7 de fevereiro de 2011

Frente a Frente




Boa Noite! Seja Bem-vindo ao primeiro Frente a Frente de Fevereiro! Depois de um duelo entre dois pesos pesados da informação, continuamos a ter uma disputa feminina.


Desta vez, duas das grandes surpresas de Laços de Sangue estão em competição. Diz que se dão mal fora do ecrã, mas ambas fazem questão de referir que são amigas cá fora.


Verdade ou mentira, o certo mesmo é que Dânia Neto e Débora Ghira protagonistas de inúmeros episódios de humor da trama de horário nobre de Carnaxide!

Com quase 28 anos de vida, Dânia Neto conta já com um vasto curriculum televisivo. Apesar de muitos dos papéis que já interpretou serem um tanto ao quanto secundários, nunca antes marcou tanto uma personagem como agora. Sim, de facto, a Marisa de Laços de Sangue é, no meu entender, o primeiro grande papel de Dânia Neto. A Maria de Morangos com Açúcar ou a Daniela de Tempo de Viver também tiveram bastante impacto, mas nunca tanto como esta vendedora de fruta.

Se, anteriormente se podia dizer que a actriz ainda não tinha tido a possibilidade de chegar ainda mais perto do público português, hoje ninguém tem dúvidas de que o seu grupo de fãs aumentou bastante. Quem é que nunca se riu com as calinadas fantásticas da namorada de César? Com as guerrinhas de Marisa e Sheila? Se há núcleo em Laços de Sangue que ajuda, e muito, a telenovela a ser diferente, esse é o núcleo do mercado. De facto, as inúmeras peripécias que por lá se passam não ficam indiferentes a ninguém.

Inicialmente, quando li que Dânia Neto estava escalada para um dos mais interessantes papéis da substituta de Perfeito Coração, pensei que talvez não estivesse à altura. Hoje estou completamente rendido. Já não consigo não apreciar o seu trabalho. Preciso sempre de me rir um pouco com a hilariante Marisa. Se perguntassem se gostaria de ver outra actriz neste papel, diria, de imediato, que não. Está feito à medida de Dânia e só prova o quão versátil ela é.


Esta vendedora de fruta é completamente diferente da vilã Maria de Morangos com Açúcar, ou até da vampira Eva de Lua Vermelha. Se, a toda esta capacidade de adaptação juntarmos a beleza inquestionável da actriz, está mais do que explicado porque é que também o público masculino a adora.

Quando Laços de Sangue chegar ao fim, será difícil esquecer esta Marisa, tal como muitas outras personagens. E aí sim surgirá o grande desafio de Dânia Neto que terá que provar que, embora tenha sido marcante, a Marisa pode ser esquecida, se um outro grande papel chegar. Acredito que esteja preparada e deverá surgir o convite. Até porque a actriz merece! Não digo uma protagonista, mas uma vilã cómica seria bastante interessante!

É esperar para ver, mas até lá, continuemos a ver, todas as noites, as peripécias da divertida namorada de César.


De Ghira de seu nome, de certo que muitos não resistem ao seu charme. Seja César ou Gastão, poucos são os que ficam indiferentes à beleza e atrevimento de Sheila Batista. Tendo passado por Morangos com Açúcar, no grupo de protagonistas da sexta temporada da série da TVI, não foram muitos os que apostavam que a actriz conseguisse chegar tão longe. No entanto, a verdade é que o destino os enganou. Debora Ghira viu a confiança da estação de Carnaxide depositada em si, ao ser chamada para Laços de Sangue.


Quando tenho a oportunidade de ver esta novela, fico de facto surpreendido com a jovem actriz. Se em Morangos com Açúcar não conseguia dar nota positiva à sua prestação, na produção da SIC dou-lhe os maiores parabéns. Porquê? A personagem que interpreta assenta-lhe que nem uma luva. No Mercado da Ribeira, ao lado da banca de Marisa Pereira, tem consigo provocar as maiores gargalhadas aos telespectadores.



Ousada, rebelde e com um toque de perspicácia, Sheila Batista não é nenhuma ignorante. Tenho por isso de concluir que esta personagem foi construída ao pormenor, revelando um grande trabalho por parte de Debora Ghira, actriz com um longo percurso no teatro. Para os que não tinham conhecimento deste facto, a também cantora iniciou-se na representação desde a sua adolescência.


As tricas com a personagem de Dânia Neto, os amores e desamores com César e Gastão, as picardias com Diana, ou mesmo o seu olhar provocante para os seus clientes vêm mostrar uma actriz com bastante talento. Nas várias entrevistas que deu, Debora Ghira agradeceu à SIC por lhe ter dado esta oportunidade como actriz, no entanto é precisamente o canal que lhe tem de retribuir um "muito obrigado" pelo seu trabalho. Os portugueses renderam-se, e consideram-na uma das actrizes que melhor tem desempenhado o seu papel em Laços de Sangue?


Debora Ghira foi para mim uma descoberta. É o tipíco ser humano que, depois de um dia desgastante, chega a casa, gere o tempo, e consegue fazer um trabalho de casa com qualidade. No ensino, isso garantia-lhe um lugar no chamado "Quadro de Honra", na representação uma nova oportunidade. Com esta Sheila Batista, seria bastante pertinente a estação de Carnaxide voltar a apostar nesta actriz, assim como em grande parte do elenco. No fundo, e independentemente desta rubrica consistir num duelo, é necessário elogiar o trabalho dos vários actores em Laços de Sangue. Debora Ghira está de parabéns, Dânia Neto igualmente, assim como Joana Santos ou Diogo Morgado.


Todos eles mereciam uma segunda oportunidade pelo seu esforço. Nesse sentido, resta dizer que o canal de Pinto Balsemão deveria repensar custos, pois esta gira Debora pode muito bem ser capaz de ir mais longe. Mais um contrato de exclusividade? Quem sabe...


Iniciado um Frente a Frente, resta dar por encerrado o anterior. Assim, a sondagem que opunha as opiniões de Alberta Marques Fernandes e Ana Lourenço teve os seguintes resultados:

Ana Lourenço, por Tiago Henriques - 60%

Alberta Marques Fernandes, por Diogo Santos - 40%

Nenhum comentário: