15 de abril de 2011

Falar Televisão


Talento?


Apesar dos problemas com metade da temporada de "Morangos com Açúcar", e das muitas criticas ao protagonista da série da TVI, parece que o seu talento captou a atenção das estações de televisão. Depois da SIC ter demonstrado interesse em contratar David Carreira, chega agora a vez do canal da Media Capital convida-lo a permanecer por mais uns anos na casa que o lançou.
Por outras palavras, o jovem actor, ou "actor", assinou contrato com a TVI nos últimos dias, o que o torna assim em mais uma das estrelas de Queluz de Baixo.

Afinal, e depois das críticas ao futebolista, o que trará ele à ficção do canal da Media Capital? Independentemente da opinião que tenha sobre ele, existem factos que foram divulgados pela imprensa e que davam conta de que existia uma insatisfação por parte da equipa da TVI em relação ao jovem. Neste sentido, qual o motivo para esta exclusividade? Não permitir que a concorrência o contrate? É uma hipótese aceitável, contudo isso leva-nos a outro campo: ao dos actores com anos de experiência colocados numa prateleira, como se se tratassem de autênticos bibelots.



Mais uma vez, a aparência física, o exterior, é sobreposto ao talento de alguém que participe numa série ou novela. Este "Falar Televisão" não tem por objectivo criticar David Carreira, ou alguma figura em especial, mas sim aconselhar os directores de televisão sobre a seguinte realidade: nem sempre o mais barato, é o melhor! Apostem na qualidade, e invistam realmente na ficção com os grandes actores da nossa praça!

3 comentários:

Anônimo disse...

Concordo em absoluto com o post do DS.Mas essa regra não se aplica sómente a este caso deplorável da TVI ter contratado esta espécie de múmia da "representação"!Na sic também abundam canastrões do mesmo género que resolveram transformar em pseudo-actores pelo respectivo aspecto ou apenas por serem baratinhos...basta conferir os nomes escolhidos para a nova novela do horário nobre da sic para verificar que o que lá não falta são canastros da pior espécie que se sujeitam a salários muito baixos.
É tempo de recuperar os grandes actores nacionais para a televisão e deixar de apostar em rapazinhos e rapariguinhas bonitinhos que mostram o corpo nas revistas e em "engraxadores" e "tachistas" sem talento que por amizade ou por ganharem pouco são colocados em antena...

Unknown disse...

Salários baixos? Quem lhe dera ter a quantidade de euros que eles recebem.

Os canastrões a que vocÊ se refere, são pessoas da TVI que optaram pela SIC. Na TVI, por exemplo Anjo Meu, abundam canastrões e em Sedução também.

A SIC está a dar oportunidades aos actores talentosos que estão desempregados, ao invés de ter sempre os mesmos em todos os elencos, até que se reformem.

D. Silva disse...

Anónimo das 20:13 do dia 15, que "canastros" são esses que vão entrar na próxima novela da SIC? A SIC está a dar oportunidades a pessoas que já provaram que tem talento, um exemplo disso é Rui Porto Nunes (Penso fosse este um dos actores a que se referia) apesar de ser "bonzão" e ter uns bonitos olhos já deu provas suficientes que é uma digna estrela da ficção em Portugal e merece mais uma oportunidade para chegar ao topo depois do incrível vampiro que interpretou.E passaria o tempo a dar exemplos mas penso que já se tenha percebido.