26 de março de 2011

Fecho


Boa noite. O
Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.


Mérito a quem tem

A queda do Governo de José Sócrates, anunciada, esperada e confirmada quarta-feira à hora do jantar, permitiu confirmar duas leituras que há muito venho aqui desenvolvendo. Por um lado, a de que a RTP é a grande marca de informação televisiva em Portugal. E a de que a SIC Notícias é a grande referência da televisão por assinatura no nosso país. Uma e outra voltaram a ser escolhidas, na especificidade dos seus ambientes, pelos espectadores.



A RTP1 abriu antena à crise política às 19.06, com um Especial que acompanhou a votação do PEC. Juntou-lhe o Telejornal logo a seguir e outro Especial para discutir a demissão de Sócrtates. Quase três horas em directo, conduzidas por João Adelino Faria, com um share que oscilou entre os 25 e os 34% de share. À mesma hora, SIC e TVI, que esticaram os noticiários, mas não prescindiram das novelas, ficaram bem atrás.


No cabo, a emissão da SIC Notícias, bem montada, completa e em permanência no hemiciclo, levou a estação a conseguir o seu quinto melhor resultado em dez anos de vida (10,9% de quota de mercado no cabo, incluindo canais generalistas). O Jornal da Meia Noite, conduzido por Pedro Mourinho, conseguiu o seu melhor resultado de sempre (3,4% de audiência média e 21,5% de share, contra todos os outros canais temáticos e generalistas).


Os resultados da RTP1 e da SIC Notícias legitimam, contudo, uma reflexão que não é nova: como é que a televisão pública, que faz a informação que faz, claramente preferida pelos portugueses, não consegue ser competitiva com a sua RTPN?



E, já agora, como é que a SIC, capaz de construir um canal de referência no cabo, não consegue, com os mesmos meios e quase as mesmas pessoas, ser competitiva na antena generalista?


2 comentários:

Maria A. disse...

Olá D.S:
Ai é competitiva é! Basta atingir o que todas as televisões ambicionam: os targets certos, que lhe trazem um msior retorno em termos de lucros.
Por isso a grande subida da Impresa em termos de lucros.

Uma privada vive da publicidade. Atingir os targets mais rentáveis comerciamente, é o que interessa.

E apesar disso, a SIC foi a única televisão que subiu em Março, no 2º lugar, a aproximar-se da TVI!

E que dizer ao desastre que tem sido a TVI24, apesar de estar há 2 anos no ar?

Anônimo disse...

A Maria em toda o seu esplendor...só SIC, SIC, SIC...se não vê os outros canais como tem legitimidade para só dizer mal das outras estações e chamar incultos às pessoas que os vêem? Quais os programas culturais assim tão cultos, que a SIC tem? E agora que se limitam a imitar a TVI, vão então ficar iguais. E depois, a senhora fanática muda para a RTP????