23 de junho de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí mais uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Às 21.00, o Cine-Opinião está de regresso!

Fim-de-semana

É ao domingo que a RTP1 tem maiores problemas para resolver. E há várias razões para que isso aconteça: porque a sua oferta não é tão competitiva como a da SIC e da TVI (que têm melhores filmes comerciais durante a tarde e concursos e novelas em horário nobre) e porque as suas manhãs ressentem-se da folga da Praça da Alegria. E esse facto contagia grandemente o início da tarde: o Primeiro Jornal, da SIC, ao fim-de-semana ganha habitualmente ao Jornal da Tarde, da RTP1 (ao contrário do que se passa nos dias úteis), e os magazines sociais que se lhe seguem mantêm a estação de Carnaxide em alta.

No acumulado do ano, os dados existentes permitem perceber que o domingo é, de longe, o pior dia da televisão pública: 21,5% de quota de mercado, muito longe do sábado (25,8%, em que, com a ajuda das transmissões da Liga de futebol ao longo do ano, é a estação preferida pelos portugueses), e a mais de dois pontos em média dos dias úteis. Ainda neste domingo, mesmo com futebol, a transmissão do sempre apetecível jogo do Brasil no Mundial (42% de share), a RTP1 não foi além do terceiro lugar no dia (23,1), atrás da TVI (25,3) e da SIC (24,1).


O que torna claro que só o Mundial de futebol, mesmo que seja uma importante ajuda para puxar as audiências para cima, não é suficiente para operar um milagre.


Pelo contrário, o domingo é o melhor dia da SIC (apesar de este último ter sido liderado pela TVI), sendo a estação preferida em Portugal.


O país televisivo tem esta ironia: ao dia de semana, a TVI vence sem contestação. O sábado é da RTP. O domingo da SIC. Salomónico.

Nenhum comentário: