27 de fevereiro de 2010

Fecho

Boa noite. O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca uma notícia sobre Carlos Costa, ex-concorrente do Ídolos, assim como, uma novidade sobre o concurso da SIC.
De referir que amanhã, o Melhor & Pior da Semana, vai ocupar todo o domingo, com edições das 10:00 às 12:00, e das 22:00, às 24:00!

Maturidade precisa-se

É fácil acreditar que, como prometeu Marco Horácio, haja sketches de Notícias em 2.ª Mão (SIC, diariamente depois das 21.00) susceptíveis de se tornarem "míticos no YouTube". Quem ouvia Caixilhos & Laminados, da Rádio Comercial, ou acompanhava o trabalho de Horácio e Eduardo Madeira em qualquer um dos outros suportes em que vinham trabalhando, conhece bem a capacidade mimética de ambos - e, quando viu abrir-se o ecrã para um quadro em que Jorge Jesus é o "especialista em língua portuguesa" e o chamado "Barbas", o seu "assistente de dicionário", percebeu de imediato que há ali potencial.

Mas o resultado final, para já, é limitado. Os sketches são curtos e, aparentemente, preparados demasiado depressa. Tanto os Gato Fedorento como Herman José andam demasiado por ali ("António e Rosinda Melo" são obviamente um pastiche simultâneo de "Nelo e Idália" e de "Diácono Remédios", para citar apenas o exemplo mais flagrante). E o público ao vivo, que é claramente o mesmo de Levanta-te e Ri (e de Fernando Rocha em particular) comporta-se de forma boçal, rasgando em gargalhadas gu- turais a pretexto dos ganchos mais corriqueiros do humor físico.

Talvez se possa esperar uma subida da qualidade ao longo das próximas semanas. Para já, no entanto, e embora seja previsível o êxito de algumas personagens no universo da Internet, trata-se de um programa pouco vocacionado para o prime time de um canal generalista à procura de reinventar-se. Mesmo se as audiências da primeira edição (9%, correspondentes a 22,6% de share), e apesar do predomínio da classe C2, não se mostram completamente decepcionantes.

Nenhum comentário: