22 de abril de 2011

Falar Televisão


Areia para os olhos

São curiosas as declarações que Júlia Pinheiro faz agora, um mês depois da estreia do seu programa nas manhãs da SIC. A apresentadora de Querida Júlia pede tempo para o formato recém-estreado para que ele possa assim crescer e impor-se nas audiências. Júlia veio assim a público responder a todas as críticas apontadas aos péssimos resultados que Querida Júlia obteve no seu primeiro mês de emissão, resultados muito aquém dos prometidos em meados de Março e que afundaram, ainda mais, as manhãs da estação de Carnaxide.

Em entrevista, Júlia Pinheiro tomou como exemplo o histórico do programa concorrente, o Você na TV, para justificar este seu ‘pedido’. Júlia lembrou que a dupla Manuel Luís Goucha e Cristina Ferreira também demorou cerca de três anos a chegar à liderança depois de alguns períodos bastante conturbados onde obteve resultados iguais ou piores aos que Querida Júlia obtém actualmente.


Mas esta comparação é, no mínimo, descabida. Apesar de ocupar, na altura, um horário matinal igual ou pior que o actual horário matinal da SIC, quando estreou, o Você na TV era apresentado por duas caras que não tinham grande reconhecimento nem popularidade por parte do público, ao contrário da mulher de Rui Pego. Goucha vinha de duas temporadas fracassadas do programa Olá Portugal e Cristina Ferreira vinha da condução de irrelevantes diários da tarde do reality-show Big Brother. Júlia Pinheiro, essa, chegou às manhãs da SIC no auge da sua carreira, logo depois de se despedir em grande de um reality-show de sucesso e que marcou de forma indelével o grande público.

Por isso mesmo, estas desculpas que Júlia Pinheiro apresenta não têm qualquer nexo nem consistência. Ainda para mais quando vêm de uma apresentadora que quando se estreou nas tardes da TVI conseguiu desde logo ficar taco-a-taco com o líder Contacto nas primeiras semanas de emissão, num horário onde a estação de Queluz era muito menos competitiva do que Companhia das Manhãs era antes da estreia de Querida Júlia.

Todos nós sabemos que o primeiro mês de Querida Júlia correu muito pior que os piores dos cenários pensados por Júlia Pinheiro na pré-produção deste projecto. E como profissional de renome no audiovisual português fica muito mal à apresentadora atirar desta forma areia para os olhos dos espectadores, críticos e colegas de profissão.

16 comentários:

Anônimo disse...

Apesar de admirar e gostar muito da Júlia Pinheiro, eu concordo completamente com o que aqui é dito... Não há comparações possíveis, as condições são muito diferentes, com desvantagem para a TVI, pois esta não tinha um histórico muito bom em programas anteriores e nos apresentadores, actualmente o caso é diferente e até o companhia das manhãs fazia melhores resultados...

TVI Blog disse...

Ora nem mais Pedro Esteves, eu quando li essas declarações fiquei completamente parvo, mas infelizmente nela já nada me choca, as suas declarações à imprensa são lamentáveis. Mas a Júlia faz parte do passado, e nunca mais a quero ver na TVI.

Júlia Pinheiro para desculpar os 12% e 15% de share que faz vem falar do 'Você na TV' (líder incontestável das manhãs) e vêm lembrar os três anos que o programa precisou para chegar à liderança, mas isso é alguma coisa ?

Como bem disseste na altura quem era a rainha das manhãs era a SIC com o Fátima e outros programas, a SIC liderava os day times nessa altura, e o Goucha e a Cristina chegaram como 'desconhecidos' e vindos de fracassos, neste caso o Goucha.

Em vês de dizer o que correu mal, não, atira-se à concorrência. Tenha dó e piedade Sr. Júlia. Sinceramente é muito bem merecido este flop do «Querida Júlia», só demonstra que ela não conseguiu levar os espectadores da TVI para as manhãs da SIC. Isto é o que acontece a quem têm narizinho empinado.

Anônimo disse...

QUEM FALA ASSIM NÃO É GAGO!

