12 de abril de 2010

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. O duelo desta noite ocorre entre dois Pedros: o Teixeira e o Granger.


Escolhi escrever sobre Pedro Peixeira, pois sempre tive uma grande admiração por ele desde que participou na segunda temporada da série da TVI, Morangos com Açúcar. Foi lá que encontrou a sua actual companheira, Cláudia Vieira, e mãe da sua primeira filha, Maria.
A química que existia entre os dois na produção da estação de Queluz de Baixo, em 2004, trespassou para a vida real, satisfazendo o sonhos de muitos fãs da série.
De facto, a magia que o casal emanava em Morangos com Açúcar, foi um dos factores-chave para o sucesso da segunda temporada da série da TVI.
As músicas que o acompanhavam, aliada ao talento ainda verde dos dois actores proporcionaram à estação uma bonita história de amor.

A partir do momento em que Pedro Teixeira participou na série da TVI, a sua carreira artística ficou marcada por várias novelas, campanhas publicitarias e peças de teatro.
Para quem não sabe, o actor de Mar de Paixão, antes de entrar em Morangos com Açúcar, participou, em 2003, em Sorte Nula, filme assinado por Fernando Fragata.
Em 2006, fez parte do elenco de Tempo de Viver, onde interpretou Bernardo Martins de Mello.
Posteriormente fez participações especiais em Inspector Max, Casos da Vida, e não recusou cantar no programa de solidariedade apresentado por Júlia Pinheiro, Canta por Mim.
Em 2007, integrou a novela Tu e Eu e fez uma "perninha" na produção da RTP1: Paixões Proibidas.
De referir que estas duas participações foram bastante curtas. Duraram apenas três episódios. Ilha dos Amores, A Outra, Flor do Mar, foram as suas últimas novelas.
Actualmente, e tal como já foi referido, faz parte do elenco de Mar de Paixão, onde interpreta Duarte Vasconcelos.

Até ao Verão de 2009, Pedro Teixeira tinha exclusividade com a TVI. Entretanto, a imprensa não noticiou qualquer tipo de renovação do mesmo.

Para mim, e em comparação com outros actores da sua geração, o namorado de Cláudia Vieira tem talento, consegue prender a atenção do espectador, e sabe emocionar.
Quero com isto dizer que, grande parte dos seus papeis, apelam sempre ao lado sensível dos seguidores de novelas.
Apesar de eu não fazer parte desse lote, e através de vídeos do Youtube, consegui perceber que Pedro Teixeira tem jeito para interpretar personagens que exijam muito sentimento, que contenham muita emoção.

Considero-o um dos melhores actores da nova geração, e fico contente quando vejo que uma nova novela da TVI vai contar com o nome dele no elenco. É sempre uma mais-valia para a mesma.

De referir que não é só nas novelas que Pedro Teixeira dá cartas. Namorando com uma actriz que faz sucesso em publicidade, seria inevitável que ele não seguisse as suas pisadas. O último anúncio onde vimos os dois foi para a Zon, mas isso já tinha acontecido para o banco Totta & Açores.

Desejo sinceramente muita sorte para Pedro Teixeira. Espero que nos próximos tempos ele seja apontado como o protagonista de uma novela de horário nobre da TVI. Ele merece, e a estação de Queluz de baixo só tem a ganhar com isso!

Alguma vez se deu conta do enorme sorriso que o rosto de Pedro Granger alberga? Já por várias vezes dei por mim a analisar o seu sorriso. Em tudo aquilo que faz, esta é para mim a sua imagem de marca, talvez porque o associe a jovialidade. Pois é, apesar de não parecer, este actor está prestes a completar 31 anos de vida. Como se diz na gíria, “a idade não passa por ele”.

Para mim, Pedro Granger é um dos melhores profissionais cujo trabalho já tive possibilidade de testemunhar. Basta olhar para a sua enorme versatilidade: ele faz dobragem de filmes, escreve temas, interpreta-os em situações especiais, representa como se estivesse a brincar e ainda conduz programas, não esquecendo que integrou o júri de Uma Canção para Ti. Mas tudo isto tem algo por detrás. Afinal de contas, a formação que fez e vai fazendo quando tem possibilidade, trás os seus frutos. Esta é uma das razões, no meu entender, que o ajudam a desempenhar a sua profissão da melhor forma. Hoje em dia, a formação é sem sombra de dúvidas uma das maiores preocupações dos nossos actores e com certeza que esta máxima também foi uma das ideias que Pedro Granger teve em mente. É isso que distingue os bons dos maus actores.


Tal como disse anteriormente, não é só no mundo da ficção que este jovem dá cartas. Vê-lo a apresentar Rédea Solta é simplesmente fantástico. A forma como se relaciona com o público, o olhar para as câmaras, tudo. Todavia, sem sombra de dúvidas que o programa que marcou a sua carreira foi o Ídolos. Com Sílvia Alberto, Pedro Granger formava uma das duplas que mais sucesso teve e que muita gente deseja voltar a ver em acção. Quem sabe da adaptação de X Factor? Seria um sucesso, certamente.


Apesar de tudo, não são estes os seus projectos futuros. Dentro em breve, o actor terá um dos maiores desafios da sua carreira: vai dar vida ao primeiro grande vilão do seu percurso. Rui Vilhena fez o desafio, Pedro Granger aceitou e o resultado poderá ser visto dentro em breve. Estou bastante ansioso por conhecer o seu lado mau.


No entanto, há algo de que o Bernardo de Olhos nos Olhos se pode orgulhar. Todo o seu brilhante percurso fez com que conquistasse um lugar no coração de todos os portugueses. Ele é um “principezinho” que brilha num reino onde são bastantes os veteranos com talento. Aos restantes príncipes dá uma lição de representação e ajuda-os em tudo o que faz.


Pedro Granger? Simpatia, boa onda, talento ao quadrado, profissionalismo sem nada a apontar? É claro que eu sou fã, e você?

Iniciado um novo Frente a Frente, damos por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões Maria Rueff/Ana Bola:

Maria Rueff, por Tiago Henriques - 52%
Ana Bola, por Diogo Santos - 48%

5 comentários:

Leonor disse...

A Cláudia tem uma sorte... O Pedro Teixeira é lindo!

Parabéns pela rubrica!

DS disse...

Obrigado pelo elogio Leonor.

Cumprimentos ;)

Catherine Carvalho disse...

Eu gostei do que escreveram sobre o Pedro Teixeira. Admiro-o imenso e desde o primeiro momento.

Também gosto do Granger mas não tanto como o Pedro!

Obrigada por este artigo

DS disse...

Ainda bem que gostou Catherine! Já sabe: Frente a Frente às segundas-feiras!

Cumprimentos :)

Catarina disse...

Não gosto nada do Pedro Teixeira, acho que ele faz sempre de si mesmo e é aborrecido no écrã.

Do Pedro Granger sim gosto.