25 de outubro de 2010

Frente a Frente


Boa noite. O Frente a Frente desta semana coloca em duelo duas grandes promissoras actrizes. Ambas começaram em Morangos com Açúcar, e têm sido escaladas para as novelas de horário nobre da SIC e TVI. Dê as boas-vindas a Ana Guiomar e Sara Prata.




Começou em Morangos com Açúcar, onde deu vida a uma das personagens que esteve maior tempo no elenco da trama. Começou como Mitó, mas depois chamaram-na de Marta. Bonita e sempre com um sorriso nos lábios, ela é Ana Guiomar.

Desde o primeiro momento que gostei de a ver representar. E hoje, sete anos volvidos, tenho a certeza de que é uma jovem cheia de talento. Embora há muito que não faça trabalhos para a TVI, Ana Guiomar fez-se à luta e tem a proeza de marcar presença nas três mais recentes telenovelas da SIC: Podia Acabar o Mundo, Perfeito Coração e Laços de Sangue. Com apenas 22 anos de idade, é uma actriz com um curriculum já bastante recheado.


Elogio-lhe a forma como vive uma personagem, o sorriso que mostra sempre que é entrevistada por algum programa ou publicação. Aparenta ser uma rapariga de bem com a vida e realizada profissionalmente. E, a par de tudo isto, é das poucas actrizes da actualidade que se pode orgulhar de já ter feito um pouco de tudo, que é como quem diz, vilãs, personagens cómicas e até boazinhas.

Num futuro bem próximo, poucas ou nenhumas dúvidas tenho de que poderá viver uma protagonista, até porque já deu provas de que tem “estaleca” para tal. Sempre que a vejo no ecrã, há algo que me marca, as suas expressões faciais. A meu ver esta é uma das suas maiores imagens de marca, até porque Ana Guiomar se pode orgulhar de conseguir fazer sempre as suas personagens parecerem reais.


Com as provas que já deu e com tudo o que já provou, esta actriz está, definitivamente, preparada para qualquer desafio e, com a sorte que tem tido, acredito que surgirão ainda mais. Afinal de contas, ela é Ana Guiomar, a prova de que o talento não é proporcional à altura.


Eu sou fã, e você?




Ela era a Becas da terceira temporada de Morangos com Açúcar. Maria rapaz, irreverente, rebelde, diferente, eram estas as características da personagem de Sara Prata. Na altura, não esperava que a actriz conseguisse vingar no mundo da representação e, mais concretamente, no mundo de Queluz de Baixo. Estava enganado.
Depois de Morangos com Açúcar, chegou o convite para participar em Fascínios e, mais tarde, Equador. Posteriormente, Sara Prata deu nas vistas em Flor do Mar e 37. Espírito Indomável, produção em exibição na TVI, é o seu mais recente projecto. A interpretar Susana Meireles, a actriz tem feito furor com a personagem de Pedro Lima.

Sara Prata tem sido assim aposta constante da direcção de programas do canal da Media Capital, sendo por isso um dos frutos que nasceu na TVI, e que permanece na TVI.

Com um contrato de exclusividade com a estação, que lhe permite auferir um salário fixo independentemente de estar a trabalhar ou não, a jovem de Setúbal não tem defraudado as expectativas. Com uma postura humilde, Sara Prata tem tido a possibilidade de aprender com os melhores. Sendo escalada para novelas com elencos de luxo, onde os actores mais velhos, com mais experiência, estão presentes, a namorada de João Fernandes só tem vindo a ganhar com tais contactos.
A comparação entre a sua primeira personagem, em Morangos com Açúcar, e com o seu actual papel, em Espírito Indomável, provam isso mesmo. Crescimento, atitude, empenho, polivalência e verdade nas suas palavras. Existem actores que, no desempenho dos seus papéis, demonstram alguma falsidade no que proferem. Ou porque não dão ênfase às suas falas, ou porque simplesmente não têm capacidades para tal. Por isso afirmo que Sara Prata transpira verdade naquilo representa.


Da sua geração, é das que mais brilha. Uma actriz totalmente made in TVI, Sara Prata tem vindo a demonstrar capacidades para estar ao nível de Rita Pereira e Mariana Monteiro, e ser a protagonista de uma grande novela.
Uma vez que, a nova produção de Maria João Mira já está a ser preparada, aconselho André Cerqueira a pensar nesta actriz para um grande papel. Acredito veemente que a confiança nela depositada não iria sair defraudada. Basta reparar na boa prestação que Sara Prata está a ter em Espírito Indomável. Ela merece, por todo o trabalho que tem tido, e pela dedicação que tem dado a todos os seus papéis.

Raio X

Nome completo: Sara Isabel Duarte Prata
Data de nascimento: 9 de Agosto de 1984
Signo: Leão
Estado civil: Comprometida
Melhor característica: Segurança
A sua mais valia: O olhar



Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da sondagem que opunha as opiniões entre Cláudio Ramos/Flávio Furtado:


Cláudio Ramos, por Tiago Henriques - 89%
Flávio Furtado, por Diogo Santos - 11%

4 comentários:

TVI Blog disse...

Bom frente a frente, mas considero a Sara Prata muito melhor actriz que Ana Guiomar.

Ambas tem já um historial fantástico na televisão e começaram do mesmo (Morangos), mas é de destacar o enorme crescimento de SARA PRATA nas últimas produções da TVI, coisa que na Ana Guiomar não consigo notar muito, acho que ela está sempre no mesmo registo.

Acho que falta darem-lhe uma personagem mais ousada para ela crescer mais como actriz. Os seus papeis nas novelas são muito secundários, se assim podemos dizer.

Sara Prata neste caso é superior a Ana Guimoar, pelas razões que aqui apresentei. Além disso a Ana é uma actriz que foi para a SIC, e como eu acho que a SIC que não varia as personagens de novela para novela, acho que a carreira da Ana é monotona.

Carlos Teixeira disse...

é normal k axes isso rodolfo. eu pelo q vejo da ana guiomar, nas 3 novelas k ja fez na sic, os papeis ate sao bem destintos. em podia acabar o mundo fez a rapariguinha bem comportadinha mas com desvio na preferencia sexual, em perfeito coraçao era uma pekena vila, agora em laços de sangue é a rebelde menina dos papás.
nao falo de sara prata pk apenas a vi um bocado nos morangos e dpois nunca mais a vi.

Anônimo disse...

Carlos Teixeira!! É distintos e não destintos!

"Rapariguinha bem comportadinha com desvio na preferencia sexual"?

Mas ser homossexual é algum "desvio"? "perturbação"? que mentalidade!!

Carlos Teixeira disse...

Olhe sr. anonimo, o comentario é livre e aki eu escrevo como qiser.
com ou sem erros. e eu disse "desvio" como tbm pudia dizer "com uma diferente opçao sexual"... Va se esconder sim.!??
Ah , espere aí, voce ja ta escondido pelo anonimato.
Enfim, q mentalidade....