12 de abril de 2011

Falar Televisão



Quem Trama… Catarina?


Foi no passado sábado que chegou à RTP o novo formato da conceituada apresentadora. Em tudo semelhante a Pequenos e Terríveis, pode dizer-se que esta é a prova dada de que a televisão pública “está aí para as curvas”!


Num dia em que a TVI volta a brindar os seus telespectadores com doses e doses extra-gigantes de telenovelas, e a SIC oferece um programa de apanhados que muito deixa a desejar, a RTP decidiu pegar num formato que tem um ingrediente que é meio caminho andado para o sucesso: crianças. Pois é, independentemente de tudo, as crianças são, de facto, o grande motivo dos agradáveis resultados de Quem Tramou Peter Pan.

A propósito. Alguém percebeu o porquê deste nome? É que por muito que tente ainda não cheguei lá! E penso que, como eu, muitos telespectadores também não “atingiram”. Não, não estou a chamá-los de ignorantes, simplesmente, à semelhança do que acontece com grande maioria dos formatos apresentados por Catarina Furtado, este não deixa de ser mais um “programa da Catarina”


E é isso que é muito interessante de pensar. Seja qual for o programa, desde A Minha Geração a Dá-me Música, todos não passam dos “programas da Catarina”. Não tanto para os jovens, mas ainda mais para as pessoas mais velhas. É interessante, que ainda um dia destes estava a comentar esta situação com um amigo meu, que me deu o exemplo da avó. E onde eu consegui posicionar também a minha mãe.


Agora pergunto eu, há mais apresentadores em Portugal com estas características? Sim, há. Mas ao nível de Catarina Furtado creio que estão apenas Manuel Luís Goucha, Cristina Ferreira, Júlia Pinheiro e Fátima Lopes!

Nenhum comentário: