2 de abril de 2010

Para lá das 24

Boa Noite! Seja bem-vindo a mais um Para lá das 24!

É já na próxima semana que se realizará a gala de entrega dos I Prémios TV 7 Dias de Televisão - 2009, no Teatro Politiama, cujo objectivo é galardoar os melhores agentes da televisão no nosso país, durante o ano que se passou. O pontapé de partida desta iniciativa deu-se ainda no ano passado e, confesso que pensei que não passasse de mais uma distinção que pouco peso teria. Hoje, percebo que a minha primeira impressão estava errada, talvez porque nessa altura ainda não se falava na cerimónia de entrega.

É de louvar a ideia da publicação do grupo Impala, até porque há já muito tempo que não se enaltecesse aquilo que de melhor a nossa televisão tem. Faz-me lembrar um pouco os Globos de Ouro de há uns tempos, aqueles em que a categoria de televisão ainda existia. Penso que este tipo de prémios faz falta, independentemente da credibilidade e/ou capacidade de quem os entrega. Tudo isto permitirá que as personalidades e os programas vencedores, e até mesmo os nomeados, recebam uma maior projecção junto do público, sem terem que se basear somente em resultados audiométricos.

Todavia, ainda existe algo que me causa alguma confusão: porque é que nenhuma estação de televisão se associa à publicação? Este facto é uma clara demonstração de que, apesar de tudo, a rivalidade entre os três principais canais ainda é a realidade. Infelizmente ainda não foi ultrapassada, mas pode ser que, num futuro próximo, isso aconteça. Afinal de contas, eventos deste género fazem falta ao pequeno ecrã.

4 comentários:

DS disse...

Eu concordo contigo, mas agora tenta colocar-te no lugar da SIC (principalmente). A Imprensa tem, para além da SIC, um vasto segmento de revistas. Faria algum sentido, a estação de Carnaxide aliar-se à Impala (concorrência).
Já a TVI, também tem publicações - Lux, por exemplo (Media Capital).
A RTP1, associou-se há pouco tempo a uma gala, com o objectivo de homenagear os profissionais de televisão, e principalmente, defender os direitos de autor.
Eu sei que tu sabes isto Tiago! E não te estou a dar nenhuma novidade.
Mas antes dos interesses televisivos, ou seja, se a gala da TV 7 Dias, passa-se na SIC, e se galardoa-se figuras da RTP1 e TVI, estão os interesses de imprensa. E como tal, é praticamente impossível existirem alianças deste género.
Eu defendo que elas existam, mas num mundo onde a concorrência é cada vez maior, isso torna-se cada vez mais difícil.

Tiago Henriques disse...

Percebo o teu ponto de vista, Diogo. Para já acho que a SIC seria a última a associar-se à Revista, uma vez que algumas das suas publicações, nomeadamente a TV Mais são concorrentes directos.E não nos podemos esquecer que a estação já tem os "Globos de Ouro"
Já a TVI acho que não teria, oficialmente, qualquer tipo de impedimento, até porque a LUX não é concorrente directa da TV 7 Dias. Já para não esquecer que a estação de Queluz de Baixo se uniu a outros grupos para algumas iniciativas, como é o caso da série "Casos da Vida". Já a RTP, sendo o canal público deveria ser aquele que mais "hipóteses" teria de se unir à TV 7 Dias, até porque, na minha opinião, este é um evento do interesses do público.

DS disse...

Na minha opinião a TVI uniu-se ao Correio da Manhã, pelo objectivo de se lançar no mercado de vender os seus produtos. Como viste, até o Equador está à venda.
Mas sim, independentemente de tudo, uniu-se à Cofina, que indirectamente é concorrente.
Acho que não faria muito sentido a RTP1 unir-se a uma revista. Mas mesmo que se aliasse, não seria um pouco descabido repetir uma gala sobre televisão? Isto porque a anterior, foi há relativamente pouco tempo.

Tiago Henriques disse...

Não te esqueças que a anterior foi uma gala em que não se distinguiu apenas a televisão. Foram apenas 3 os prémios. E esta é exclusivamente sobre televisão ;)