiram, na terça-feira, os 2,2% de rating e 24,5% de share.
Para a semana, será que o talk-show da SIC começa a ameaçar a concorrência?

Tardes (14:00 - 20:00)



Conceição Lino não desiludiu esta semana. Apesar de ter ficado atrás da concorrência, a apresentadora conseguiu dar a "Boa Tarde" aos portugueses e a "Portugal no Coração". No caso de Fátima Lopes, foi notável uma subida nas audiências, depois de na semana passada ter passado despercebida. "A Tarde é Sua" ficou atrás das novelas brasileiras, contudo foi o talk-show mais visto dos últimos dias. Excepção apenas para quarta-feira, na qual o programa se ficou pelos 18,7% de share.

Ao final da tarde, a série "Morangos com Açúcar" bateu a concorrência, não dando hipóteses a "Preço Certo" e "Escrito nas Estrelas". O segundo lugar foi assim disputado pela RTP1 e SIC. Se, na segunda-feira, "Ti Ti Ti" venceu Fernando Mendes, no dia de ontem foi a vez de o apresentador da estação pública ficar à frente da novela da Globo.

Quanto a Dina Aguiar, nada a acrescentar. Apesar de ter tido algumas performances razoáveis, continuou a não atingir o lead-in necessário para a RTP1 não ficar atrás da SIC a partir das 19:00. De qualquer forma, a média de 25% de share de "Portugal em Directo" é de valorizar.

Por fim, e sobre "Agora É Que Conta", a questão coloca-se: quem é que conta com a companhia deste concurso nas tardes de Queluz de Baixo?

Noites (21:00 - 01:00)



A aposta da estação pública nas entrevistas aos líderes partidários surtiu efeitos no início do horário nobre da televisão portuguesa. Por exemplo, nesta sexta-feira, o duelo entre Jerónimo de Sousa e Paulo Portas alcançou 9,6% de audiência média e 26,1% de share.
Por outro lado, e na linha da informação, "30 Minutos" afundou-se nos 13,9% de share na última quinta-feira, um valor que destoa de outros resultados anteriores.

Quanto aos diários de "Peso Pesado", nesta primeira semana, levaram a melhor sobre "Anjo Meu". Apesar de a SIC ter perdido num dos dias para a TVI, a verdade é que os resultados entre as duas estações ficaram mais equilibrados no horário que sucede os noticiários. Veremos como consegue o concurso aguentar-se no confronto directo com a novela da estação de Queluz de Baixo na próxima semana.
Na ficção, e em relação a "Espírito Indomável", passou obviamente a ser a produção mais vista em Portugal. Se, no passado, já o era, com a perda de público de "Anjo Meu" para "Peso Pesado", deixaram de existir dúvidas. Destaque igualmente para "Laços de Sangue", que aproveitou o lead-in dos diários do reality-show para consolidar as suas audiências. Por exemplo, na sexta-feira chegou aos 29,1% de share.

No que toca a "Sedução", os resultados foram satisfatórios. Na quarta-feira a novela de Rui Vilhena alcançou 7,3% de audiência média e 30,5% de share. "Araguaia" acabou por ficar de fora da corrida pelo primeiro lugar, acabando por atingir praticamente o mesmo rating que "Passione". Sobre esta de referir o resultado de terça-feira: 30,2% de share.

Figura da semana



José Alberto Carvalho e Judite de Sousa

Estrearam-se no dia de ontem na antena de Queluz de Baixo, e o resultado foi satisfatório. "Santos da casa não fazem milagres" e, como tal, os dois pivôs tentarem fazer o melhor que podiam, contudo alguns erros foram cometidos, tal como os telespectadores tiveram a oportunidade de visionar. 
Nesta sexta-feira, José Alberto Carvalho e Judite de Sousa tiveram assim um pequeno teste, que se tornará a partir de segunda-feira numa autêntica maratona. Veremos como evoluirão os resultados do "Jornal das 8" na próxima semana. 

Número da semana



1,5%

... foi a audiência média de "5 Para a Meia-Noite" da última quarta-feira. O talk-show foi o segundo programa mais visto desse dia da RTP2.