EIS UM COMENTÁRIO INTELIGENTE E CORAJOSO SOBRE UM PROGRAMA QUE É JÁ O MAIOR FRACASSO DA SIC DE TODOS OS TEMPOS - "QUERIDA JÚLIA"
AS DESCULPAS INFUNDADAS, ESFARRAPADAS E PATÉTICAS DA JÚLIA PINHEIRO REFLECTEM APENAS O DESESPERO DA APRESENTADORA QUE FOI CONTRATADA (SEGUNDO CONSTA) A PESO DE OURO) PARA LEVAR AS MANHÃS DA SIC À LIDERANÇA.
É CLARO QUE TODA A GENTE PENSAVA QUE A JÚLIA IRIA LIDERAR A PARTIR DO 1º PROGRAMA E PASSADO UM MÊS VERIFICA-SE QUE NÃO SÓ A LIDERANÇA NÃO ACONTECEU COMO AS MANHÃS CONTINUAM EXACTAMENTE COMO ESTAVAM OU SEJA - UMA MISÉRIA!
É A POPULARIDADE DE JÚLIA PINHEIRO QUE FICA COMPROMETIDA POIS AFINAL O POVO IGNORA-A COMPLETAMENTE PREFERINDO EM LARGA ESCALA OS SEUS COLEGAS DA CONCORRÊNCIA.
SÓ AS GRANDES ESTRELAS POSSUEM O DOM DE ARRASTAR O PÚBLICO PARA ONDE QUER QUE VÃO E COMO FICA AGORA PROVADO A JÚLIA NÃO PERTENCE A ESSE EXCLUSIVO GRUPO.
AZAR DA SIC QUE INVESTIU AVULTADAMENTE NUM GIGANTESCO FIASCO.
MAIS UM...

TVI Blog disse...

Ora nem mais Anónimo das 20:22, completamente de acordo.

Unknown disse...

O que vocês sentem é revolta por ela ter trocado a TVI pela SIC. Ela pode ter perdido fãs ao mudar de camisola, mas isso não questiona o profissionalismo dela. Muitos fãs da TVI lambias as botas a ela e babavam - na toda quando ela andava na TVI, mas agora, como todos os que trocam a TVI pela SIC, são alvos de ''batatas e cenouras'', são rebaixadas e questionadas quanto ao profissionalismo por alguns fãs da TVI. Porquê isso? Eu conheço fãs da TVI que odiavam a Fátima, mas quando ela se mudou para a TVI começaram a gostar bastante dela.

Não confundam. E eu acredito que o Qj não vá conseguir o 1 º lugar, apesar de ser fã incontestável da SIC. Mas por favor, rebaixar profissionais apenas por ter trocado, é pavoroso.

Meteo Alentejo disse...

eu diria ainda mais este é talvez o maior fracasso da televisão Portuguesa. eu pergunto-me onde é que a Júlia e os responsáveis pela SIC tinham a cabeça quando pensaram neste programa????? um programa começar ás 10h da manhã com crimes, com desgraças, com tristezas,actuações musicais com cantores desconhecidos.
agora ainda por cima juntaram Ana Marques uma cara pouco conhecida do público. por tudo isto esses miseráveis resultados são merecidos.
e se querem saber eu era espectador das manhã da SIC, e foi a estreia deste programa que me fez mudar para o TVI para o Você na TV, porque eu prefiro começar o dia com a alegria do Goucha e da Cristina do que com histórias deprimentes.

TVI Blog disse...

Aqui ninguém rebaixou ninguém Luís. Aqui ninguém questionou o profissionalismo de Júlia Pinheiro, reveja bem os comentários e depois faça a sua análise.

A Júlia fez a escolha dela, considerada má escolha por muitos fãs da TVI, incluindo eu, mas isso são opiniões, e aqui ninguém questionou o trabalho dela. É uma grande profissional não haja dúvidas disso, mas que merece o fracasso que têm em mãos, merece. Tudo isto pelas palavras menos carinhosas que proferiu em relação à TVI.

Eu sou dos fãs de que você falou que deixou de a ver quando se mudou para a SIC, aliás no inicio uma das coisas que disse logo foi, como eu não vejo a SIC, não vou acompanhar o trabalho da Júlia lá, e desejei-lhe as maiores felicidades sem malicia alguma.

Hoje, olho para trás e vejo que não perdi nada, e não me arrependo da decisão que tomei. Em relação à Fátima Lopes já gostava dela (via o FÁTIMA em 2006 e o Vida Nova), passei a gostar ainda mais, e a gostar cada vez menos (aliás já não gosto) da Júlia.

Atenção que isto não me impede de respeitá-las, pois são grandes profissionais e que tomaram as suas decisões na vida, às quais não temos interferência, mas podemos ter a nossa posição face a essas mesmas decisões. A Júlia fez a dela só isso.

Anônimo disse...

Cada um faz a cama na qual se deita...

Eu pessoalmente concordo com aquilo que foi escrito no blog e sublinho o meteo@lentejo "prefiro começar o dia com a alegria do Goucha e da Cristina do que com histórias deprimentes".

Miguel Reis disse...

mete@lentejo disse...
"eu diria ainda mais este é talvez o maior fracasso da televisão Portuguesa."

Com este comentário, revela a sua fraca memória...

Um talk-show com apenas um mês de duração e com más audiências e faz uma afirmação dessas.

