26 de abril de 2011

Comentar ou não comentar?

É com alguma tristeza que vejo as discussões que têm existido durante as últimas semanas no Televisão-Opinião entre os leitores. Independentemente de quem as inicia, tenho de confessar que todos nós, penso eu, temos os nosso próprios valores, juízos, opiniões. Assim, depreendo a partir daí que existe um mínimo de educação para se debaterem diferentes assuntos neste meu, nosso, vosso, seu, canto.
Resta por isso dizer o seguinte: eu, Diogo Santos, não tenho disponibilidade para simplesmente ler, pensar, apagar, explicar, desculpar, oprimir, entre vários outros verbos, as opiniões das pessoas. Não tenho. Não se trata de má fé, mas não teremos nós idade suficiente para perceber os limites da decência? 
Quando uma pessoa não concorda com o que escrevo, eu simplesmente leio o que a pessoa escreveu e respondo: "não concordo consigo, contudo respeito o que pensa". Não é por esse leitor questionar a minha visão que eu a vou alterar, certo?

Cair no erro de neste post falar de uma "pessoa", de um "sujeito", de um "culpado", seria mais fácil. Não condeno ninguém. Quem sou eu para o fazer? Contudo, questiono: não teremos já todos nós alimentado discussões, polémicas e "desrespeito" noutras páginas da Internet? Este exemplo não é único, logo não admito que coloquem em causa a postura dos membros do Televisão-Opinião em relação ao facto de "serem permitidos determinados comentários". De facto, insultos em opiniões resultam num "delete" imediato, contudo tem de ser você a perceber isso. Afinal o que é mais importante: trabalhar na produção de notícias ou trabalhar para vigiar os comentários?

Este blog é feito de opinião, logo seria demasiado drástico acabar com os comentários directos. No entanto, se é esse o objectivo, então é isso que irá acontecer.

Já agora, aproveito para referir que este blog não é nenhum outdoor de publicidade. Neste sentido, para quê postar-se comentários de outros administradores de blogs a anunciar as estreias de rubricas que, a meu ver, não dizem respeito à pessoa que escreveu um determinado artigo?

Por fim, refiro que não pretendo mais comentários com insultos, provocações, ou outro tipo de dilemas neste e noutros posts. Se não concorda com a opinião de alguém, então "ignore-a" e dê a sua. Se a outra pessoa não concordar com ela, paciência. Isso vai fazer com que você a altere? Não? Então pronto!
A vida são dois dias e, como tal, não vale a pena perder tempo a discutir "violentamente" por algo que todos nós gostamos: televisão!

13 comentários:

TVI Blog disse...

Diogo concordo plenamente contigo!

Apenas tenho a dizer que em dois anos e meio de Televisão Opinião, isto nunca aconteceu. Sempre se debateram ideias, e nunca se chegou a este ponto de comunicados e guerras de leitores. Algo mudou desde há uns meses para trás ...

E fico-me por aqui, para bom entendedor ...

Bom trabalho a todos!

D. Silva disse...

A concorrência está a tornar-se mais forte entre os canais, disso não há dúvidas.
Mesmo assim penso que não seja desculpa para esta guerra. Não sei se fui bom entendedor.

Maria A. disse...

Diogo Santos, não podia estar mais de acordo consigo.

Claro que ninguém vai ao futebol, sem que tenha o seu clube favorito.

Ninguém participa num blog sobre televisão, que não tenha as suas preferências.
Pensar o contrário...é mascarar a verdade.

Mas podemos falar das nossas preferências calmamente, sem insultos, expondo a nossa opinião e respeitando a dos outros.
Mas falar só de TELEVISÂO...o tema do blog, sem o transformar numa batalha campal, atacando a torto e a direito quem nele intervém!

Quando entrei aqui, fiquei maravilhada com esta equipa que o rege, que dispõe abnegadamente do seu tempo, para podermos apresentar as nossas opiniões.
De quantas coisas têm que abdicar, para que isso aconteça? Nem imagino!

Claro que eu, pessoalmente, não vou pensar pela cabeça dos outros.
Exponho as minhas opiniões e espero que sejam aceites! Ao mesmo tempo respeito as opiniões dos outros.

Dizia alguém: «falem de mim, mal ou bem, o que é preciso é que falem de mim.
Não concordo!Não tenho nenhuma sede de protagonismo!

O que é certo, é que logo alguns fãs da TVI começaram a gastar o meu nome, dando-me um protagonismo inesperado.

O que vale é que «Maria» é apenas um dos meus 5 nomes, porque senão ficava com ele gasto.
Restam-me 4 nomes. Graças a Deus. Vou guardá-los!
Ainda bem que os meus pais me deram um nome comprido!
Fiquei até na dúvida se o blog se chamava «TELEVISÂO-OPINIÂO» ou se mudara o nome para «MARIA»!

Fiquei estupefacta com os insultos que a falta de educação me dirigiu.

Faço uma pergunta a esses leitores que insistem em insultar:

O blog destina-se a falar sobre TELEVISÂO...ou a analisar as pessoas que nele colaboram, chegando ao extremo de emitir juízos de valor, sem qualquer autoridade ou formação para o fazer?

É precisamente quem se revela mais fanático, quem acusa de fanatismo e enxovalha quem não pensa do mesmo modo, como se fossem detentores da verdade!

Aproveito para dar-lhe os parabéns, Diogo Santos e aos restantes elementos da equipa, pelo bom trabalho realizado.

Só peço uma coisa: não deixem que esse trabalho seja estragado, por quem não tem civismo para o frequentar.
Por quem traz para aqui um «chorrilho de insultos», só para ofender.
Nem falam sobre televisão! Apenas ofendem!

Pela minha parte...vou continuar a fazer o mesmo. A emitir as minhas opiniões, sem as ajustar «aux fãs da TVI»!

À Equipa:
Obrigada por tudo...e perdoem qualquer coisinha!

Cumprimentos:
Maria A.

DS disse...

Com calma e preponderância tudo se consegue. Não vale a pena questionar-me sobre nada Maria, nem dirigir-se aos fãs de nenhum canal. Se for mais fácil, centre-se nos artigos, e não nas opiniões dos outros. Aliás, este é um conselho que deixo a todos os leitores. Caso, contrário esta situação é insustentável.

Da minha parte é tudo.
Apenas aviso que não quero chegar ao ponto de colocar moderação nos comentários. Contudo, se for esse o caminho, cá estarei.

Cumprimentos,
DS

Paulo disse...

Infelizmente não me parece que a Maria respeite a opinião dos outros...ela limita-se simplesmente a atacar tudo o que é emitido na TVI. Não é isenta e imparcial. Infelizmente, repito, enquanto ela continuar com essa visão puco imparcial nunca se irá conseguir moderar as opiniões com a devida isenção...!!!

Mário disse...

Enquanto a Maria continuar com os seus comentários não me parece que se consiga mudar muito as opiniões da pessoas. Claramente, essa opinadora é uma mancha bem negra neste blog. Para isto funcionar com clareza, ela teria que mudar muito, mesmo muito as suas opiniões tendenciosas. E, pelo que se tem visto, decerto muito mais gente pensa da mesma maneira.

Anônimo disse...

Não é preciso moderar os comentários porque já ninguem comenta. as discussões entre visitantes são normais se não acreditam visitem alguns sites de jornais e revistas. Acho que este post foi desnecessario pois as pessoas devem discutir e comentar aquilo que quiserem pois isso é que dá sucesso a um blog e quando faem um post como este a dizer que vão moderar os comentários se os leitores/visitantes do blog continuarem a discutir o blog perde logo dezenas de vistantes e comentários pois as pessoas querem ser livres de comntar aquilo que lhes apetece e não de se sentirem controladas. Este país já está como está mas ainda somos livres de dar a nossa opinião e de concordar e discordar da opiniao dos outros. volto a dizer que este post foi desnecessario e que um site/blog que se preze não publica destas coisas e acho que agora já quase ninguém comentará. Pois com este post este blog parece uma ditadura.

Anônimo disse...

Se não acreditarem naquilo que escrevi vejam os posts que se seguiram a este. Tiveram um. dois ou nenhum comentário e dantes os posts tinham comentários ás dezenas.

Unknown disse...

Este post foi totalmente desnecessário! E olhe Maria se não quiser ser atacada não ataque... Não vale a pena fazer-se e vitima!! E os ditos fãs a TVI gastam o seu nome por alguma razão, qual será?!

Maria A. disse...

Volto a lembrar os mais distraídos:

Este blog é sobre televisão...e não sobre a Maria!
É que sendo eu uma pessoa modesta...tanto protagonismo acaba por me dar um certo orgulho! E eu não quero! Não sou vaidosa!

A Maria é assim tão marcante, que acaba por se tornar um TEMA do blog?

My God!

Vítima? Não, o contrário! Acabo por perceber que as pessoas vêem que eu tenho razão! E que não falo em vão, como alguns querem fazer crer!

O D.S pediu-NOS para sermos mais moderados! E o blog é seu... por isso tem o direito de impor as suas regras, principalmente estando totalmente dentro da razão!
Tem o direito de olhar pelo seu blog.
Ninguém se sente bem num ambiente com lixo.

Se olharmos todos pelo nível do Blog, estamos a lucrar todos!
Os outros blogs fomentam os insultos entre si?

Este é diferente! Por que não preservar a diferença?

Maria A. disse...

Volto a lembrar os mais distraídos:

Este blog é sobre televisão...e não sobre a Maria!
É que sendo eu uma pessoa modesta...tanto protagonismo acaba por me dar um certo orgulho! E eu não quero! Não sou vaidosa!

A Maria é assim tão marcante, que acaba por se tornar um TEMA do blog?

My God!

Vítima? Não, o contrário! Acabo por perceber que as pessoas vêem que eu tenho razão! E que não falo em vão, como alguns querem fazer crer!

O D.S pediu-NOS para sermos mais moderados! E o blog é seu... por isso tem o direito de impor as suas regras, principalmente estando totalmente dentro da razão!
Tem o direito de olhar pelo seu blog.
Ninguém se sente bem num ambiente com lixo.

Se olharmos todos pelo nível do Blog, estamos a lucrar todos!
Os outros blogs fomentam os insultos entre si?

Este é diferente! Por que não preservar a diferença?

Maria A. disse...

Claro, Mário que muita mais gente pensa da mesma maneira!

Julgava que a TVI inspirava todos de uma maneira universal?
Por que razão pensa que a TVI já só ganha de vez em quando?

Que os espectadores lhe fogem... para o cabo e para a concorrência?

Há uns tempos não era assim!
Ganhava sempre!

Foi por a ver cair a partir de certa altura, que o Moniz lhe virou as costas! E o André Cerqueira! E todos os outros profissionais que se lhe seguiram! Ninguém foge a uma liderança segura!

Estamos em Abril: sabe quanto a TVI fez em Abril de 2009? 30,4%. Era líder!

Sabe para quanto baixou no Abril de 2010? Para 27,3%

Sabe quanto tem já no Abril de 2011? 25,75%.

Ai a Maria, que só descobre carecas!

Já agora, Anónimo das 19:31, parece que não sabe contar!

JFTV disse...

Quando eu comentei os posts que se seguiram a este tinham dois, um ou nenhum comentario depois é que tiveram mais percebeu?