23 de fevereiro de 2011

Cine-Opinião: Especial 2 anos Televisão-Opinião

Boa noite e bem-vindo a mais um Cine-Opinião!
Num momento em que relembramos os momentos que marcaram estes dois anos do Televisão-Opinião, recordamos também alguns filmes que ficaram na história do Cine-Opinião.
Assim, a rubrica de hoje é um pouco diferente: a Marta e eu escolhemos cada uma dois filmes. Dois filmes pelos dois anos do Televisão-Opinião, dois filmes que mais nos marcaram e que queremos mais uma vez partilhar consigo.

As escolhas da Marta:



Embora todos os textos dêem prazer e satisfação na sua realização, recordo sempre com muito carinho o texto de “A Princesa e o Sapo”. Reviver com os nossos leitores o regresso da “velha” Disney aos seus clássicos foi extremamente satisfatório e ao mesmo tempo divertida, enquanto vos contava a minha aventura no cinema recheado de miúdos.

“O Discurso do Rei” foi o filme que apresentei na minha última rubrica, contudo realço-a no sentido em que foi um texto que também gostei muito de elaborar. Nunca tive grande curiosidade pela história da monarquia inglesa, contudo o filme é realmente apaixonante do princípio ao fim. E Colin Firth tem um desempenho simplesmente admirável – mais tarde tive a curiosidade de ir ouvir o discurso proferido pelo já falecido rei, e é inacreditável a semelhança entre a realidade e a ficção. Simplesmente admirável.

As escolhas da Vanessa:



Duas escolhas difíceis devo dizer. A paixão pelo cinema e os bons trabalhos a que temos assistido pelas salas de cinema tornam tudo mais difícil.
Decidi destacar dois filmes, para mim, marcantes: "O Livro de Eli" e "Sete Vidas".

Em relação ao primeiro, confesso que ao dar-lhe destaque no Cine-Opinião foi uma das rubricas que mais gozo me deu escrever. Todo o filme é uma completa caixa de surpresas e o fim é um dos melhores na história do cinema.
Denzel Washington como sempre no seu mais alto nível desempenha o papel de sobrevivente, herói, protector, mas, acima de tudo, de um quase Messias da esperança num mundo completamente destruído.
A fotografia é divinal e a caracterização do ambiente e dos personagens é completamente apaixonante.
Confesso que sou também fã de videojogos e este filme me fez lembrar em muito um dos meus títulos favoritos.
Se não viu, não hesite! É, sem dúvida, uma obra cinematográfica impar a todos os níveis.

Por outro lado e num registo completamente diferente temos o filme "Sete Vidas." Infelizmente não o destaquei no nosso Cine-Opinião, mas merece lugar neste pódio.
Um filme com uma história comovente (o que eu me fartei de chorar!) e que nos faz realmente pensar até que ponto a nossa forma individualista de lidar com os outros e a sociedade que nos rodeia é a mais correcta. Will Smith personifica o conceito de altruísmo de uma forma extraordinária e assume a pele de um personagem que nos põe no fim do filme a desejar conhecer alguém assim. Este personagem é Ben Tomas, que ao seleccionar sete pessoas a quem irá mudar a vida para sempre, os leva muitas vezes ao limite para os testar, para compreender se são realmente pessoas dignas de receberem o que ele tem para lhes dar.
Um verdadeiro drama? Sem dúvida. Não espere deste filme uma experiência light, mas se não viu garanto-lhe que não se irá arrepender.
Um hino à humanidade, à solidariedade e principalmente à ajuda ao próximo. Valores que hoje parecem, infelizmente, esquecidos…

Continue a acompanhar-nos, gostamos muito de o ter por aqui!

Um comentário:

Ricardo Chicau disse...

Em relação aos 2 primeiros n tenho nada a dizer pois não os vi, lol...falando do the book of eli e o do seven pounds que é por sinal o meu favorito, concordo plenamente mas deverias ter realçado que o seven pounds é o melhor filme do planeta e que por sinal o will smith é o melhor actor tmb :D 1 comentário, mas 1 comentário meu hãn ;D