25 de fevereiro de 2011

Falar Televisão


Corredor sem poder…


É do conhecimento de todos que a RTP1 apresenta sérias dificuldades em afirmar-se no tão falado horário nobre. A concorrer com a ficção da SIC e TVI, Corredor do Poder (aposta da RTP que passa ás quintas-feiras pelas 22:40h) é um projecto falhado desde o seu nascimento. Já lá vão quase três anos.
Pois é, três anos após a estreia de um programa de cariz político, apresentado e moderado por Sandra Sousa, jornalista da casa RTP que tão bem desempenha o seu papel, o insucesso continua.
Este programa tem ocupado ao longo da sua existência, a posição nos menos vistos da semana do canal 1.

Um dos factores que pode contribuir para os maus resultados do programa pode ser o horário a que é transmitido, o que na minha opinião, mesmo que Corredor do Poder fosse para o ar numa outra hora qualquer, nunca saíra vencedor. Porquê? Porque em tempo de crise e com a vida rotineira (casa–trabalho-casa) que a maioria dos portugueses leva, muito dificilmente mostrariam o seu interesse num programa onde os políticos teimam em brincar à política.


Contudo, a RTP afirma na sua plataforma Web que Corredor do Poder veio “preencher um espaço em branco nas grelhas de programação dos principais canais generalistas portugueses”.
Discordando totalmente desta afirmação, arrisco-me a dizer que o programa de Sandra Sousa funciona como um “tapa buracos”, sim, mas na própria grelha de programação da rádio e televisão portuguesa.

Além disso, a televisão do estado revela um total desinteresse e desrespeito por um programa que não lhe traz qualquer lucro e pelos poucos telespectadores que ainda se mostram interessados a assistir a Corredor do Poder, pois, tal como outros, o programa de debate político tem uma página Web oficial anunciada mas que pelos vistos nunca foi usada, como comprova esta imagem.

2 comentários:

Anônimo disse...

sim mas a RTP tem de fazer serviço público e não tem de fazer concorrência em audiências com a TVI e a SIC... e isto devia ser assim em todos os horários!!!

Tiago Rentes disse...

concordo consigo quando diz que a RTP tem de fazer serviço publico mas aquele programa, é uma brincadeira de políticos e acredito que ainda está no ar porque a RTP não tem nada que substitua Corredor do Poder naquele horário.