13 de novembro de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.

Altos e Baixos

1. É preciso compreender a decisão da SIC, caso venha a confirmar-se a contratação de Manuela Moura Guedes: a informação de Carnaxide é globalmente boa, mas está precisada de rostos - e Manuela Moura Guedes não só é um rosto, como garante audiências. O problema é se, com um canhão à solta em Carnaxide, a informação da SIC continuará a ser boa. Até onde vão as concessões que Manuela está disposta a fazer?

2. Achei graça (é essa a palavra) à forma como Guilherme Costa reagiu à provocação eleitoralista de Jorge Lacão em torno de eventuais "soluções de agregação" entre a RTP e a Lusa. "Essa colaboração já existe, mas pode ser aprofundada", disse o presidente do Conselho de Administração da RTP. O que é que isto quer dizer se não nada?

3. Não vale a pena começarem já as denúncias de "plágio" entre Louie (FX, estreada na quarta-feira) e Seinfeld. Louie é de facto uma paráfrase de Seinfeld, mas apenas isso. Em Seinfeld, o stand-up comic era sobretudo um irónico e cínico "espectador do espectáculo do mundo", para usar uma expressão de Saramago. Em Louie, tudo se passa na sua cabeça - e aquilo que se nos propõe é uma viagem ao cérebro do humorista. Vertiginosa, por sinal. E imperdível.

4. À hora de fecho destas páginas, ainda não estreara Voo Directo, a série da SP Televisão com que a RTP procura aproximar-se do mercado angolano. Mas as raparigas são giríssimas - e, com ou sem colagens excessivas ao velho modelo Sexo e a Cidade e/ou ao pós-feminismo tonto que polvilha a nossa TV e a nossa imprensa "do coração", a ideia parece boa. Estou curioso.


Nenhum comentário: