10 de fevereiro de 2010

Fecho

O Fecho de hoje incluí uma crónica da autoria de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.
Às 21:00, não perca a segunda edição do Cine-Opinião.
Voltamos a relembrar que está a decorrer um passatempo no blog, a propósito do nosso primeiro aniversário. Se quer ganhar um telemóvel e um livro da autoria de Ricardo Araújo Pereira, clique aqui!

Ainda neste Fecho, queremos agradecer a quantidade de visitas que hoje recebemos, e que ainda estamos a receber. A nível de comentários, ultrapassamos nesta quarta-feira as mil participações. Muito, mas muito obrigado!

A queda de Daniela

Entre a estreia de Investigação Criminal, na SIC, a 10 de Janeiro, e o último episódio transmitido pela estação, no último domingo, passou um mês. E mais de meio milhão de espectadores. A chegada de Daniela Ruah à SIC bateu todos os recordes de uma série internacional, atingindo um 1,136 milhões de espectadores (com 44,4% de quota de mercado) no segundo dos dois episódios exibidos no primeiro dia. No domingo passado, a série não foi além de 494 mil espectadores. Ou seja, menos 642 mil espectadores do que na estreia.

Que justificação há para uma queda assim tão abrupta, que levou, de resto, já a SIC a reduzir no último fim-de-semana a exibição de dois para apenas um episódio? Terá sido a estreia de Ruah que despertou a atenção?

Claro que sim, mas a actriz portuguesa continua, e bem, na série policial norte-americana. Será a hora de exibição? Aparentemente, não, porque foi neste mesmo segmento horário (mais minuto, menos minuto) que a série conseguiu o brilharete na primeira semana.

São estes factores externos e imponderáveis, não controláveis por uma direcção de programas, que fazem das audiências um sortilégio que já provocou dores de cabeça a muitos directores, mesmo aos que agora estão na bancada e se dizem alarmados com descidas tão vertiginosas. Ainda assim, a SIC, que parecia ter o início das tardes de domingo bem seguras, tem ali um novo problema para resolver. E não me parece que seja Flashfoward que o resolva junto do público mais velho e de targets mais baixo

Um comentário:

Por Outro Olhar disse...

A redução do número de episódios deve-se ao facto de a série ainda ter poucos disponíveis. A SIC não pode exibir episódios que ainda não foram para o ar nos EUA, por isso tem de esperar...