6 de julho de 2010

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo ao primeiro Para lá das 24 desta semana!


Muita gente diz que o assunto já “enjoa”, mas, de facto, a transferência de Fátima Lopes para a TVI foi o acontecimento televisivo do ano. Por muito que os fãs SIC não queiram acreditar, é de facto verdade que a apresentadora de Vida Nova disse adeus à sua “casa-mãe”.


Esta foi, para mim, e para muita gente, uma notícia surpreendente. Mas não se pense que é só por Fátima Lopes ter ido para a TVI. É também por a TVI ter ido buscar Fátima Lopes. Se lhe dissesse Fátima Lopes, o que é que lhe vinha primeiro à cabeça? SIC, claro está. É um facto: a apresentadora era a mais carismática de todas as caras da estação, aquela em que os portugueses reviam a SIC e à qual associavam, de imediato o canal de Carnaxide. Não foi à toa que Fátima alcançou este “estatuto”. Cheguei a ouvir falar, por diversas vezes, em convites que recebera da concorrência, mas manteve-se sempre “fiel”.


“Porque terá então mudado?”, pergunta-se. Não sei se por questões financeiras, mas é o mais provável. Condená-la? Jamais. Está no seu direito, no direito de querer proporcionar mais e melhor aos que ama. Há quem fale também em novos projectos profissionais. Algo que a SIC não lhe daria? Hum, não creio.


Talvez a sua grande vontade seja um verdadeiro desafio, e eu, que pouco ou nada percebo disto, penso que já encontrei o seu primeiro teste: Fátima Lopes tem que provar e demonstrar que não é a SIC, tem que fazer ver aos portugueses que também poderá estar associada a outra “casa”. Conseguirá? Não sei, e de futurologia percebo muito pouco, mas o certo é que ela chegou a trabalhar no marketing de Carnaxide, logo deverá ter algumas noções daquilo que a decisão que tomou implicará. Mas não se pense que o desafio é só para a apresentadora. Muito pelo contrário, a própria TVI terá que mostrar que Fátima Lopes é TVI e não SIC, terá que dizer aos telespectadores: “Esta é a Fátima Lopes, apresentadora da TVI e não, esta é a Fátima Lopes que fomos buscar à SIC”.

Será este, sem dúvida o primeiro grande teste. Talvez aquele que influenciará todo o futuro. Se a apresentadora não o passar, corre sérios riscos, mas a estação que a contratou também. Com certeza que o publico não sintonizará na TVI para ver o que pode ver na SIC, certo? Não sei se Fátima Lopes e a TVI conseguirão esquecer parte do passado que está bem presente na mente dos portugueses, mas penso que uma boa forma de o fazer, é, em não cair no erro de a desafiar algo que já tenha feito em Carnaxide, que é como quem diz, talk-shows de day time. Não quero com isto dizer para a porem numa telenovela, ou à frente do Big Brother, por exemplo. Mas talvez se os seus primeiros projectos forem talvez num talk-show nocturno, serão colhidos mais frutos. Talvez no futuro a apresentadora esteja apta para o day time, mas agora, não. Até porque o Você na TV e As Tardes da Júlia estão num bom caminho.


Esta é apenas a minha opinião, claro está, e qual é a sua? Fátima conseguirá ser uma estrela TVI?

2 comentários:

Anônimo disse...

Eu até percebo a Fátima. Imaginem apresentar o mesmo tipo de programa durante vários anos seguidos, com assuntos e convidados a repetirem-se... E sobretudo a ver pessoas sem experiência nem anos de SIC (caso de Claudia Vieira, Diana Chaves, Marco Horácio, João Manzarra) a apresentarem programas em horário nobre... Perante isto, qualquer um teria vontade de sair da SIC. Tenho a certeza que na TVI, Fátima terá oportunidade de alternando com Júlia Pinheiro apresentar formatos de entretenimento no horário nobre no futuro. E Fátima merece. Aliás, foi assim que começou a sua carreira na SIC.

Anônimo disse...

Por mais que eles fassam a Fatima será sempre UMA CARA SIC, como alguem que disse que Claudia Vieira e Diana Chaves seriam sempre cara tvi, até percebo, mas aFatima trabalhou 16 anos na SIC jamais fára na TVI o que fez na SIC ACHO QUE ELA NÃO TEM ESPAÇO NA tvi e para mim ela voltara a sic onde nunca devia ter saido,