21 de outubro de 2010

Falar Televisão


Vamos ver...

As notícias que dão conta da renovação dos magazines de fim-de-semana da RTP1, não deixam de ter um sabor agridoce. Por um lado, quer o TOP Mais quer o Só Visto, estão já demasiadamente gastos e, como formatos semanais que são, necessitam destes refresh’s periódicos.

Mas enquanto o TOP Mais conta com um já longo historial na RTP, tendo um papel fulcral na divulgação da música portuguesa na nossa televisão, o Só Visto, por sua vez, foi perdendo, ao longo destes anos, muita da sua originalidade inicial.


Desde a saída do seu mentor, Daniel Oliveira, que o magazine das tardes de domingo da RTP ficou muito mais despido de conteúdos. Se inicialmente, as conversas intimistas aos famosos levadas a cabo por Daniel eram algo original, actualmente isso já não o é. Daniel Oliveira mudou-se entretanto para a SIC onde continua a entrevistar de forma brilhante em Alta Definição, enquanto que na RTP Marta Leite Castro substituiu de uma forma ineficaz o lugar vazio deixado pelo antecessor e tornou as entrevistas muito mais artificiais e vulgares.

E tal como neste aspecto, também nos restantes conteúdos o Só Visto tornou-se numa banalidade questionando-se até o seu lugar na televisão pública.

Espero que as mudanças que se antevêem não se resumam a meros refresh’s de imagem mas passem também por uma reformulação de conteúdos extremamente necessária em bem da diversidade!

Nenhum comentário: