17 de julho de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite e bem-vindo a mais uma edição da Audimetria Semanal, a rúbrica do Televisão-Opinião e do TV Universo com a análise da semana audiométrica na televisão nacional.

Resumo da Semana

Nesta semana a RTP evidenciou-se, pelos melhores motivos. Logo no início da semana a transmissão da final do Campeonato do Mundo de Futebol garantiu bons resultados ao canal público que terminou em grande as transmissões desta competição.
Já durante a semana o destaque foi para o regresso de Quem Quer Ser Milionário - Alta Pressão que conseguiu fazer tremer Espírito Indomável, fixando-se em 2º lugar no horário das 21h, mesmo em concorrência directa com Lua Vermelha que desde esta semana também ocupou aquele horário na SIC.
Já durante o dia o regresso de Verão Total também foi feliz. As edições matinais, principalmente, conseguiram bons resultados chegando mesmo a liderar no horário 10-13h!


Estrela em Ascenção

Depois da Vida - O regresso deste controverso programa está a trazer grandes alegrias a Queluz de Baixo. Agora com Iva Domingues na apresentação, o programa centrado na medium Anne Germain conseguiu na passada noite de sexta-feira um óptimo resultado: 44,1% de share. Dados suficientes para provar que Depois da Vida resulta, ainda para mais com a competentíssima Iva Domingues na condução do mesmo.



Pior da semana

Apesar de ter recebido quatro nomeações na quinquagésima edição do Festival de Monte Carlo, Cidade Despida não tem conseguido atingir bons resultados em terras de Camões. Até os actores, que foram destingidos com a possibilidade de levar para casa um galardão, parecem não chegar ao público da estação pública. Os 14% de share que a série obteve na última sexta-feira, não contando com outros resultados à volta dos 12%, justificam essa longínqua relação entre produção-telespectadores. Já se sabe que nem todas as apostas da RTP1 ao nível da ficção obtém boas audiências. Mas, que me lembre, Conta-me Como Foi ou Pai à Força, andavam na casa dos 18 - 22 pontos.
E porque não, a direcção de programas do primeiro canal passar Cidade Despida para as 19h00 de domingo? Como podemos verificar com Um Lugar Para Viver, as coisas correm melhor..


O melhor de cada canal

RTP1 - Telejornal - Mesmo com o tempo quente de Verão, o principal informativo da televisão pública continua a ser o preferido dos portugueses. Nesta semana liderou praticamente todos os dias, deixando principalmente o Jornal Nacional da TVI bem longe. Estes bons resultados acabaram por também influenciar o sucesso do Quem Quer Ser Milionário de Malato e não deixam dúvidas que a RTP vê na informação um dos seus maiores trunfos.

SIC - E-Especial - O magazine apresentado por Ricardo Pereira e Sofia Cerveira está a voltar às antigas glórias. Sempre com um bom lead-in do Primeiro Jornal e Alta Definição, o E-Especial do último sábado não desiludiu. Com 6,3% de rating e 33,2% de share, o programa de fim-de-semana da SIC conseguiu superar a concorrência. Enquanto Portugal de Olhos em Bico se ficou pelos 3,8% de audiência média e 18,7% de share, Top+ saiu-se melhor com 4,9% de rating e 25 pontos. Boas notícias para Carnaxide, portanto.

TVI - Meu Amor - Desde há algumas semanas com uma concorrência mais competente (leia-se, Aqui Não Há Quem Viva) a novela protagonizada por Rita Pereira e Alexandra Lencastre mantém a sua hegemonia às 23h. Sempre bem perto dos 40% de share e acima das fasquia de 1 milhão de espectadores, esta novela continua a ser um sucesso independentemente do horário em que já foi exibida desde a sua estreia. Mais um trunfo, no meio de tantos, para Queluz de Baixo neste Verão!

Expectativas

A próxima semana será mais atípica quanto a novidades na televisão. Com uma programação mais "normal" a generalistas não irão fugir muito à regra quanto aos seus resultados.
Com uma SIC cada vez menos competitiva, as lutas que se podem esperar serão na maioria dos horários entre a RTP e TVI, levando a estação de Queluz uma ligeira vantagem.
No horário nobre Quem Quer Ser Milionário vai continuar a dar cartas, garantindo um seguro segundo lugar à RTP e "mordendo" os calcanhares de Espírito Indomável de uma forma substancialmente forte...

Até para a semana!

2 comentários:

Emanuel disse...

Discordo quando referes Meu Amor como o melhor da tvi.

Desde que EI anda a ser queimada com a história do intervalo...uma burrice do cerqueira, que Mar De Paixão se tem imposto, sempre a vencer, fica em 1 no top, sempre com mais de 40 de share e 13 de rat.

TVI Blog disse...

Emanuel aqui Meu Amor foi escolhida pelos resultados que faz no seu horário de exibição, coisa que a sua antecessora (Sentimentos) não fazia.
Ou seja a TVI já não agarrava 1 milhão de espectadores no horário das 23h há bastante tempo e Meu Amor consegue essa proeza, e é constantemente o 3º programa mais visto do dia.

Acho que merece ser destacado, até porque Mar de Paixão pode ser o programa mais visto mas é dentro dos resultados que costuma fazer.