17 de julho de 2010

Para lá das 24

E numa noite repleta de opinião aqui no seu blogue de televisão, chegou a hora de mais uma crónica, Para lá das 24!
.
Para além da programação e da informação, a imagem é também algo bastante importante nos canais de televisão. Nas generalistas portuguesas temos muito por onde escolher no que toca ao grafismo.
.
A SIC, apesar de vacilar nas outras vertentes televisivas, mantém-se sempre na linha da frente no que toca à imagem do canal, isto é, separadores e afins.
.
Surgiu com bastante inovação em 1992 com uma ajuda de mestre por parte da Globo mas ao longo dos tempos conseguiu modernizar-se por si mesma e estar sempre um passo à frente da concorrência. A TVI, por exemplo, mantém o mesmo padrão no grafismo há cerca de 5 anos, o que evidencia a desvalorização que o canal presta à imagem gráfica.
.
No fundo, é de lamentar que os canais portugueses não invistam mais em separadores atraentes, como acontece na inglesa BBC por exemplo, onde há rotatividade de separadores consoante as épocas do ano e onde o virtual e o real se misturam de uma forma magnífica.
.
Até que em Portugal se aposte mais nesta vertente, tem que se dar os parabéns à SIC por ser o canal que melhor marca a diferença neste campo e pedir à RTP e à TVI que também inovem e arrisquem no grafismo das estações, porque apesar de ser algo mais secundário não deixa de ter importância no sucesso de um canal de televisão.

2 comentários:

David Ferreira disse...

No geral gostei da tua análise, mas foste injusto em relação à RTP1, olha que eles têm-se esforçado em manter uma boa imagem gráfica, os separadores são excelentes, talvez melhores que os da SIC. Agora a TVI, aquilo já precisa de um refresh, a ver se é agora em Setembro que aquilo muda de vez...

TVI Blog disse...

Eu até concordo em parte com a Opinião do Pedro. A SIC é a que muda mais na certeza de agarrar espectadores à estação, mas não o grafismo não é tudo e por vezes não é nada numa televisão. EXEMPLO: TVI

Em relação ao último grafismo da SIC é horrivel, aquele em que todos dançam, correm, fazem ginástica, mais parece o anuncio do centrum "Começe o dia da melhor forma com Centrum".

Mas pronto, há quem goste ...