28 de fevereiro de 2010

O Protagonista


O Protagonista desta semana não é um pessoa, nem uma dupla, ou um programa. O que vou destacar este domingo é a tragédia que atingiu a Madeira nos últimos dias.

Foi há cerca de uma semana, que o mau tempo afectou o arquipélago português. E foi há oito dias que a vida dos madeirenses se tornou um pesadelo. Pontes caídas, estradas cortadas, ruas inundadas, desabamento de terras, desmoronamento de casas, mortes, feridos, prejuízos, foram estes os problemas que o arquipélago da Madeira se debateu.
O destaque informativo sobre o que se passava na ilha foi imediato, mas destaco principalmente a RTP1, que, a um sábado (20 de Fevereiro), colocou um Especial Informação às 19:00, antecipando-se assim à concorrência. Às 20:00, desse dia, o Telejornal atingiu os 15% de rating, tendo posteriormente liderado durante quase toda a semana.

Na minha opinião, foi a RTP1, que melhor se comportou nesta tragédia, que preocupou todos os portugueses. Apesar de todos os canais terem mandado os melhores jornalistas para o terreno, foi a estação pública que esteve mais presente. E isso notou-se nas audiência. Os portugueses preferiram a RTP1, tiveram confiança nela, tal como acontece na maioria das vezes nas eleições.

Mas a informação da estação pública não se ficou apenas pelo Telejornal, ou pelo Especial Informação. Para além do Jornal da Tarde, que, em alguns dias, foi transmitido directamente do arquipélago, Portugal em Directo também marcou presença no mesmo. Dina Aguiar esteve, por exemplo, na sexta-feira, a apresentar o programa de lá. Mas este noticiário regional, tem algo que interessa aos portugueses: a metereologia. Foi lá, que, por volta das 18:55, muitos se informaram sobre as condições metereológicas do dia seguinte, e tudo o mais.

É por isso que, e indepententemente da SIC ter mandado Pedro Mourinho, José Manuel Mestre, Maria João Ruela, Rita Ferro Rodrigues e Pedro Coelho (o meu jornalista preferido), e da TVI ter enviado, por exemplo, Hugo Matias e Pedro Carvalhas, a RTP1 esteve melhor.

Apesar das três estações terem lançado números telefónicos para ajudar a ilha, e até da estação de Carnaxide ter preparado uma gala especial para esta noite, onde o Presidente da Republica marcará presença, foi o primeiro canal que se antecipou na informação. E isso notou-se ao longo de toda a semana.
Se me competisse a mim dar notas, elas seriam desta maneira:

RTP1 - 9,5
SIC - 8,5
TVI - 7

Obviamente que falar deste tema, pressupõe igualmente referir a prestação dos canais por cabo. Foi a SIC Notícias a principal "beneficiada" com a situação, uma vez que, em alguns dias da semana, ultrapassou os 5% de share.
A própria RTPN subiu na tabela dos 10 canais do cabo mais vistos, assim como o TVI 24, que apesar da sua reduzida audiência, conseguiu marcar presença na mesma.

Falar de tudo o que se passou na Madeira, exige mais, muito mais. Mas é focado na informação, que fiz esta minha avaliação do Protagonista.
Para a semana há mais!

Diogo Santos

Nenhum comentário: