2 de novembro de 2009

Frente a Frente

Boa noite. Seja bem-vindo ao Frente a Frente desta semana. Depois do confronto entre a "Praça da Alegria" e "Você na TV", hoje o duelo é entre a SIC Notícias e a RTPN.



No ar desde o dia 8 de Janeiro de 2001, a SIC Notícias é o canal líder do Cabo. Foi o primeiro canal temático especializado em informação, e deixa a concorrência a milhas. Nem com o aparecimento do TVI 24, os seus resultados saíram prejudicados. Notou-se mesmo um aumento.
A verdade é que os seus programas são bons. Desde o "Imagens de Marca", às duas temporadas de "Vencer o Cancro", passando pelo "Opinião Pública", e sem esquecer "60 Minutos" e o polémico "Tempo Extra". A SIC Notícias tem conteúdo, coisa que não encontro muitas vezes no TVI 24. As notícias acontecem e lá está o canal a divulgá-las.
Não sou espectador assíduo dos vários canais de informação, mas de quando em vez acompanho um ou outro programa, e é lá que me informo.
E mesmo não os vendo todos os dias, através do que leio, nota-se que o TVI 24 está mais direccionado para o desporto, transmitido vários programas onde o futebol é o centro das atenções. Já a SIC Notícias direcciona-se mais para a informação global, assim como a RTPN.
Para mim, como espectador, o TVI 24 não compete com a qualidade destes dois canais.


Tanto na SIC Notícias, como na RTPN, encontramos os melhores pivôs, os melhores jornalistas, e os melhores conteúdos.
A verdade é que o canal temático da estação de Carnaxide vence, pois é ele que na maior parte das vezes consegue entrevistar as personalidades do momento ou mesmo transmitir a informação quando certos acontecimentos se desencadeiam.
Conclusão: em equipa que vence, não se mexe. E a direcção da SIC sabe disso.Foi o primeiro canal RTP no cabo. Chegou às televisões no último dia do mês de Março de 2004, e aí permanece nos dias de hoje. Não é líder, nem pouco mais ou menos. Mas cumpre a sua missão, é uma alternativa. A meu ver, muitos dos seus programas chegam a ser de altíssima qualidade. Alguns já foram reconhecidos e chegaram ao primeiro canal do estado, outros ainda permanecem "exclusivamente" na RTP N.

Sou um fã particular de "À Noite as Notícias", e quando posso dou sempre uma vista de olhos. Sou um grande seguidor do trabalho de João Adelino Faria e gosto imenso do formato que este apresenta neste canal, não esquecendo o grande pivot que é Hélder Silva. É, a meu ver, um dos programas centrais do canal de noticias da RTP. Também gosto de "Fala com Elas" que é um formato bastante bom, e único nos três canais de notícias nacionais. Quando posso também dou uma olhadela por "Trio de Atque", que tem os melhores comentadores desportivos nacionais. Para mim, é o melhor do género.

Outro programa que também aprecio na RTP N é o recentemente estreado "Conversas de Escritores", que coloca José Rodrigues dos Santos num formato diferente (mas igualmente bom) daquele que estamos acostumados a vê-lo. Como estes que enunciei, de muitos outros formatos se faz a grelha da RTP N, onde os pivot's são bastante eficientes e profissionais. Uma grelha onde a inovação e diferença são parte principal. Com o passar dos tempos, penso que a RTP N é bem capaz de conseguir fazer frente à SIC Notícias e assim o espero. Os seus trabalhadores merecem ver o seu trabalho reconhecido. Afinal "de notícias se faz o nosso mundo"...


Iniciado um novo Frente a Frente, dou por encerrado o anterior. Neste sentido, aqui fica o resultado da enquete que opunha as opiniões "Praça da Alegria"/"Você na TV!":

"Você na TV!", por Tiago Henriques - 66%
"Praça da Alegria", por Diogo Santos - 34%
Inicia-se então outra sondagem para averiguar qual das opiniões deste Frente a Frente foi a mais forte. Vote!

2 comentários:

Miguel disse...

A SIC notícias é sem dúvida melhor. Quando alguém diz que devia haver projectos novos e notíciário maiores, talvez não saiba que como disseste: Em equipa que ganha não se mexe.

SIC N é dos únicos ou mesmo o único canal noticioso que lidera na Cabo, a nível mundial...

Parabéns SIC N!

* Ainda estavam a dizer que a SICN ia ser ameaçada pela TVI24... Nem a RTPN afecttou... Por isso cada um está com a audiência correspondida à sua qualidade.

TVI Blog disse...

Então Miguel se cada canal está com a audiência correspondida à sua qualidade o mesmo se deve passar com a generalista.
Sem dúvida que a Equipa que ganha não se mexe. Logo a quantidade de novelas por vocês criticadas.

A SIC está com 21% porque a sua qualidade é mísera e a TVI com 28% porque a sua qualidade é superior.

Será assim Miguel, isto são palavras tuas... dá que pensar