14 de fevereiro de 2011

Frente a Frente



Boa Noite! Seja bem-vindo a mais uma edição da sua rubrica de segunda-feira! E porque hoje é dia dos namorados, recordamos duas fantásticas duplas de Morangos com Açúcar.

Depois de duas das mais carismáticas actrizes de
Laços de Sangue terem estado em duelo, é a vez de o Frente a Frente dar lugar a duas das duplas que mais sucesso fez na conhecida série juvenil.

Benedita Pereira e João Catarré,
Joana e Pipo da primeira série, ou Cláudia Vieira e Pedro Teixeira, Ana Luísa e Simão da segunda são os protagonistas desta semana!

Dizem que não há amor como o primeiro, mas neste caso, para mim, não há amor como o segundo. Foi em 2004 que estreou a segunda temporada de Morangos com Açúcar. Depois do sucesso da primeira, a TVI renovou totalmente o elenco e dois novos talentos se estrearam.

Vindos da moda, Pedro Teixeira e Cláudia Vieira deram vida aos jovens Simão e Ana Luísa. Estudantes do 12º ano do Colégio da Barra, cedo cativaram os portugueses. Confesso que segui desde sempre atentamente a série juvenil, mas foi precisamente a segunda temporada que mais me cativou. No meu entender, os dois protagonistas eram excelentes e estavam muito, muito bem conseguidos.

Por algum motivo os actores que lhe deram vida acabaram mesmo por se unir na vida real e são hoje um dos casalinhos mais queridos pelos portugueses. Para além de continuarem juntos desde então, arrisco mesmo a dizer que de todos os protagonistas de Morangos com Açúcar, Cláudia Vieira e Pedro Teixeira foram aqueles que conseguiram voar mais alto.

Enquanto que ela é actualmente estrela SIC, ele continua fiel à casa-mãe e teve já vários papéis de destaque, sendo que se prepara para voltar a viver uma das personagens centrais. Já ela, para além da representação, tem também dado cartas na apresentação e prepara, a todo o gás, o regresso à ficção, na próxima telenovela de Carnaxide.


Como disse anteriormente, estes dois jovens são, sem dúvida aqueles que obtiveram mais sucesso nos oito anos de Morangos com Açúcar. E são também aqueles que mais sucesso e boas recordações deixaram no público. Não tenho qualquer tipo de dúvidas de que se perguntar a um jovem de 17/18 anos qual as personagens que mais recordam da série juvenil, estes me responderão Simão e Ana Luísa. De facto, foram dois papéis brilhantes que jamais serão esquecidos.


Para mim, os melhores e mais bem construídos, mais até do que o par Joana e Pipo da primeira temporada, vividos também com todo o profissionalismo por Benedita Pereira e João Catarré. Mas faltou-lhes uma maior empatia com os jovens da época, situação que Cláudia Vieira e Pedro Teixeira conseguiram assegurar. E tanto que eu gostaria de poder voltar a vê-los trabalhar juntos. Como eu, mais uma série de fãs aguardam por esse momento. Talvez mais para a frente. Até lá, há que recordar os bons tempos de Morangos com Açúcar II.



Foram os pioneiros de um dos maiores sucessos da TVI. Benedita Pereira e João Catarré deram inicio à primeira temporada de Morangos com Açúcar, na pele de Joana e Pipo. Pertencentes a mundos diferentes, nos quais as barreiras eram múltiplas, ambos conseguiram atingir um patamar de excelência na estação de Queluz de Baixo. Os dois actores passaram rapidamente para o horário nobre da TVI, sendo hoje grandes estrelas da ficção nacional.


Se João Catarré foi esquecido durante alguns meses, com uma pausa significativa na participação em novelas, actualmente é uma aposta certeira em qualquer produção para a qual seja convidado. No caso de Benedita Pereira, o caso inverte-se. Depois da participação em Morangos com Açúcar, a actriz passou imediatamente para outras novelas, tais como Ninguém Como Tu ou Tempo de Viver. Porém, com o tempo, e com a sua ida para os Estados Unidos da América, Benedita Pereira acabou por ser relegada para segundo plano. A sua carreira ficou de lado, o que contribuiu para que ganhasse uma maior formação na representação. Não acredita? Então não deve ter visto a série Ele é Ela, na qual a actriz demonstrou todo o talento que havia ganho no estrangeiro.



Reis do horário nobre durante largos meses, com a exibição de Morangos com Açúcar antes e depois do Jornal Nacional, Pipo e Joana cativaram milhares e milhares de telespectadores. A TVI acertou em cheio. Se, actualmente, reparamos que o par de protagonistas da mais recente temporada desta série não tem conseguido criar uma ligação com os mais novos, entre 2003 e 2004 não foi isso que se passou. Benedita Pereira e João Catarré foram os grandes pioneiros de um dos mais longínquos projectos de ficção da estação de Queluz de Baixo. Com eles, muitos outros, tais como Diogo Amaral, Filomena Cautela, Helena Isabel, Diogo Martins, Teresa Tavares ou Rodrigo Saraiva.

Independentemente de terem ou não a designação "made in MCA", a verdade é que Benedita Pereira e João Catarré continuam a fazer sucesso e a não defraudar expectativas. Ambos têm um lugar de destaque na TVI, não interessando a distância a que estejam da casa-mãe. Aliás, considero importante referir que ambos os actores não começaram na série da estação de Queluz de Baixo, apesar de terem ficado conhecidos a partir dela. Se João Catarré se estreou em Anjo Selvagem, Benedita Pereira deu cartas em Lenda da Garça, em 1999.


Estando nós no dia dos namorados, seria propício felicitarmos estes dois actores por completaram um casal, no entanto não é isso que se verifica nem que me leva aqui a escrever. O talento, esse sim, é o principal elemento desta rubrica! Como tal, Benedita Pereira e João Catarré estão de parabéns!


Iniciado um Frente a Frente, resta terminar o anterior. Assim, o duelo que opunha Dânia Neto e Débora Ghira registou os seguintes resultados:


Dânia Neto, por Tiago Henriques - 56%

Debora Ghira, por Diogo Santos - 44%

Nenhum comentário: