19 de março de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje leva até si uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Às 21 horas não perca uma noticia vinda directamente dos Estados Unidos, onde um talento português dá muito que falar!

O segredo do seu sucesso

A TVI exibiu terça- -feira à noite cinco (5!) episódios seguidos de telenovela. Com a estreia de Mar de Paixão (excelente arranque, com um bom episódio dramático na segunda-feira, a dar a conhecer a história maior da trama) e com Deixa Que Te Leve com fim à vista mas ainda sem data certa, a estação volta a ter quatro novelas portuguesas em prime time. Nada de diferente do que acontece sempre que o canal estreia uma nova aposta. Mas, desta vez, quem programou optou por dois episódios de Sentimentos (terá sido apenas um, mas partido ao meio com genérico e tudo?), sem razão aparente para o fazer, uma vez que, na prática, o tempo ocupado com a ficção foi mais ou menos o mesmo.

A TVI continua a apostar na ficção e sabe que é aí que ganha a sua batalha diária. A expectativa criada nos espectadores, a rotina conseguida em horário nobre são a garantia, para os responsáveis da estação, de que, enquanto a ficção nacional funcionar bem, o primeiro lugar está ganho. Com Meu Amor na casa do 40 pontos, com Mar de Paixão a começar nessa bitola, com Deixa Que Te Leve a rondar quase os 50 pontos nesta fase do campeonato, não há qualquer hipótese. Resta Sentimentos, qual patinho feio.

A novela de Tozé Martinho foi remetida para a meia-noite, o que a impede de conseguir competir na mesma contenda, tem tido a concorrência (forte) de Viver a Vida e da ficção internacional da SIC, e tem recebido várias críticas de alguns dos seus actores. Ainda assim, os 30 pontos de média que tem conseguido, sem ser brilhante, estão dentro dos valores médios da estação.

Nenhum comentário: