15 de abril de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


A parra e a uva

1. Ele tem andado escondido, entalado entre o líder Telejornal e as operações especiais informativas. Ele tem andado afastado das grandes produções fotográficas na imprensa, mas mantém o título de rei do prime time. José Carlos Malato tem resistido a tudo. Até à alta pressão de ver SIC e TVI estrear toda a artilharia pesada no mesmo horário do seu Quem Quer Ser Milionário. Os mais de 700 mil espectadores que, em média, o acompanham diariamente são mérito seu, do seu talento, da sua capacidade de comunicação, da sua descontracção e boa disposição. Já o disse aqui noutras alturas: Malato é talvez o único apresentador da RTP que consegue regularmente agarrar 18% do eleitorado televisivo em horário nobre, num slot tão disputado, com tanta novela em competição. Talvez por isso, Fragoso tenha encomendado mais duas séries de Milionário. Ele sabe que não tem melhor.


2. Júlia Pinheiro é uma mulher de armas, que anda há muito nisto. Há gente na SIC que já deve andar a sorrir escondida com os resultados de Querida Júlia, mas Júlia tem experiência suficiente para saber que Roma e Pavia não se fizeram num dia. Mas, sejamos sinceros, uma coisa era saber que a vida ia ser difícil, que ia ter de lutar mui- to, que Goucha, Cristina, Jorge Gabriel e Sónia não iam facilitar. Outra coisa, já completamente diferente, são os resultados que tem tido nesta semana. Doze por cento na segunda e 14% ontem, somados aos 16 e aos 15 de sexta e quinta-feira passados, são valores maus, muito maus. O público da manhã, já se sabe, não muda facilmente, mas, um mês depois da sua estreia, começa a ser difícil perceber como tanta parra resultou, para já, numa uva tão azeda...

11 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo inteligente, pertinente e corajoso comentário sobre o fracassado desempenho da Júlia Pinheiro na sic...
Foi de facto muita parra para tão pouca uva e afinal ficou provado que o povo não gosta assim tanto da Júlia Pinheiro...
É assim que se desmascaram os mitos: pela raiz!

Unknown disse...

Anónimo, eu quase que juro de que quando a Júlia andava nos lados de Queluz, você admirava-a e chamava-a de melhor apresentadora de Portugal.

É lógico que o QueridA júlia não á liderar logo, visto que o povo afeiçoou-se muito ao Praça da Alegria e VocÊ na TV devido ao fracasso que foi estes ultimos 2 anos das manhãs da SIC. Quando o VTV estreou, também não liderou logo, mas com o passar dos anos, ganhou telespectadores. É uma questão de tempo para as manhãs da Júlia.

É como o ''Perfil'' aos sabados. Ele não ia liderar logo, pois tem 2 paredes bem forte á sua frente para chegar á liderança

Anônimo disse...

mas o companhia das manhas fazia melhor o que quer dizer que realmente foi muita parra e pouca uva

Unknown disse...

Pois, o Companhi das Manhãs fazia melhor, mas o Querida Júlia parece um programa muito feminino e com temas pesados a começar e a terminar. O Companhia das Manhãs sim começava a ter melhores resultados no final e estava melhor organizado com Nuno Graciano e Vanessa Oliveira

TVI Blog disse...

O 'Companhia das Manhãs' era bem diferente do 'Querida Júlia', e o programa com a dupla Graciano e Rita subia aos 10+ com 2,3% e uns timidos 24% share.

O «Querida Júlia» tem feito 12,8%, 14%, 15%, e até nem aos 20% share. O 'Zig Zag' na RTP2 daz 10% e 12% share, anda perto ...

O programa está muito mal estruturado, é que nem as 'Tardes da Júlia' era assim. Tal como o Herman José brinca na sua rábula do Herman 2011, a Júlia começa o programa às 10h da manhã e o que se fala ? ... de assuntos leves: DOENÇAS.

Sim dá mesmo para rir.

O programa é muito pesado para aquela hora da manhã, e tem muitas arestas a limar. Sim Luís, acredito que aos poucos o programa suba, mas tem mesmo que mudar, porque em 2 anos de 'Companhia das Manhãs' o programa pouco mais de 20% de share alcançou de média.

TVI Blog disse...

'O Você na TV' não demorou mais de 3 anos a chegar à liderança, e quando não liderava não fazia estes resultados.

Luís, eu muito sinceramente não estou a ver a SIC aguentar durante três anos umas manhãs nos 15% e 20% share, que só lhe prejudica na média. A mim parece-me é que Setembro vai ser mês de mudança total no programa para ele renascer de novo.

Em relação ao 'Boa Tarde', esse sim mudou para melhor. Esta semana tenho acompanhado o programa, e embora não goste muito do trabalho da Conceição, o programa levou uma autência lavagem, e ficou sem dúvida muito mais apelativo e divertido. Vejo o «A Tarde é Sua», mas quando chega às 15h30 acompanho o 'Boa Tarde' e gostei bastante de ver.

Os resultados (embora mais baixos agora) estão mais competitivos. Penso que foi a decisão mais acertada. Aliás se o 'Boa Tarde' tivesse como dupla o Graciano e a Rita, não tenho a menor dúvida de que ia liderar as tardes. A Conceição não encaixa nada naquele lugar.

A SIC de que está à espera para remodelar o «Querida Júlia» ?

Unknown disse...

TVI BLOG, o Querida Júlia ainda não tem tempo de vida certo para ser remodelado. Como você disse, se a SIC conseguir aguentar o QJ até setembro, penso que nesse mês poderia sim ocorrer umas mudanças. Eu não estou bem a reconhecer a Júlia. Ela sabe como organizar um programa, mas ela está a usar conteudos vespertinos, para as manhãs. E o que piora tudo é que entre 2 assuntos ''tristonhos'' há um jogo divertido. Meu deus.

Mas mesmo assim, eu continuo a gostar do programa e reparto entre o VNTV e o QJ

TVI Blog disse...

A verdade é que se esperava algo arrasador e inovador, aliás típico das promoções da SIC.

A verdade é que nunca ninguém se lembrou da aproximação que o «Você na TV» criou com o público durante estes 6 anos, e 3 de liderança. A Cristina e o Goucha já fazem mesmo parte das manhãs dos portugueses, e uma só apresentadora combater com uma dupla tão forte, (a mais forte) como esta, é dificil.

O «Querida Júlia» precisa urgentemente de remodelações para se conseguir impôr nas manhãs, e ainda há outro pormenor, em antes de tentar ultrapassar o «Você na TV», a Júlia tem a «Praça da Alegria» para passar a perna, e só aí é que tem o 'Você na TV' pela frente.

É uma caminhada dura e longa, mas que com trabalho e muito esforço se chegue lá, ou seja, não é com doenças, ou com porcos em estúdio, ou o «Desabafe Comigo» (disparate) que o programa vai conseguir vencer.

Acho que o estilo 'SIC 10 horas' devia ser seguido. Lembram-se de quando a Júlia apresentava o SIC 10 HORAS ? ... porque não de novo ?.

O mal foi a SIC dar-lhe toda a liberdade de ela fazer o que quer do programa, e não o que a produção quer. Eu de manhã escolho há quase 7 anos o 'Você na TV', e vou sempre escolher este excelente talk show, o melhor das manhãs por sinal.

Unknown disse...

TVI BLOG, tens razão no que dizes. Eu gostava muito de acompanhar o SIC 10 horas de manhãs, mas creio que já não se adequa muito nestes ultimos tempos. Portugal mudou desde 2004 até agora e não imagino a SIC voltar a repetir uma mesma produção (programa) antigo.
Mas se o fizesse, seria uma ''mais ou menos boa escolha'', principalmente com a senhora que deu a cara no inicio: Júlia Pinheiro

TVI Blog disse...

Luís eu falei obviamente no regresso de 'SIC 10 Horas' em formato/conteudo, não em nome etc.
O «Querida Júlia» devia continuar assim mesmo, mas seguir outro tipo de caminho.

Senão vejamos Luís, vamos recordar o 'Fátima' nos anos de 2005, 2006, 2007 etc. Líder muitas vezes, apresentado pela nossa querida Fátima Lopes, aliás eu adorava ver o 'Fátima' e dividia-me entre a TVI nessa altura, e porque ?.

Porque o 'Fátima' veio trazer um 'SIC 10 Horas' adaptado à actualidade, com música, animação, algumas histórias, crónicas, HUMOR (importantíssimo), o famoso passamento da 'Árvora das Patacas' (dos tempos do SIC 10 HORAS), e tudo isso são ingredientes essenciais para o sucesso de um talk show.

Porque é que a SIC não trás de novo este tipo de programas ?. Deve-se combater a concorrência naquilo em que ela é boa. Se a SIC adaptasse o 'SIC 10 Horas' para os tempos actuais, seria muito mais competitivo o horário das manhãs de Carnaxide.

Não estou mesmo a ver o «Querida Júlia» a levantar, apenas um grande problemas para a SIC resolver, e um fracasso de contratação. Talvez ainda seja cedo para fazer esta premonição, mas ...

Oluap disse...

É muito bem feito. Quem tudo quer tudo perde!!! Queriam à força ganhar tudo, contra todos. Não pode ser assim tão imediato. Lamento pela Júlia Pinheiro. Valia mais ter ficado na TVI. Estava lá muito bem.