8 de março de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca o Frente a Frente, e às 21:30, o especial Cine-Opinião Óscares.

Ideia para a VH1

Teen Mom (MTV) não só é uma boa ideia como, tendo em conta o universo de onde provém, está bem executado. A história: protagonistas da série de documentários 16 and Pregnant, onde se evidenciavam casos de gravidez na adolescência, quatro jovens americanas são agora recuperadas, um ano depois, para uma nova série a propósito da maternidade entre adolescentes, incluindo os seus dilemas sobre se serão capazes de dar conta do recado, como vão acabar agora o liceu ou quando devem regressar à actividade sexual.

A primeira edição de 16 and Pregnant foi a estreia mais vista nos EUA em 2009, pelo que o sucesso é garantido. Mas não deixa de ser interessante a forma como a MTV articula o negócio com certa responsabilidade social. Num tempo de progressiva diluição de valores e de drástica exponenciação das ansiedades, a maternidade precoce, antes apanágio das classes mais desfavorecidas, é agora transversal. Ora, a MTV, que tantas vezes tem contribuído para o empobrecimento intelectual da juventude, encontra aqui oportunidade de redimir-se um pouco. Faz bem.


Para a minha geração, que já não é adolescente e ainda não tem filhos adolescentes, porém, o programa serve de pouco. Por outro lado, os pais da minha idade também têm as suas idiossincrasias. No outro dia, por exemplo, dei-me conta de que um casal vizinho está há um mês a antecipar as horas das refeições da criança, ao ritmo de dez minutos por semana, para que ela se habitue à próxima mudança da hora. E pergunto-me se não seria também interessante um programa sobre a maternidade em geral, incluindo os casos em que a simples concepção parece trazer sentido a uma vida inteira de desinteresse e fracasso.

Nenhum comentário: