12 de abril de 2010

Fecho (Momentos da Minha Vida!)


Boa noite. O Fecho de hoje incluí a segunda edição de Momentos da Minha Vida.
Caso queira fazer fazer parte desta rubrica, e ser entrevistado por nós, então envie um e-mail para geral@televisao-opiniao.co.cc . Contamos consigo!


Boa noite Xavier. És o segundo entrevistado do Momentos da Minha Vida, o que significa que tens o sonho da comunicação.
Como é que ele surgiu?

Desde muito cedo percebi que gostava de comunicar.
Quando era pequeno gostava de conversar com os mais velhos, ouvir as histórias do antigamente e perceber o que estava ao meu redor.
Sempre fui muito curioso, e desde que me conheço faço imensas perguntas de modo a estar informado. Mais tarde, na escola, destacava-me sempre na oralidade. Percebi portanto que me expressava bem e que tinha algum jeito para a representação, começando eu a partir daí a fazer teatro.

Tens alguém na tua família que tenha seguido a área da comunicação?

Não, a minha família é mais ligada às ciências objectivas e aos números. Daí, no momento de escolher um curso superior, ter optado por Gestão. No entanto, percebi logo que aquilo não era para mim e mudei rapidamente para Direito.

Pelo que nos dizes-te no e-mail que nos envias-te, tens marcado presença em vários castings que se têm feito não só para a televisão, como para séries na Internet. Queres explicar um bocado melhor este teu percurso aos leitores do Televisão-Opinião?

Relativamente à televisão participei no casting para o Quando o Telefone Toca da SIC. Ainda não sei o que se passou, uma vez que os resultados não foram divulgados (segundo o que a Fremantle me disse por mail ainda não podem revelar nada). Fui ao casting dos Morangos com Açúcar, mas desisti porque a minha prioridade é a faculdade e não tenho tempo para tantas horas de gravações
O meu objectivo é apenas abraçar projectos pontuais que me permitam conjugar com a faculdade.
Neste momento tenho dois trabalhos em mão. Vou gravar uma série que numa primeira fase passará na Internet e também uns sketches humorísticos para um novo programa da Sic Radical.

Qual é para ti o melhor apresentador da televisão portuguesa? E actor? Porquê?

Relativamente aos actores, a melhor dos melhores é na minha opinião Margarida Marinho. Um bom actor tem de fazer o público acreditar em cada palavra que profere, tem de conseguir
emocionar as pessoas, tem de transmitir emoções ao público, tem de transmitir verdade aos telespectadores e, neste momento, na televisão portuguesa a Margarida é das poucas que faz tudo isso de forma sublime. Em teatro adoro ver a Filomena Cautela, ela é magnifica….
Ao contrário do que muita gente pensa neste país um apresentador de televisão não tem de ser obrigatoriamente sublime a fazer entrevistas, senão apenas os jornalistas o seriam. O que mais valorizo num apresentador é a sua energia, a capacidade de entreter as pessoas e fazer com que elas estejam coladas ao televisor. Claro que um bom apresentador também tem de ter um poder de comunicação excepcional e uma expressividade considerável. Dito isto, considero que a melhor apresentadora (no sentido de enterteiner) é Merche Romero. A energia dela é brutal, tem uma expressividade fabulosa, sabe transmitir a mensagem adequada para casa das pessoas e o público adora-a pois ela é verdadeira e não aparece no ecrã com o ar de sonsa.

Cristina Ferreira também está no meu top pelas mesmas razões que Merche. Relativamente a entrevistadores em talk-shows penso que não há dúvidas de que Júlia Pinheiro é a melhor.

Tens algum canal preferido?

Neste momento não, mas no Verão gostava da SIC.
Actualmente, nas manhãs, só escapa o Você na Tv!. Os seus opositores são uma lástima assim como alguns dos seus apresentadores. De tarde, e de vez em quando, vejo As Tardes da Júlia. De referir que o programa da Fátima Lopes é horrível, uma vez que fico logo deprimido a ver aquelas histórias.

Em termos de novelas, na estação de Carnaxide, passou a ser transmitida uma que é bastante engraçada: Caras e Bocas.

Sobre o horário nobre da TVI, considero uma autêntica vergonha aquelas horas seguidas de novelas. Prefiro ver o concurso que a Sílvia Alberto apresenta, Super Miúdos. Nele, a apresentadora não só me deslumbra como me prende ao ecrã.

Se soubesses que tinhas neste momento à tua frente, o director de programas de um canal generalista, e ele te pedisse para escolher as três melhores palavras que te descrevessem, quais seriam?

Versatilidade, Expressividade e Comunicação.

Uma mensagem para os leitores do Televisão-Opinião.

Continuem a acompanhar o excelente trabalho realizado neste Blog. Dele, destaco a rubrica Revista de Imprensa que acompanho com regularidade.
E façam o favor de ir ao teatro porque neste país fazem-se peças muito boas. Acreditem que se vão divertir mais do que estando em frente à televisão a ver 3 horas e meia de novelas em horário nobre.

Nenhum comentário: