4 de abril de 2011

Falar Televisão


Adaptações

Os formatos dos programas divergem consoante a cultura e as formas de ver e experimentar televisão de cada país. Apesar de estarmos maioritariamente na bolha de influência norte-americana e inglesa, existem também claramente aspectos brasileiros que redefinem a nossa programação e os nossos conteúdos.



Decidi escrever sobre o tema das adaptações porque estamos numa altura particularmente propícia para isso. Sim, vão-me dizer, já se fazem há muito tempo adaptações em Portugal, nomeadamente com a compra de novelas hispânicas, que depois são transformadas em ‘produto nacional’. Mas mais recentemente, tem-se notado uma exigência diferente nas adaptações nacionais. Exemplos disso são o Portugal Tem Talento, Peso Pesado, Perdidos na Tribo, Secret Story, entre outros.


O que noto neste tipo de produções, para além da percepção das estações televisivas de que o público está mais maduro e mais receptivo a programas semi-adaptados (já lá vamos), é o facto de perceberem que estas exigem um investimento financeiro e técnico maior do que ao que estão habituadas.


Hoje em dia, para este tipo de programas (reality-shows, etc.), uma boa adaptação é uma semi-adaptação, ou seja, é manter as características fundamentais do programa importado. Esta situação explica-se pelo facto de o telespectador já não estar preso a canais nacionais. Hoje tem referências internacionais de qualidade, face a uma oferta diversificada. Consegue e está apto a criticar o original e a adaptação. Por exemplo, tendo assistido ao Britain’s Got Talent, posso dizer que a adaptação portuguesa está bem executada, tendo superado as minhas expectativas. O mesmo se pode dizer de Ídolos. Contudo, ainda na SIC, espero que a adaptação de The Biggest Loser seja bem-sucedida. As mudanças no formato português que vão sendo anunciados deixam-me de pé atrás. Para a SIC? Não estraguem uma fórmula vencedora.


2 comentários:

MundoTVI disse...

Boa noite. Enviamos-vos um e-mail mas foi devolvido e dizia que não era possível enviar. Sabem o que se passa com o vosso e-mail?

DS disse...

Boa noite. Então tente para dsantos@televisao-opiniao.co.cc