Meteo Alentejo disse...

claro que já houve mais fracasso na tv em portugal, mas só pelo facto de este programa apresentado por Júlia Pinheiro ter estas audiências já é um fracasso.
se Júlia Pinheiro fosse a rainha da TV como alguns dizem então este programa não seria um fracasso

Miguel Reis disse...

Não foi isso que escreveu, mete@lentejo...




Daqui a um ano voltamos a falar sobre o programa.

Recordo, por exemplo, o Contacto, andou cerca de dois ou três meses com muito más audiências e depois alcançava shares de 40%.

O 'Querida Júlia' não é um reality-show, mas sim um talk-show.

Há que aprender que as coisas precisam de tempo. E visto que repentinamente, mudou de gosto relativamente aos canais televisivos (nada contra, apenas acho estranho), dou-lhe o exemplo das manhãs da TVI. O Você na TV começou mal e agora brilha. E tem lá outro rei: Manuel Luís Goucha.

Dêem tempo ao tempo!

Anônimo disse...

Miguel disse...

mete@lentejo disse...
"eu diria ainda mais este é talvez o maior fracasso da televisão Portuguesa."

Com este comentário, revela a sua fraca memória...

Um talk-show com apenas um mês de duração e com más audiências e faz uma afirmação dessas.


Isto vindo duma pessoa que nem sequer ia à bola com a Julia e dizia que ela era histerica!

Para não falar doutros fracassos como a familia mata que a sic decidiu "inventar" uma 2ª temporada para a tirar da grelha!

Vai para a prateleira como tantas outras e talvez mais tarde a passe no verao ou então para as madrugadas, ou entao nem sequer a passa...

Dessas coisas não falam no vosso blog para não denegrir a imagem da sic!

Meteo Alentejo disse...

Miguel, com todo o respeito, eu vejo o canal que quero e não tem de nada de achar estranha a minha mudança de preferência relativamente aos canis de televisão.

Anônimo disse...

Os comentários e o próprio do post são irremediavelmente incultos, pois toda a gente bem informada e conhecedora do meio audiovisual português sabe que os talk-shows portugueses têm levado muito tempo a afirmarem-se. Prova disso é de facto o Você na Tv que tinha logo desde início o muito conhecido da RTP Manuel Luís Goucha. Mais dificuldades se têm num horário que por si só estava fragilizado na SIC. A dupla terá as suas dificuldades e só se pode tirar conclusões daqui a 1 ano. Entretanto estas opiniões de gente ressabiada e inculta comparada com a Júlia Pinheiro (profissional com a qual a experiência no meio fala por si) devia pensar duas vezes antes de dizerem barbaridades. Aliás quem veja o programa nestes últimos dias saberá com certeza que o programa começa em grande animação com as duas apresentadores e com temas cativantes e leves e que a partir do 12h vêm temas mais chocantes, tendo sofrido já a esse nível uma mudança de conteúdo. As declarações revelam que Júlia Pinheiro sabe do que fala e por ela fala a experiência de muitos programas de sucesso. Mais, a liberdade de expressão tem limites e alguém que não conhece a pessoa em questão pessoalmente não devia insultá-la chamando-a "de nariz empinado". Quando estava na TVI e dizia "coisas" já era a maior sábia e agora é uma arrogante? Há gente que não se enxerga...
(já agora: escreve-se: em vez(!) de.. (com "z"))

Anônimo disse...

Realmente, esperem daqui a um ano para ver a Júlia a liderar com um novo programa e provavelmente nas tardes.
Sim, porque realmente este fiasco da SIC já está na altura de ir para a gaveta...

Eu se bem me lembro, há algum tempo atrás a SIC tinha tudo para liderar com o Companhia das manhãs, tinha um rapaz engraçado e a Ritinha feliz. Na verdade, o formato acabou por expirar.

Claro, não é a Rita, nem o Francisco, ou o Nuno, ou então a Vanessa, é a Júlia Pinheiro. Ela neste horário não vai lá por muito que rebole, que dê cambalhotas ou que se deite numa cama no programa, falta-lhe aquelas palmas que dava na TVI com as senhoras da plateia que eram mais felizes. E claro, desculpem adeptos da SIC, está na SIC. E o povo está farto da SIC por todos os seus defeitos e só vê na SIC os reality-shows e algumas novelas que são feitas com ajuda de alguém.

Anônimo disse...

o menino do meteoalentejo deve tar a ser soburnado pelo menino do tvi blog , sim pq ate bem pouco tempo esse menino do meteo alentejo era um fanatico SIC e d um momento po outro tornou se fanatico TVI! no minimo estranho! Devem se andar a enrrabar um ao outro! kkkkkkkkk