14 de fevereiro de 2011

Falar Televisão


Precipitação

Durante algum tempo pensei que os bons resultados de Regresso a Sizalinda, Pai à Força ou Um Lugar Para Viver no horário das 19:00 dos domingos na estaçao pública, significariam uma boa oportunidade para se apostar na estreia de séries durante esse período. Curiosamente, foi essa a opção tomada com o primeiro episódio de Maternidade. No entanto, o resultado não foi o esperado. Por mais qualidade que a série onde Alda Gomes, Patrícia Bull, José Fidalgo, Custódia Gallego ou Joaquim Horta participam, as audiências não têm sido animadoras.

Estaria eu engano com a minha ideia? Não sei. O facto de a RTP ter estreado Maternidades há cerca de duas semanas, na mesma altura que a SIC exibia um jogo que colocava a equipa da Luz em campo e, mais tarde, a primeira emissão de Portugal Tem Talento, demonstrou um grande risco para uma "simples" produção portuguesa. Sabendo à partida que as séries do primeiro canal teimam muitas vezes a desabrochar, considero que o risco de estrear Maternidade num dia em que a concorrência era forte foi extremamente elevado.



Assim, se no dia 30 de Janeiro, a produção da estação pública alcançou 7,3% de rating e 18,2% de share (segundo programa mais visto da RTP1), no dia 6 de Fevereiro desceu para os 6,1% de audiência média e 15,9% de share, resultados inferiores às repetições das séries que referi anteriormente. Pior mesmo, foi a performance deste produto de ficção no dia de ontem, com apenas 7,1% de rating e 17,7% de share.

É pena, pois não duvido da qualidade de Maternidade. Apesar de ainda não ter visto nenhum episódio, a história parece-me bastante interessante e o elenco forte!
Foi uma decisão precipitada de José Fragoso que acabou por comprometer o percurso desta produção durante a sua transmissão. Apesar disso, resta aguardar pelos próximos resultados, para concluír melhor as consequências de uma simples decisão para estrear um novo projecto.

5 comentários:

Anônimo disse...

Os 4% de rating foi da repetição do episodio anterior! Ontem a série mesmo com futebol a fazer 17% de rating Maternidade fez 7.1% subindo relativamente a semana anterior!

Voce n perebe nada de televisao ou entao faz as coisas todas mál

Anônimo disse...

Caro DS: Esta sua opinião vai de mal a pior! Começa por referie alguns dos actores que participam e Lucia Mniz que é a principal não é tida ao caso! Depois ou n percebe nada de televisão ou anda muito desatento! Desde a estreia que Maternidade tem concorrido com jogos de futebol e tendo isso em conta não achoq ue os resultados sejam assim assim tão negativos. Depois "Pai e Força" e "Regresso a Sizalinda" não foram repetições como disse! Quanto ao episodio de ontem de 4% d erating é totalmente falso! e depois acho mal fazer uma opiniao qd nunca viu a serie e dizer que "parece" que tem uma boa historia e elenco! pq? foi isso que lhe disseram? entao a opiniao n é suA!

Anônimo disse...

Já agora!! a serie chama-se MATERNIDADE!

DS disse...

Todos nós podemos ter uma opinião mesmo não vendo um episódio completo de uma série. Por acaso, já tive a oportunidade de ver alguns minutos de "Maternidade", tendo estes demonstrado uma boa produção, com bons actores. Actores esses que referi aleatoriamente.
Em relação aos 4% de rating, foi um erro e assumo-o. Já está corrigido.

Ao segundo anónimo tenho a dizer que me parece que a crónica intitulada "Precipitação" não foi tida em conta. Por outras palavras, o que está bastante explícito é o facto de José Fragoso ter dado um passo maior que a perna. Assim, não compensou estrear uma série no horário das 19:00, com tamanha concorrência dos jogos de futebol.
Em relação às repetições, ao longo do último ano foram vários os episódios que vi repetidos de algumas séries que destaquei. Não quero com isto dizer que vários episódios não tenham sido inéditos atenção!

Obrigado a todos os "Anónimos" pela opinião.

Cumprimentos.

Anônimo disse...

Caro DS!! Mudou os valores mas a verdade é que n foram piores comparativamente a semana anterior! deveria ter desconstruido e construido uma nova frase!
Quanto ao facto de ja ter visto Maternidade vejo uma certa bipolaridade no discurso! Ora na crónica n viu e agora já viu alguns minitos! em que ficamos?

Precipitação de José Fragoso? Ok! se calhar a escolha nao foi a melhor mas a verdade é que aquele horario tinha que ser preenchido, a serie estava na gaveta! Concorreu com o futebol?? entao Fragoso ia ter que esperar ate o campeonato acabar para estrear a serie?