27 de maio de 2010

Para lá das 24

Boa noite. Bem vindo a mais um Para lá das 24!

E nesta semana em que se respira e se sente o Festival Eurovisão da Canção, é incontornável não falar sobre este mesmo tema e sobre a prestação portuguesa na primeira semifinal.

Antes de mais tenho que falar da nossa cara em Oslo - Filipa Azevedo. Começou por aparecer, com um tímido sorriso, em Família Superstar. Mas desde logo o seu talento e encanto sobressaíram para grande público, acabando mesmo por vencer aquele concurso que a celebrizou.
Depois de largos meses afastada da televisão, eis que volta em Março deste ano no Festival da Canção da RTP, para interpretar a música "Há Dias Assim" a convite do Augusto Madureira. Sem conseguir a maioria dos votos por parte das público, foi mesmo com a vantagem que os júris distritais lhe concederam que Filipa e Augusto conseguiram o passaporte para Oslo.

Sinceramente, na noite do festival, o meu estado de espírito face à música escolhida para nos representar era bastante mau e pessimista. Apesar do enorme talento da Filipa, a música era demasiado triste, aborrecida, talvez, pouco "eurovisiva". E a juntar a tudo isto o próprio envolvimento em palco era também ele pouco atraente e demasiado frio. Por isso as expectativas que depositava na nossa prestação eram muito poucas.
A verdade é que todo este panorama mudou na última Terça à noite. Portugal chegou e arrasou com todo um novo brilho no palco, com uma música atraente com novos arranjos, com um coro seguro e um sorriso e uma atitude por parte da Filipa contagiantes. Tudo isto aliado à também brilhante voz da própria Filipa, Portugal ofereceu assim a toda a Europa uns magníficos 3 minutos de música, cor e até alguma magia.

No fundo o Festival da Eurovisão é isto. Toda a magia, todo o entusiasmo e todo a confiança que se deposita numa só música que afinal de contas representa todo um povo.
Filipa já nos garantiu uma honrosa ida à final, mas será que ainda nos trará mais surpresas? Resta-nos esperar por Sábado às 20h00 para ver e, acima de tudo, desfrutar!

Nenhum comentário: