16 de setembro de 2010

Falar Televisão


E Fernanda Serrano?


Anunciada na imprensa como a gala de apresentação da rentrée TVI, Somos Portugal foi um verdadeiro sucesso audiométrico, mas, em termos de conteúdo, ficou um pouco aquém. Penso, inclusivamente, que foi por pensarem que pormenores sobre Secret Story, que houve ainda mais telespectadores com o canal quatro sintonizado. Mas isso é outra conversa.



Apesar de tudo e, embora fosse possível fazer uma análise de emissão, há algo que até este momento ainda não entendi. Fátima Lopes chegou à TVI e teve direito a uma “festa” de apresentação, recebendo muitos mimos de todos os “novos colegas”. Até aqui tudo bem, embora seja da opinião de que existiu um pouco de exagero.



No entanto, faltou a referência a um regresso aos ecrãs de uma das mais talentosas actrizes portuguesas. Fernanda Serrano nem teve direito a subir ao palco e receber uma calorosa salva de palmas dos presentes. Porque terá acontecido tal situação? Não terá a esposa de Pedro Miguel Ramos direito a uma festa semelhante à de Fátima Lopes? Tanto tempo afastada dos ecrãs merecia esse destaque, todavia, quem idealizou a gala Somos Portugal não pensou desta forma.

A dúvida permanece no ar e eu, particularmente, fiquei com a ideia de que a chegada de Fátima Lopes é mais importante do que o regresso de Fernanda Serrano, o que não devia ser verdade. É que, cada uma no seu lugar, tem uma certa importância na nova grelha de André Cerqueira. Uma pena, que acaba por ajudar a que o espectáculo tenha perdido um pouco do brilho….

5 comentários:

TVI Blog disse...

Deixa-me corrigir-te a tua pequena falta de memória.

Fernanda Serrano teve direito a uma entrevista nas Tardes da Júlia sobre o seu regresso à televisão, onde chegou a desvendar algumas coisas de 'Sedução', caso não te lembres.

Poderia ter subido ao palco para fazer uma pequena introdução, mas tal não aconteceu, e não vejo gravidade nisso. Mas pronto, fica a excelente qualidade da Gala.

A TVI foi a única televisão até agora a dedicar uma gala às tradições do nosso País, e isso é mesmo de louvar, numa altura em que a concorrência aposta cada vez mais em novelas de outras linguas.

Viva ao que é NACIONAL e viva à TVI.

Tiago Henriques disse...

A modos que não percebes te o que quiz dizer com o post. Mas enfim... não se pode fazer nada... Para bom entendedor meia palavra basta

DS disse...

Bem Rodolfo, tenho de concordar com o Tiago.
Vi a Gala, e gostava bastante de ter visto a Fernanda Serrano a subir ao palco, tal como aconteceu na Gala da Ficção Nacional, em que a actriz declarou "viva la vida!".

Sobre a ideia do Somos Portugal, penso que o objectivo de homenagear o que é nacional poderia ter sido bastante mais desenvolvido.
Sobre as tradições que referes, não as entendo. Vi a Gala, e não vi nenhuma tradição colocada em antena. Podes sim afirmar que foram enunciadas grandes figuras protuguesas através de representações repletas de sátiras sociais.
O que a TVI fez foi uma espécie de Globos de Ouro em ponto pequeno.

No entanto, isso não retira o bom espectáculo televisivo que "Somos Portugal" foi.

Cumprimentos,

DS

TVI Blog disse...

A Comparação com os Globos de Ouro foi o melhor que já ouvi vindo de ti.

Não houve prémios a dar, que eu saiba. Não houve categorias.

Não viste as tradições do nosso país ?, por exemplo as procisões são uma tradição do nosso país, que foi na altura em que a Fátima, o Goucha, a Júlia e a Cristina se vestiram de Anjos.

Para mim tu não sabes é quais são as tradições portuguesas, desculpa dizer-te.

Mas pronto, são opiniões. E cada um tem a sua.

DS disse...

De facto, a representação de algumas tradições, como essa procissão que disses, faz sentido. Agora, afirmares que a "TVI foi a única televisão até agora a dedicar uma gala às tradições do nosso páis" parece-me um pouco estranho.
A Gala que tu viste, não teve como objectivo principal mostrar tradições. A Gala que tu viste teve sim como objectivo mostrar que a Fátima é da TVI, que os Morangos têm muito para dar ainda, e que o Secret Story com o Pedro e Leonor está a chegar. No meio, de facto, relembraram-se grandes portugueses através de representações de alguns actores, e assitiu-se a actuações de artistas de renome.
No entanto, afirmar que esta gala teve como objectivo mostrar tradições não me faz muito sentido. Deixa-me que te pergunte: viste o mesmo que eu?