21 de outubro de 2010

Revista de Imprensa 21/10/2010


Bom dia. Seja bem-vindo à Revista de Imprensa desta quinta-feira.

"A SIC é uma televisão com uma identidade e tem os seus próprios públicos"


Gabriela Sobral deu, esta semana, uma entrevista à TV Mais. A directora de Produção da SIC afirmou que a estação de Carnaxide não tem de seguir o mesmo caminho que a TVI tem vindo a traçar, para conseguir chegar à liderança. "Nós não queremos imitar a TVI. Não vim para aqui fazer uma grelha igual. A SIC é uma televisão com uma identidade e tem os seus próprios públicos. É óbvio que queremos abranger o maior número de pessoas possível, mas nunca podemos defraudar os nossos públicos e há um perfil específico da SIC que é muito diferente do da TVI", confessou.
Sobre as audiências dos novos programas do terceiro canal, Gabriela Sobral é realista. Os milagres não acontecem, constroem-se, logo seria impensável que Boa Tarde ou Laços de Sangue liderassem automaticamente as audiências desde o primeiro dia. "Os programas estrearam bem, mas ainda têm um percurso de vida para fazer. Os programas de day time são maratonas. São programas que demoram tempo a afirmar-se. O hábito de consumo não é o mesmo do público da noite: são pessoas mais velhas, fiéis aos programas. Para mudar, é preciso expor muito bem. Acho que a Conceição Lino tem todo o potencial para crescer e estou convencida de que, com alguns ajustes, isso vai acontecer", avançou à referida publicação. Em relação à perfomance de Laços de Sangue, a profissional da estação de Carnaxide não tem muito a dizer: "É uma novela que está praticamente tapada por Espírito Indomável, que tem uma perfomance acima da média".

Gabriela Sobral pronunciou-se ainda sobre o reality-show de Queluz de Baixo, A Casa dos Segredos. "É um produto muito caro, de milhões de euros. Pelos vistos, agora a conjuntura económica foi favorável. Obviamente, é um bom formato, que vive do casting. Têm de lá estar as pessoas certas".

A directora de Produção da SIC desmistificou ainda a ideia de que, o facto de ser amiga de vários actores portugueses, não significa que os consiga influenciar a trabalhar nas novelas da estação pela qual trabalha. "Não tem nada a ver com amizades mas com projectos e as pessoas sentirem-se bem ou não nos sítios em que estão, quererem ou não mudar, aceitarem novos desafios", explicou.

Por fim, Gabriela Sobral falou do futuro da SIC. Será que a estação conseguirá chegar à liderança? "Temos uma equipa que é capaz de fazê-lo, com muito trabalho, muito suor, e algum dinheiro. Não é automático. É uma coisa que demora o seu tempo. Acredito que consigamos chegar a uma liderança em determinados horários. No prime-time ainda vamos ter de suar muito", respondeu.

A polémica janela de publicidade do último domingo


Foi no último domingo, no intervalo de Secret Story, que a TVI exprimentou algo inédito na televisão portuguesa. Ao mesmo tempo que os anúncios passavam nos seus ecrãs, existia uma pequena janela que exibia o que se passava na Casa dos Segredos enquanto os concorrente não marcavam nova presença no confessionário.

Segundo André Cerqueira: "Sempre dissemos que íamos ser ousados na forma de fazer televisão. É o que estamos a fazer. E vamos continuar ousados". Júlia Pinheiro acrescentou que nos Estados Unidos da América, várias já foram as vezes que as estações de televisão fizeram algo parecido. "Não há nenhuma lei que proíba o que fizemos. Inédito em Portugal? Não o é nos Estados Unidos e noutros países", confessou.

Na SIC, situação idêntica já se tinha pensado fazer, segundo a TV Guia desta semana. No entanto, os responsáveis pela direcção de programas do canal decidiram não avançar com tal solução, pelo facto de não existir uma permissão concreta da Entidade Reguladora de Comunicação de misturar publicidade com entretenimento, em simultâneo. "Vamos esperar para ver como a Entidade Reguladora vai actuar", comentou uma fonte de Carnaxide.

Citação do dia

"Eu já sou actor"

Rodrigo Machado, concorrente do Ídolos




Curiosidade do dia



Apesar dos fracos resultados de Boa Tarde, Conceição Lino não se deixa vencer pelas audiências. Afinal, nos últimos dias, e segundo a TV Guia desta semana, a apresentadora abandona Carnaxide cada vez mais tarde, para preparar a emissão do dia seguinte. Dedicação ao mais alto nível!

Quiosque: TV Mais, TV Guia

Nenhum comentário: