27 de setembro de 2009

Notícias - Aparato e novas tecnologias são trunfos da noite eleitoral


Gráficos interactivos, estúdios equipados com a tecnologia mais recente no tratamento de dados e até um helicóptero para acompanhar o desfile do vencedor, vão partilhar com os comentadores a atenção dos espectadores na noite das eleições.

Nas três estações generalistas ultimam-se os preparativos para a noite eleitoral de amanhã. Além dos painéis de comentadores convidados, os canais apresentam as novidades tecnológicas como trunfo para manterem os espectadores sintonizados e a par dos resultados mais recentes. As emissões serão em simultâneo com os respectivos canais de notícias no cabo. Estes asseguram o rescaldo da eleição ao início da madrugada. Sem esquecer os directos a partir das sedes partidárias.

A RTP pretende prolongar o grafismo do estúdio às sedes dos principais partidos. Em cada uma delas foi criado um espaço onde ao longo da noite o jornalista destacado vai recolhendo impressões dos membros partidários.

Em estúdio a emissão, que começa às 19 horas, é conduzida por José Alberto Carvalho, Judite de Sousa e José Rodrigues dos Santos. Marcelo Rebelo de Sousa e António Vitorino são os comentadores convidados. Pedro Magalhães, coordenador de sondagens da Universidade Católica, analisa os resultados. Depois da meia-noite, a estação pública promove um debate com representantes das forças políticas com assento parlamentar.

De acordo com a informação divulgada, as contas dos resultados serão feitas por um "dispositivo tecnológico inovador", através de gráficos interactivos e de um "simulador de maiorias".

Na SIC foram instalados palcos em dois estúdios e um no meio da redacção. Cabe a Rodrigo Guedes de Carvalho "distribuir o jogo", também às 19 horas, que conta com dois painéis de comentadores distintos, além do dos representantes dos partidos. De um lado os jornalistas Ricardo Costa, António José Teixeira e o responsável da Eurosondagem, Rui Oliveira e Costa. Do outro António Barreto, José Miguel Júdice, Pacheco Pereira, Lobo Xavier e António Costa.

O jornalista Bento Rodrigues fica responsável pela divulgação de resultados num estúdio equipado com meios tecnológicos (informática e grafismo automático). A estação também anunciou que terá a postos um helicóptero para "acompanhar o percurso do vencedor", bem como duas motos, criando assim um sistema de "mobilidade total".

A TVI também promete novidades tecnológicas, e não só, mas prefere não as revelar. A informação divulgada revela que serão Lurdes Baeta e Pedro Pinto a apresentar a edição especial, a partir das 20 horas, com Constança Cunha e Sá e Miguel Sousa Tavares no painel de comentadores. Henrique Garcia conduz um "Roda Livre Especial Eleições" com Rui Ramos, Manuel Vilaverde Cabral e Pedro Adão e Silva.

Fonte: Jornal de Notícias

Nenhum comentário: