12 de junho de 2010

Audimetria Semanal


Boa noite. Seja bem-vindo à décima primeira Audimetria Semanal!

Resumo Semanal

A semana foi marcada pela partida da selecção portuguesa para a África do Sul. O Mundial já começou, e a RTP1 está a lucrar com isso. Nesta sexta-feira, o primeiro jogo do campeonato do mundo, exibido às 15:00, chegou aos 48,9% de share. Tais valores fazem-me crer que, mesmo sem os direitos dos jogos da selecção portuguesa, a SIC vai lucrar com os 18 que vai transmitir.
A pergunta "hoje dá algum jogo do Mundial?" tem ganho relevo, traduzindo-se por isso numa vontade de querer ver futebol, bom futebol.
Quem lucra com isso? O primeiro e terceiro canal.


De referir ainda a estreia de Tás Aqui Tás Apanhado. O novo programa de apanhados da estação de Carnaxide estreou bem, e marcou presença no top dos 5 programas mais vistos do dia.



Estrela em Ascenção



Perfeito Coração - A novela da SIC é destacada na edição desta Audimetria Semanal pelos passos que foi dando. Ontem, a estação de Carnaxide transmitiu o último episódio de Perfeito Coração. Resultado? 13,3% de rating e 36,5% de share. É necessário apenas relembrar o início desta novela, que começou por ser exibida aos fins-de-semana. Devido aos seus valores considerados razoáveis, a SIC decidiu apostar nesta produção diariamente. As coisas correram bem e, apesar de Perfeito Coração não ter de certa forma ameaçado a liderança das novelas da TVI, proporcionou ao terceiro canal bons resultados.
Palavras para quê?


O Pior da Semana


E-Especial já aqui foi falado e, graças aos resultados que tem vindo a obter volta a sê-lo. Desde que se efectuaram mudanças no programa, nomeadamente com o cenário, com o próprio nome, e com alguns conteúdos, que o magazine da SIC tem vindo a descer. Sinceramente, duvido que os portugueses tenham notado as diferenças que enunciei, o que me faz concluir que a concorrência está mais forte. Basta olhar para os valores do último sábado. Enquanto E-Especial fez 3,8% de rating e 21,2% de share, Top + trepou aos 6% de audiência média e 30,7% de share. Motivos de preocupação para Daniel Oliveira?



O melhor de cada canal



RTP1 - Já se sabe que aos fins-de-semana, qualquer programa em directo e à tarde costuma alcançar um resultado agradável. Exemplo disso é o
Programa das Festas que, apesar de nem sempre liderar aos sábados, consegue alcançar uma média de 25% de share. Tendo por base este aspecto e considerando que nesse mesmo directo se juntou Tony Carreira, a selecção portuguesa, e milhares e milhares de pessoas no Parque Eduardo VII, percebem-se os resultados alcançados: 6,4% de rating e 35 pontos. Força Selecção deu força à RTP1, que venceu há oito dias atrás com 26,4% de share.

SIC -
Grande Reportagem SIC - O espaço de informação da estação de Carnaxide foi o segundo programa mais visto de domingo, e conseguiu uns merecidos 10,3% de rating e 30,4% de share. De facto, este é o dia da semana que a Grande Reportagem SIC melhor resultado consegue. E penso que este pormenor, acaba por valer ao canal de Balsemão, o mérito e a credibilidade de uma das marcas da casa: a informação.

TVI - A estação de Queluz de Baixo dominou a tarde de terça-feira. O jogo entre a selecção portuguesa e Moçambique parou o país, mesmo sendo considerado um encontro particular. Os 53,5% de share que a partida obteve, comprovam exactamente isso.

Expectativas

Sem Viver a Vida, e com uma Passione fraca, Sentimentos vai melhorar a sua performance. Na sexta-feira passou a barreira dos 36 pontos, por exemplo. Por outro lado, e tal como já referi, os jogos do Mundial vão rebentar com a escala das audiências em Portugal. As partidas com a selecção portuguesa vão proporcionar à RTP1 resultados bastante elevados.
A grande prejudicada será a TVI, e principalmente a SIC, pois mesmo com direitos de alguns jogos, nos dias em que nenhum estiver na sua grelha, as coisas vão ficar "pretas". Junho vai ser o mês do primeiro canal!


Até para a semana!

3 comentários:

Emanuel disse...

Não creio que a tvi desça assim tanto.

O horário nobre não será afectado. pelo contrário...tende a subir agora com a concorrência muito fraca. As novelas tardias vão explodir em share e ajudar muito a estação.

Os morangos verão vão estar sempre acima dos 30.

Só mesmo inicio e durante a tarde a tvi vai estar abaixo dos 20 provavelmente e dos 10 também mas não irá afectar muito...

DS disse...

Emanuel, o facto de estar abaixo dos 10 e dos 20, tal como refere, prejudica. Imaginando que As Tardes da Júlia fazem 15% de share. Meu Amor obtém 35%.
Não é por Meu Amor ter um bom resultado que a TVI vai ter excelentes resultados. Tenha em atenção que o share diário é uma média. Nesse sentido, um mau resultado de algum programa, vai ser compensado por um resultado bom de outro programa. Por outras palavras, e recorrendo a um exemplo ainda mais eficaz.. Um programa até pode ter 50% de share. Mas se existir um na grelha que atinga os 5%, acredite que os 50% não vão trazer grandes frutos à estação em que foi exibido.
Por isso digo que, mesmo tendo um horário nobre forte, a TVI vai sair prejudicada deste Mundial. A TVI e a SIC, que tem um horário nobre mais fraco sem Perfeito Coração.

Emanuel disse...

DS o HN da tvi vai explodir em share a partir de segunda :)