24 de fevereiro de 2011

Falar Televisão


Saúde e Bem-Estar, a nova aposta!

Ficheiros Médicos é a nova aposta da SIC para as segundas-feiras a seguir ao Jornal da Noite. Com dois episódios já exibidos da nova série, a estação de Pinto Balsemão parece estar cada vez mais interessada em apostar na informação sobre saúde e na resposta que a população pode esperar dos cuidados médicos em Portugal.

Ficheiros Médicos retrata casos reais de pacientes que são assistidos no Hospital de São João, no Porto. Sem qualquer tipo de apresentação formal ou seguimento guiado, o telespectador quase que se transporta para o caso tendo um acompanhamento técnico, mas bastante acessível, a partir das explicações do Professor Dr. Rui Vaz.


Um programa bastante interessante, muito informativo e de todo acessível, mesmo para quem não tenha qualquer conhecimento acerca das ciências médicas. O objectivo primordial da série é que o telespectador se envolva no caso, aprendendo informações desmistificadas acerca de alguns bastante graves problemas de saúde e que perceba que Portugal é já um país com uma demarcada boa acção médica.

Com Ficheiros Médicos a SIC inicia assim uma forte aposta na temática Saúde e Bem-Estar (que tem vindo a desenvolver no canal temático SIC Mulher com programas como Dr. Oz, Dr. Phil e The Biggest Loser) que se continuará a desenvolver ao longo de 2011 com programas como Peso Pesado ou Dr. White. Com estes programas Nuno Santos diz estar a "responder a uma necessidade dos telespectadores".

Necessidade ou não, congratulo Nuno Santos e a SIC pela sua excelente aposta em conteúdos diferentes e direccionados para novas temáticas (apesar das contrariedades face a um público fã de telenovelas) que são de extrema necessidade e importância em Portugal.

4 comentários:

Anônimo disse...

Bastante verdade!
A tv portuguesa esta mais do que a precisar de variedade

Vamos la ver se as outras televisoes respondem e quem sabe se gere uma concorrencia que resulte em programas bons!

Luís Santos

Vítor Manuel de Carvalho disse...

Caro Luís,

Esperemos sinceramente que a televisão portuguesa comece a apostar em novos conteúdos, em novas temáticas, de modo a apelar ao gosto de um público mais diversificado!

Obrigado pelo comentário.

Anônimo disse...

Penso que tens toda a razão.
São este tipo de programas que levam à evolução da nossa sociedade.
Actualmente a tv portuguesa ja consegue dar ao publico programas que tem vindo a ser cada vez mais interessantes e onde de facto se aprende alguma coisa.

Marcia

Vítor Manuel de Carvalho disse...

Cara Márcia,

Agradeço o comentário e concordo quando dizes que que a televisão portuguesa já tem vindo a conseguir dar alguma novidade aos portugueses.