9 de outubro de 2010

Audimetria Semanal


Estão a chegar às trinta, as edições da rubrica de audiências do TV Universo. Por enquanto, fique com a vigésima oitava edição da Audimetria Semanal!


A estreia de... Secret Story


O novo reality-show da TVI estreou em grande! A Casa dos Segredos contou com os portugueses no domingo passado. 15,1% de rating e 48,5% de share, foi este o resultado do novo sucesso de Queluz de Baixo. A TVI fechou o dia com 29,4% de share, a três pontos de Carnaxide e a cerca de dez da estação pública. O programa especial de Ídolos acabou por não iludir os telespectadores e baixou para 9,7% de audiência média e 27,1% de share, o pior resultado desde a estreia.
Júlia Pinheiro, Pedro Granger, Leonor Poeiras e, mais importante, os concorrentes de Secret Story, não deixaram ninguém indiferente. Os gémeos, o casal de namorados que tinha de se fingir que não se conhecia, o pastor que se assemelha a Zé Maria, chegaram para criar curiosidade em tudo e todos. As critícias ao programa são óbvias e dignas. Porém, a expectativa criada em torno de todos os segredos chegaram para a segunda estação privada em Portugal saborear novamente os tempos áureos de Big Brother.

Salto Alto - Laços de Sangue


A novela da estação de Carnaxide, em exibição há cerca de um mês, atingiu na última segunda-feira, dia 4 de Outubro, o seu melhor resultado. Não obstante o facto de a TVI ter transmitido futebol, o episódio especial de Laços de Sangue alcançou 11% de audiência média e 31,3% de share.
A produção da SIC, em parceria com a TV Globo, tem uma boa história, boas personagens, tal como já referi numa edição da rubrica Falar Televisão. Acompanho-a sempre que posso, e acredito que nos próximos capítulos a novela possa crescer em termos de resultados. Apesar de a audiência de segunda-feira ter sido esporádica, uma vez que devido ao futebol as mulheres que costumam ver a TVI aquela hora se mudaram para Carnaxide, é um bom preságio para o terceiro canal. Penso que Laços de Sangue conseguirá chegar aos valores dos últimos episódios de Perfeito Coração, e aproximar-se das novelas da estação de Queluz de Baixo. Mesmo sabendo que, na área da ficção, a SIC ainda está no início da maratona em comparação com a corrida da TVI, esta novela tem provado que o terceiro canal está a ir no bom caminho.

Os resultados, com o tempo, irão de certeza crescer.


A Mina - Portugal em Directo



É curioso verificar que o programa informativo da RTP1, transmitido das 18:00 às 19:00, de segunda a sexta-feira, continua com baixos resultados. Desde o início do Verão que Portugal em Directo sofreu um tombo nas audiências e, mesmo em Outubro, a situação não se está a inverter.
Na última quarta-feira, 6 de Outubro, o programa não foi além dos 3,1% de rating e 19,3% de share. Um resultado muito baixo, que pode ser justificado com a nova concorrência de Agora É Que Conta e com a boa perfomance de Caras & Bocas. Apesar de Fátima Lopes agarrar uma boa parte do público que está a ver televisão generalista entre as 17:00 e as 18:30, tal facto não é justificação total para os baixos resultados de Portugal em Directo. Afinal, o concurso da TVI apenas coincide em meia hora com o noticiário da RTP.
Estará o programa de Dina Aguiar a necessitar de uma remodelação? Ou a estação pública preferirá arrastar os directos de Portugal para ver o rumo do noticiário?

MMV - Minuto Mais Visto da Semana



A estreia de Secret Story conseguiu alcançar o Minuto Mais Visto da Semana. O reality-show da TVI alcançou, no dia 3 de Outubro, às 22:52, 21,7% de audiência e 61,7% de share. Em milhões, mais de dois acompanhavam a estação de Queluz de Baixo aquela hora.
Em segundo lugar neste campeonato ficou a RTP1. A partida entre o Sporting de Braga e o S. Donetsky transmitida no dia 28 de Setembro, chegou aos 16,9% de rating.


Porque No Te Callas Luís Marques?



O director-geral da SIC deu, esta semana, uma entrevista à TV Guia. Para variar, Luís Marques, seguindo o caminho de outros profissionais ligados à televisão, comentou o maior orçamento da estação pública em relação à SIC e TVI.

Questiono por isso Luís Marques, assim como Nuno Santos, ou tantos outros: se consideram que a RTP1 tem a vida mais facilitada que a concorrência, por ser do Estado, então porque não se demonstraram revoltados com esse facto quando faziam parte da equipa da da estação? Obviamente que não fica bem criticar o canal pelo qual damos a cara. Porém, não é muito melhor falar da situação da estação pública quando não só já não se trabalha para ela, como também pelo comentário ser feito como uma resposta à situação financeira da SIC ou TVI.
É preciso ter cuidado.


Uma pergunta a... Sílvia Alberto


Foi esta semana que a apresentadora se pronunciou sobre os dois talent-show que marcaram a sua vida. Quase a estrear a quarta temporada de Operação Triunfo, Sílvia Alberto terá de batalhar contra Ídolos. Apesar de, até ver, os dois concursos serem exibidos em dias diferentes, questiono a cara da RTP1 sobre qual o que escolheria ver se ambos fosssem para o ar ao mesmo tempo. O que será mais forte: o amor a uma estação, ou a experiência de uma vida na concorrência?

Até para a semana!

6 comentários:

Anônimo disse...

Salto alto de "Laços de Sangue"? e os outros dias da semana? que escolha mais fora de contexto..

Anônimo disse...

"críticas ao programa são óbvias e dignas?"
A IMPARCIALIDADE fica onde Sr. DS?

DS disse...

O item Salto Alto pressupõe um crescimento na audiência. E, como tal, decidi incorporar o resultado de "Laços de Sangue" na última segunda-feira. Não afirmei que a novela tem obtido valores semelhantes aos de dia 4 de Outubro todos os dias.

Quanto ao comentário do segundo anónimo, não sei o que quer que responda. Leia a minha afirmação de outra maneira. As críticas ao programa são óbvias (das pessoas que as fazem) e dignas (todos têm o direito de as fazer).
Aqui ninguém foi parcial. Mas mesmo que tivesse dado a minha opinião sobre o reality-show da TVI, este blog serve precisamente para isso: opinar.

Cumprimentos,

DS

Anônimo disse...

mas "Laços de Sangue" teve um pico de audiência pq n tinha concorrência! apenas isso! não deu nenhum salto nas audiência...

DS disse...

Teve um pico de audiência porque não tinha concorrência? Então a oferta televisiva da RTP1, RTP2, TVI e canais por cabo não contam?
O que o anónimo pode afirmar é que o salto de audiências de "Laços de Sangue" se deveu ao facto de a estação de Queluz de Baixo transmitir futebol à mesma hora da novela. Sim é verdade. Mas isso não inviabilizou o crescimento de "Laços de Sangue" e, por isso, decidimos destacar a produção da SIC/TV Globo aqui.

Cumprimentos,

DS

Anônimo disse...

"Mas isso não inviabilizou o crescimento de "Laços de Sangue"

Não falamos o mesmo Português!
Mas que crescimento?? teve um pico de audiência quando nos outros dias perdeu de longe até para o Quem Quer Ser Milionário!