26 de fevereiro de 2010

Fecho

O Fecho de hoje inclui uma crónica da autoria de Joel Neto, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca a final dos Escolhidos.


A Nigella morde

É talvez o melhor programa de culinária a que, por estes dias, temos acesso na televisão portuguesa - e é, muito provavelmente, a mulher mais sexy que nos entra diariamente em casa. Talvez essa sensualidade tenha a ver com o sotaque britânico de Nigella Lawson. Talvez tenha a ver também com as suas formas generosas. Mas tem seguramente muito mais a ver com a forma como ela prova os seus próprios cozinhados. Como ela os devora.


Nigella Bites, magazine da BBC que a SIC Mulher exibe todos os dias em diversos horários, é uma pequena pérola de simplicidade, de instrução e, já agora, de erotismo. Esteja num estúdio de televisão, esteja em viagem pelos antípodas ou esteja apenas no seu apartamento de Londres, Nigella está sempre a experimentar e está sempre a sorrir. Tem 50 anos (ou 45, uma vez que os programas actualmente em exibição são de 2004/2005), mas parece uma rapariga de 30, talvez até menos do que isso.


O programa não tem um modelo definido. Há passeios, há entrevistas, há declarações em tom explicativo na direcção da câmara. No fim, porém, resta sempre a gula: aquele olhar que Nigella faz para a sua obra, o imenso desejo que sente por ela, o ardor com que se entrega à prova (eu ia dizer degustação, mas é palavra estilizada de mais) da iguaria que acaba de preparar. E, lá pelo meio, quase sempre, a mesma declaração, acompanhada de um sorriso: "Vocês já sabem que a minha preocupação com a higiene não é grande coisa…" "Higiene", ali, quer dizer "pompa" (a "pompa" dos gourmets, isto é). E quer dizer também "artificialidade", "convenções sociais", mesmo "saúde". É hedonista, claro. E é perigoso, numa sociedade que engorda todos os dias. Mas sabe tão bem…

Um comentário:

Anônimo disse...

Gosto do programa mas tenho saudades dos programas do jaime oliver também da sic mulher. Acho-o bastante superior a esta senhora.
Paula