23 de fevereiro de 2010

Revista de Imprensa 23/02/2010

Os primeiros 365 dias de vida do Televisão – Opinião foram ricos em notícias sobre o universo televisivo. Desde o lançamento do TVI 24 ao polémico fim do “Jornal Nacional de Sexta-feira”, nada nos passou ao lado. Deixo-lhe agora algumas das notícias que marcaram este último ano.

A primeira notícia por nós publicada foi relacionada com o “nascimento” do TVI24. Foi a 26 de Fevereiro do passado ano que a estação de Queluz de Baixo se lançou no universo do cabo. Um ano volvido e embora ainda não atinja valores muito elevados, o TVI24 já faz parte do dia-a-dia dos portugueses.

Também foi notícia por cá, o “casamento” de Herman José com a estação de Queluz de Baixo. O primeiro “filho” desta união foi “Nasci p’ra Cantar”, o programa que ocupou o horário nocturno de domingo. Chegou ao fim a meio de Setembro e perante isto, Herman decidiu fazer uma pausa na TV. Hoje está dedicado aos seus espectáculos e faz aparições esporádicas em programas de televisão.

Uma das grandes “bombas” dos últimos tempos foi sem dúvida a saída de José Eduardo Moniz da TVI. Depois de 11 anos à frente da estação, o marido de Manuela Moura Guedes disse adeus ao cargo que ocupava. À sua espera estava o lugar de vice-presidente do grupo Ongoing, que ainda hoje ocupa. Como não podia deixar de ser, o Televisão – Opinião também esteve “em cima do acontecimento”.

Com o “adeus” de José Eduardo Moniz, a TVI decidiu acabar com o “Jornal Nacional de Sexta-feira”. O assunto causou muita polémica e ocupou vários posts do Televisão – Opinião. Hoje, o processo ainda não foi resolvido e provavelmente não o será nos próximos tempos.

Mas não só a TVI marcou presença nas nossas notícias. Foi durante o mês de Agosto que se ficaram a conhecer algumas das novidades SIC para a reentre televisiva. Aquelas que maior destaque tiveram, foram das que também maior sucesso alcançaram. “Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios” e “Ídolos” marcaram o ano, e ainda hoje são recordados pelo público português.

Relacionado com a RTP, está o post que maior número de comentários obteve: 173! O motivo era simples: “Dança Comigo no Gelo”. Um programa inovador no nosso país que retratava uma modalidade recente. Os resultados audiométricos não foram dos melhores, mas o programa acabou por também marcar aqueles tempos, uma vez que foram várias as polémicas a que esteve associado.

Foi em finais de Novembro que se começou a falar das novas séries sobre vampiros. Como não poderia deixar de ser, o Televisão – Opinião esteve sempre alerta e trouxe até si todas as novidades. Três meses volvidos e estes produtos já são do conhecimento do público. “Destino Imortal” até já terminou, enquanto que “Lua Vermelha” continua a animar as noites de fim de semana.

Estas notícias sobre vampiros fizeram com que falássemos de algo que causou muita polémica na altura: a mudança de Angélico Vieira para a estação de Carnaxide. Segundo a imprensa da época, esta transferência esteve quase a sair até que, há última hora, o actor voltou atrás e renovou contrato com a TVI. Talvez no seguimento desta novidade, a estação de Queluz de Baixo decidiu presentear os fãs da banda que saíra de “Morangos Com Açúcar”. Foi por esta altura que aqui anunciámos, em primeira mão, o regresso dos D’ZRT. Actualmente, por todo o lado se sente o “feeling” desta banda.

Recentemente, falámos-lhe do possível ingresso de Manuel Luís Goucha na estação de Francisco Pinto Balsemão. Baseados numa revista de Televisão, trouxemos até si aquela que poderia ter sido a transferência mais sonante dos últimos tempos. Todavia, não passou de um rumor e hoje, o companheiro de Cristina Ferreira está prestes a estrear-se a solo, no TVI 24.

Estas foram as selecções da nossa equipa, nesta que foi uma Revista de Imprensa muito especial e que serve de comemoração do primeiro aniversário do Televisão – Opinião. Amanhã, regressamos ao formato habitual, com algumas novidades.

Nenhum comentário: