31 de março de 2011

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Mata, esfola...

1. Depois de um início promissor e que puxava a SIC para cima, a Família Mata tem vindo a cair e começa a ser um problema no slot horário das 21.00. Na segunda semana de Março, quando começou, a série de humor chegava aos 25, 26 e até 27% de quota de mercado. Nas últimas cinco exibições, ficou por três vezes abaixo dos 20 pontos. Um valor fraco, ainda para mais para o investimento feito pela estação, numa série que reúne um excelente elenco, onde pontificam nomes como Rita Blanco, José Pedro Gomes, Maria João Abreu, entre outros. Para já, quem beneficia com a queda é José Carlos Malato.


Segunda-feira conseguiu a sua melhor audiência do ano e um dos shares mais altos da temporada.


Enquanto isso, Alexandra Lencastre vai dando cartas na novela da TVI.


2. A culpa é nossa. Na maior parte das vezes, quem escreve sobre televisão limita a nova luta das manhãs ao combate mano-a-mano entre Goucha/Cristina Ferreira, na TVI, e Júlia Pinheiro, na SIC. Do ponto de vista mediático, até se percebe. Júlia estava na TVI, ajudou a fazer da estação líder também no day time, e está agora do outro lado da barricada, combatendo contra o homem (Goucha) que teve ao seu lado, em dupla, tantas vezes, ao domingo à noite e em galas especiais.


Mas reduzir a luta a dois não é só injusto como é irreal: a Praça da Alegria ainda segunda-feira liderou grande parte do horário de exibição. Mesmo que para isso também utilize algumas das armas da concorrência. O crime, por exemplo, também lá está. Com simulações, retratos-robô e comentadores em estúdio. Tudo para dar ao público o que o público quer. É que se não os podes combater... junta-te a eles.


2 comentários:

Maria A. disse...

Olá D.S:

Só quero lembrar uma coisa: um dos objectivos da Júlia Pinheiro na SIC já está a ser cumprido:
o programa «Boa Tarde», que a Júlia reformulou, e que se mantinha em 3º lugar, longe da concorrência, é líder neste momento
Na verdade venceu a Fátima Lopes e a RTP, ontem e anteontem...e não só!
A Conceição Lino tem razões para estar feliz!
E a Fátima Lopes, que foi retirada do «Agora é Que Conta» devido às audiências...continua a flopar no novo poigrama!
A televisão é assim!


Falta vencer as manhãs.

Mas se passar de 3º para 1º nas tardes parecia impossível... o mesmo se pode passar com as manhãs.
É uma questão de tempo!

O Goucha demorou anos! Vamos esperar.

Cumprimentos:

Maria A. disse...

Corrijo a palavra «programa».