MMV - Minuto Mais Visto da Semana

O Minuto Mais Visto desta semana pertence ao futebol. RTP1, SIC e  TVI obtiveram o melhor pico de audiência com uma partida deste desporto. A estação de Carnaxide acabou por sair-se melhor ao alcançar 28,1% de rating e 63,2% de share, no dia 28 de Abril, pelas 21 horas e 57 minutos.
Em números absolutos mais de dois milhões e seiscentos mil telespectadores estavam sintonizados na SIC aquela hora.

5 comentários:

Anônimo disse...

Já o "Jornal da Noite" acabou por ficar em terceiro lugar, ao alcançar 7,7% de audiência média.

na lama...

Maria A. disse...

Olá D.S.
Permite-me acrescentar uns pontos ao seu cuidadoso comentário?

Vou basear-me no D.N.Televisão:

TARDE::
das 14 às 17 horas:

1-SIC-27,6%

2-Cabo-25,1%

3-RTP-23,1%

4-TVI-20%

Conclusão: a SIC lidera e a TVI( a Fátima Lopes) em 4º!

MADRUGADA:

1-Cabo-31%

2-SIC-24,2%

3-TVI-23,5%

4-RTP-11,6%

Conclusão:

A SIC logo a seguir ao Cabo!

FIM DE TARDE:
Das 18 às 20 horas:

1-Cabo-24,8%

2-SIC= TVI-24,5%

3-RTP-23,1%

O Cabo à frente, mas com um empate técnico com as duas privadas, empatadas entre si!

Conclusão- queda do «Preço Certo»!

PRIME TIME.

1- TVI-29,9%

2-SIC-27,6%

3-Cabo-20,5%

4-RTP-19%

Era o horário em que a TVI dominava! Agora as duas privadas aproximam-se, apesar de «Espírito Indomável» estar em final, o que faz subir as audiências.

Esta subida da SIC deve-se a «Peso Pesado» e a «Laços de Sangue».

MANHÃ:

1-TVI-28,5%

2-RTP-26,9%

3-Cabo-21,6%

4-SIC-18,6%



É, por enquanto, o único calcanhar de Aquiles da SIC, embora em subida!
Na 3ª feira «Querida Júlia», como foi referido, aproximou-se mais do Goucha, com 2,2% de rating e 24,5% de share.
Ontem ficou apenas com menos 0,1% do que a Praça da Alegria».

Média das audiências da semana:

1-TVI-25,6%

2-SIC-25,2%

3-Cabo-23,5%

4-RTP-21,6%

Fonte: DN Televisão.

Conclusão: Apenas 0,4% separam as duas privadas!

Maria A. disse...

Anónimo das 21:36, ontem, apesar de ser uma estreia, o Jornal das foi vencido pelo Telejornal, fazendo apenas 9,8% de rating e 28,3% de share.

O Jornal da Noite, que não tinha atrás de si a curiosidade de uma estreia, fez 7,7% e 22,1%.

Com tão pequena diferença...se um ficou na lama, o outro também!

Maria A. disse...

Ontem, o «anjinho» lá foi mais uma vez vencido em rating e em share, por um «peso» que até é «pesado»!

O diário do «Peso Pesado» foi o 2º programa mais visto do dia, mostrando que continua um sucesso, frustrando assim os profetas da desgraça!

«Laços de Sangue», enfrentando com galhardia uma novela em final, no top 5, apesar do horário!

A média de «Morangos»( 6,2%), vencendo por pouco o rating de «Tititi», nos 5,9%!

«Sedução» voltou ao top 10, donde andava arredado!

«Alma Gémea» continua a dominar o horário( que tem por líder a SIC), com 4% de rating e 30,6% de share.

No cabo, continua a dominar a SIC, com a líder SiC Notícias à frente( 5%), seguida da SIC Mulher e SIC Radical, com 1,9% e a RTPN, com 1,9% também!

Como sempre, a TVI 24 é a menos vista, com a quinta parte da SIC Notícias!

João Rodrigo disse...

"Ao final da tarde, a série "Morangos com Açúcar" bateu a concorrência, não dando hipóteses a "Preço Certo" e "Escrito nas Estrelas".

Uma correcção:
"Escrito nas Estrelas" já acabou, quem está na SIC ao fim da tarde é apenas "Ti Ti Ti".