26 de março de 2010

Fecho


Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Durante os próximos dias, irão ser divulgadas duas novidades do Televisão-Opinião, que irão marcar a grelha do blog. Não perca!
De referir ainda que, às 00:05, o Para lá das 24 estará à sua espera.


A tarde dos Óscares


A escolha de Rita Rato para o cargo de relatora da Comissão de Ética, Sociedade e Cultura, que se reuniu para avaliar o estado da liberdade de expressão em Portugal, é pouco menos do que desconcertante. Quem assistiu às audições realizadas até ao momento só pode ter ficado atónito tanto com o teor como com o tom das perguntas da deputada comunista. Por outro lado, percebeu igualmente, com toda a clareza, que, embora seja a mais inexperiente das pessoas que compõem a comissão, Rita Rato é a mais bonita.


Pois a sua eleição, ainda por cima unânime, é mais uma prova de que, pelo menos a partir de certa altura, esta comissão parlamentar começou a viver em grande parte para a televisão que transmitia as suas sessões em directo. Afinal, e em vez de uma circunspecta comunicação pública dos resultados da actividade de uma igualmente circunspecta comissão, teremos como que uma espécie de apresentação dos nomeados aos Óscares abrilhantada pela rapariga mais gira do momento. E o mais provável é que isso efectivamente faça sentido.


Resta saber se Rita Rato vai mesmo informar-nos sobre se a liberdade de expressão é observada em Portugal ou, pelo contrário, se o modelo económico dos media portugueses, o sistema capitalista em geral e a própria espécie humana não devem ser abolidos por decreto. Entretanto, porém, talvez alguém devesse aconselhá-la a olhar para o exemplo do jornal i, de forma a perceber o que são os media, o que é o público, o que são as generosidades e as crueldades que cada um deles tem para com o outro - e, enfim, o esforço que é preciso fazer para assegurar a sobrevivência de projectos e de postos de trabalho no mundo em que vivemos.

Nenhum comentário: