17 de março de 2011

Falar Televisão

Porquê Ana Lourenço?


Foi na passada terça-feira que o excelentíssimo primeiro-ministro do nosso país concedeu uma entrevista à televisão de Carnaxide. Mais uma vez, à semelhança do que tem acontecido nos últimos tempos, a pivô da Edição das 10 da SIC Notícias foi a escolhida para entrevistar José Sócrates.

Não me vou aqui alargar muito sobre a performance da jornalista que, no meu entender, podia ter sido um pouco mais ousada, mas não deixa de ser curiosa esta escolha da direcção de informação.


Sabendo de antemão que normalmente uma entrevista ao primeiro-ministro é algo que capta muita atenção dos telespectadores, porque terá a SIC escolhido para tal “acontecimento” uma pivô do seu canal de notícias? Não, não tenho nada contra Ana Lourenço. Mas não consigo perceber porque é que se escolhe para uma entrevista a José Sócrates uma profissional que poucas ou nenhumas oportunidades tem tido na generalista. Seguindo a lógica, seria Clara de Sousa a desempenhar tal função, até porque já fez várias entrevistas e foram um grande sucesso.

Mas a questão aqui também se coloca porque Ana Lourenço há muito que provou ser capaz de fazer qualquer coisa com muita distinção, e cada vez mais me questiono porque é que ainda não está, por exemplo, na apresentação do noticiário de almoço durante a semana. Foi por lá que começou Clara de Sousa e hoje já é a cara maior da informação SIC.

É por estas “opções” que aquela que foi, em tempos, a maior fonte de rendimento da televisão do grupo Balsemão é hoje a terceira escolha dos portugueses.

8 comentários:

Anônimo disse...

que post ridículo

andrew disse...

eu n acho de todo ridiculo!

Resumo da "entrevista" do nosso primeiro: Sócrates foi à SIC recitar de cor uma epístola ensaiada durante a tarde. Nem dei pela Ana Lourenço que esteve sempre recolhida e temerosa. Ao contrario de Clara de Sousa que acredito que não tivesse essa postura!

Anônimo disse...

Ana Lourenço e Pedro Mourinho podiam fazer dupla n Jornal da Noite uma semana por mês pois são excelentes jornalistas

Anônimo disse...

andrew as tuas opiniões tb deixam mt a desejar..
relembro que a Ana teve um programa q se chamava Dia D..
é uma excelente jornalista.. e esta é a forma dela de conduzir entrevistas.

Tiago Henriques disse...

Caríssimos, o que está aqui em causa não é o profissionalismo da Ana Lourenço, mas sim o facto de a SIC chamar para entrevistar o primeiro ministro uma jornalista da SIC Notícias. É claro que sou da opinião de que há muito que ela já devia estar na generalista

Anônimo disse...

ainda assim o post não deixa de ter algumas ideias erradas; por exemplo: já se pensou que o acordo para o primeiro ministro conceder uma entrevista à SIC terá tido como condição a escolha por parte do mesmo para que fosse esta a entrevistá-lo?
Mais, o tom/rigor e temáticas nas quais a Ana se sente mais à vontade e pelas quais dá a cara na "Edição da Noite" em nada têm a ver com a vertente mais rural do "Primeiro Jornal"; não quer isto dizer que eu não achasse bem que ela apresentasse por exemplo o Jornal da Noite, mas para quê tanto pivô para esse mesmo jornal. A Ana está perfeita onde está. Só ela melhor que ninguém conduz estas entrevistas por se manter imparcial e transpirando seriedade por todos os poros (veja-se o programa Contraste da SIC Noticias). Escusado será dizer que é a minha pivô preferida em Portugal!

JPF disse...

Isto faz-se assim: Os canais de TV pedem de 15 em 15 dias, em média, uma entrevista ao Primeiro-ministro(PM), 1X por mês ao presidente da república(porque não vale a pena insistir mais pq a respostas são sempre não); só para manter vivo o interesse, pq já se sabe que só se recebem negas.
Clima politico conturbado, o PM quer passar uma determinada mensagem politica, com um determinado registo, os acessores de comunicação sugerem entrevista a TV. O acessor para a comunicação social, fala com os seus contactos nas TVs, Judite de Sousa está em "pousio" actualmente, logo... é só sugerir: Oh pessoal da SIC se a Ana Lourenço "convidar" o PM para um entrevista de 45 minutos no canal generalista, sem perguntas pessoais ou fait-divers o PM deve aceitar, tem é de ser dentro de 3 ou 4 dias!...
Feito!

Anônimo disse...

Este debate não faz sentido.
A Ana Lourenço não convidou o primeiro ministro para uma entrevista na SIC. Convidou-o para uma entrevista na SIC Notícias. Ele aceitou quando mais lhe convinha e a SIC decidiu fazer simultâneo, porque calhou no momento em que calhou. Só isso. Sem outras leituras. Esclarecidos?