Boa noite. O Fecho de hoje inclui mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, o Só Séries entra em linha.
Das duas, uma: ou a sazonalidade estival está este ano a provocar um autêntico terramoto no consumo de televisão ou a TVI tem mesmo um problema grave com a Marktest. Para bem da saúde do audiovisual português, era bom que a dúvida se esclarecesse em breve.
Pela segunda semana consecutiva, mesmo com a Liga Zon, a TVI ficou em último lugar nas audiências de sábado. Depois dos 21,4% de sábado passado, 22,9% esta semana. É estranho, muito estranho, sabendo-se que o Benfica (mesmo este Benfica tão menos entusiasmante que o da última época…) é o clube que mais espectadores puxa para os estádios e para a televisão.
O jogo na Choupana, transmitido pela TVI, foi, ainda assim, o programa mais visto do dia, mas não foi, aparentemente, suficiente para apagar os maus resultados do day time da estação. É verdade que os sábados e domingos são por norma os dias mais fracos da TVI, que a sua programação diurna é normalmente pouco competitiva. Ainda assim, parece-me difícil de entender que um programa de futebol (Contra-ataque) ao meio-dia de sábado numa estação líder tenha… 13% de quota de mercado.
E há mais: não é preciso ser um especialista na matéria para perceber que uma transmissão de futebol tem muito mais espectadores homens do que mulheres. Sobretudo, em jogos do campeonato, onde a proporção varia habitualmente na casa dos 60%-40%. Ora, não se percebe como os dois últimos jogos auditados pela Marktest, transmitidos pela TVI, apresentam uma equivalência tão grande entre público masculino e feminino. Ou as mulheres, loucas, começaram de repente todas a amar o futebol português ou alguma coisa está a falhar no sistema…
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