15 de janeiro de 2011

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem vindo à "Audimetria Semanal" deste sábado!

Salto Alto... "Companhia das Manhãs"


Na semana em que Francisco Menezes esteve ausente devido à suas férias, Nuno Graciano conseguiu fazer subir os resultados de "Companhia das Manhãs". Em três dos cinco dias em análise, o talk-show matinal da SIC liderou, alcançando shares superiores a 30%. Apesar dos últimos dias terem sido marcados pelo homicídio de Carlos Castro e pelo regresso de Júlia Pinheiro ao canal de Carnaxide, não deixa de ser curioso que nem sempre os telespectadores se mantém fieis aos seus programas de eleição. Basta a concorrência destacar-se para muitos deles se sintonizarem noutro canal. Apesar de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha partilharem a liderança das manhãs com Jorge Gabriel e Sónia Araújo, nada está certo com a entrada de Júlia Pinheiro no horário das 10:00 às 13:00 da estação de Carnaxide. Uma coisa é certa: a apresentadora da primeira temporada da "Casa dos Segredos" já conseguiu despertar a atenção de muitos dos que viam televisão nesta última sexta-feira.

A semana de... "Mar de Paixão"


A TVI não gostou do facto de "Sedução" não se conseguir impor a "Laços de Sangue" e decidiu alterar o horário da exibição da novela. Assim, em vez de ir para o ar por volta das 22:30, a produção de Rui Vilhena passou a ser emitida no horário de "Mar de Paixão". Esta última passou assim a combater directamente "Laços de Sangue", acabando esta mudança por surtir resultados imediatos. Se na quarta-feira, a novela protagonizada por Joana Santos venceu, na quinta e sexta-feira foi "Mar de Paixão" a garantir o primeiro lugar. Apesar desta subida das audiências por parte da produção da TVI, não deixa de ser interessante verificar que "Laços de Sangue" não perdeu telespectadores. Sim, de facto não conseguiu liderar, mas o seu rating não decresceu drasticamente com o surgimento de uma concorrência mais forte. Tal facto apenas vem comprovar que a estação de Carnaxide tem vindo a construir com os telespectadores da sua ficção uma relação fiel. Apesar da polémica com a suspensão de "Negócio da China", parece-me que com a ficção nacional o canal tem vindo a demonstrar uma postura muito diferente daquela que aparentava no passado.

A Mina da Semana... "Carrega no Botão"


O concurso da estação pública parece não resultar nas noites de sexta-feira. Com dois apresentadores de peso, que garantem boas audiências em dois importantes horário da RTP, Carrega no Botão não se consegue distanciar da concorrência. No dia de ontem, por exemplo, Fernando Mendes e José Carlos Malato não foram além dos 2,9% de audiência média e 11% de share. Por outras números, praticamente obtiveram o mesmo valor que "Portugal no Coração", que é exibido à tarde, num período em que o número de telespectadores é substancialmente menor. Sendo repetição ou não, a verdade é que o primeiro canal continua a demonstrar fragilidades no seu horário nobre, e a necessitar de uma oferta de qualidade a partir das 23:00. É verdade que os resultados que a estação do Estado consegue ao longo do dia compensam as baixas audiências à noite. No entanto, será mesma esta a perspectiva adequada a tomar num canal que deve prestar um serviço público de qualidade?

Uma pergunta a... João Cotrim Figueiredo


A poucas semanas da estreia de "Uma Canção Para Ti", quais as perspectivas ao nível audiométrico que considera que o talent-show possa alcançar? Será a concorrência de "Portugal Tem Talento" superior à boa disposição de Cristina Ferreira e Manuel Luís Goucha?

Porque No Te Callas... Maya


Ainda não entendi qual o objectivo de se transmitirem operações e partos em directo. Sabe-se agora que na próxima segunda-feira Maya será a grande protagonista do "Companhia das Manhãs", através da exibição de varias cirurgias ao nível estético. Compreendo que ao nível de audiências esta até possa ser uma boa estratégia, no entanto, e como telespectador, sem dúvida alguma que vou preferir a concorrência na altura de decidir entre esta e os peitos da conhecida taróloga. Depois de "Boa Tarde" ter emitido em directo um parto, o talk-show das manhãs vai agora seguir esse caminho com cirurgias estéticas a uma figura pública. Resta ainda ter em conta a postura de Maya em aceitar protagonizar esta aposta de Carnaxide. Depois de ter assumido que seria "uma cara SIC", presenteia agora os telespectadores com os mais variados procedimentos cirúrgicos. É caso para nos questionarmos sobre a qualidade da televisão portuguesa nos dias de hoje.

Minuto Mais Visto da Semana


O Minuto Mais Visto desta semana foi ganho pela TVI. A novela "Espírito Indomável", transmitida no dia 7 de Janeiro, pelas 22 horas e 26 minutos, obteve cerca de 19,7% de audiência média e 51,3% de share. Em números absolutos, mais de um milhão e oitocentos mil telespectadores estavam sintonizados na estação de Queluz de Baixo a essa hora. O segundo classificado deste campeonato foi o "Jornal da Noite", da SIC. O noticiário alcançou no dia 8 de Janeiro, às 21:17, 16,5% de rating e 41,9% de share.

Termino desta forma a a trigésima nona edição da "Audimetria Semanal". Resta dizer que na próxima semana esta rubrica volta renovada, com um novo olhar sobre as audiências. Não perca!


Até lá, tenha uma boa semana!

2 comentários:

Anônimo disse...

- Se tivesse gasto o dinheiro a fazer uma rinoplastia é que era...

- Será que ela não se toca e não vê que mal olham para a cara já nem olham para as mamas?

- Segunda as audiencias já voltam ao normal...

- A Maya não é a Julia

HTSL disse...

visitem tvinfosblog.blogspot.com