Boa noite, este é o último Fecho do mês de Setembro. Hoje o destaque vai para "Perfeito Coração". Esteja atento.
"Perfeito Coração" chega dia 17
O dia de ontem foi ganho novamente pela TVI, com 28.5% de share, seguindo-se da RTP1, que obteve 24.1%. Já a SIC não descola do terceiro lugar, ficando-se ontem pelos 22.8% de share. O segundo canal do estado conquistou 5.6%.
No seguimento de segunda-feira, a telenovela Deixa Que Te Leve continua no primeiro posto, com 14.2% de rating e 34.7% de share.
O Telejornal sobe ao 2º lugar, obtendo 12.3% de rating e 31.1% de share, seguido do Especial Informação de análise ao discurso de Cavaco Silva, que se ficou pelos 11.4% de rating e 27.3% de share.
No quarto lugar, surge o Gato Fedorento Esmiúça os Sufrágios, que tem vindo a descer de dia para dia. Ontem conquistou 11.3% de rating e 27.7% de share.
A fechar o top surge Sentimentos, que ontem alcançou 11.2% de rating e 31.7% de share.
O acesso ao horário nobre continua como habitual, com Morangos com Açúcar a conquistar o primeiro posto, com 10% de rating e 35.9% de share. A 0.2% dos 8% ficou O Preço Certo, que ainda assim alcançou 28.9% de share. No ultimo lugar continua Nós por Cá, que ontem se ficou pelos 4.6% de rating e 16.5% de share.
Os blocos noticiosos dos canais privados andaram equilibrados, levando o Jornal Nacional uma pequena vantagem.
No campeonato dos concursos, o Jogo Duplo continua a levar vantagem face a Salve-se Quem Puder, que ontem desceu ainda mais fazendo apenas 18% de share. Já o duelo Caminho das Índias/Flor do Mar continua renhido em share,ficando-se a telenovela portuguesa com 35.8% e a brasileira com 31.7, quanto a ratings, Flor do Mar leva grande vantagem (9.2% contra 7.7%).
É já esta semana que o “Salve-se Quem Puder” se despede dos ecrãs da SIC. O derradeiro programa será emitido este sábado, e será uma emissão bastante especial.
As duas equipas serão constituídas na sua totalidade por famosos que já passaram paredes. Pela equipa vermelha, as “Papa Paredes”, Vânia Oliveira (ex-Delirium), Andreia Rodrigues e Raquel Strada. Já a equipa azul, os “Paredes”, é constituída por Alexandre Silva, Pedro Guedes e Marco Medeiros.
A emissão promete muita animação, e para não variar, muita água, já que até o público irá a banhos. A não perder, este sábado após o “Jornal da Noite”.
Ainda está “verdinha” no Brasil, e é aguardada com bastante expectativa em território nacional, mas já tem substituta. A sucessora de “Viver a Vida” é “Passione”. A assinatura da trama será de Sílvio de Abreu, autor de grandes sucessos, como "Senhora do Destino." Um dos actores escalados para a aposta é Marcelo Anthony, que viverá o papel de piloto de stock car.
Grupo espanhol Prisa conseguiu finalmente vender parte da Media Capital, dona da TVI, à Ongoing, que já tem participação no grupo concorrente Impresa, dono da SIC. Autoridade da Concorrência e Regulador dos Media vão analisar, enquanto regulador dos mercados suspendeu acções para definir se é preciso lançar OPA
A TVI volta a estar na esfera de influência de José Eduardo Moniz. A Ongoing, grupo no qual assumiu a vice-presidência em Agosto, acaba de comprar uma posição de 29,69% da Media Capital, com possibilidade de chegar aos 35%. Uma operação que avalia a Media Capital em 450 milhões de euros, pelo que o investimento da Ongoing será de 134 milhões de euros. Ao que o DN apurou, o negócio não envolve a transferência de dinheiro vivo, antes o assumir de parte da dívida da Prisa pela Ongoing.
Embora o contrato de rescisão de Moniz impeça o seu regresso à TVI, a verdade é que por via das novas funções assumidas no grupo liderado por Nuno Vasconcellos,a estação de Queluz volta a estar sob a sua alçada. No entanto, ao que o DN apurou, a operação não representa o regresso físico de José Eduardo Moniz à estação de televisão de onde saiu a 5 de Agosto. Pelo menos para já. O comunicado da Media Capital adianta que "Nuno Vasconcellos [presidente da Ongoing] será proposto como novo presidente" do grupo da TVI, mas tendo em conta a reconhecida experiência de Moniz na área da televisão, será lógico que seja o principal responsável pelas opções estratégicas que vierem a ser tomadas - aposta em determinados conteúdos e mercados, por exemplo.
Nuno Vasconcellos concretiza assim o que assumiu como um dos objectivos estratégicos da Ongoing, a 10 de Agosto, na apresentação de José Eduardo Moniz como vice-presidente do grupo: "uma participação na gestão de uma televisão". E se na altura o empresário, que detinha já uma posição superior a 20% do capital da Impresa, falou em dar prioridade a um reforço na posição do grupo de Francisco Balsemão, as mais recentes declarações do líder da Impresa devem ter desfeito quaisquer dúvidas sobre a opção que Nuno Vasconcellos teria de tomar para poder ter uma palavra a dizer na gestão de uma televisão (ver texto em baixo).
Após as notícias de 1 de Agosto que davam como certa uma tomada de posição da Ongoing na Media Capital, agora os comunicado emitidos pela Media Capital e pela Prisa, às entidades reguladoras do mercado bolsista em Lisboa e em Madrid, não deixam dúvidas: "o grupo Prisa venderá à Ongoing 29,69% das acções representativas do capital social e do direito de voto da Media Capital, garantindo à Ongoing a venda de uma participação adicional que permita atingir os 35% das acções".
Recorde-se que, no final de Junho, Sócrates impedira a compra de 30% da Media Capital por parte da Portugal Telecom (PT), para evitar quaisquer leituras políticas. Assim, o negócio que em Agosto foi visto pelo mercado como uma forma decontornar o veto governamental - a Ongoing tem uma participação de 6,74% na PT, a quinta maior accionista da empresa de telecomunicaçãos, acaba por se concretizar apenas um dia depois da reeleição de José Sócrates.
Parece que o regresso de José Eduardo Moniz à TVI está cada vez mais eminente. A Prisa chegou a acordo com a Ongoing para a venda de 35% da Media Capital, grupo de comunicação social cuja referência é precisamente o canal de Queluz de Baixo.
“A Prisa e a Ongoing Strategy Investments alcançaram um acordo para o desenvolvimento de operações comerciais e de conteúdos. Mediante este acordo, pendente das autorizações reguladoras e administrativas oportunas, a Ongoing adquire 35% da Media Capital, o grupo líder de comunicação português, controlado pela PRISA. A empresa Media Capital foi avaliada em 450 milhões de euros”, anunciou o grupo espanhol.
A Media Capital, o grupo líder de comunicações em Portugal, que detém também o Rádio Clube Português, foi avaliada em 450 milhões de euros.
A Ongoing detém ainda uma participação de 23,5 por cento na Impresa, da qual faz parte a SIC.
"Pontapé de Saída" distinguido
O programa desportivo da RTPN foi distinguido pela Associação de Jornalistas de Desporto.
"Pontapé de Saída" é emitido desde 2006, sendo transmitido em directo à quinta-feira, a partir das 23 horas e repete à sexta-feira às 13h e à 1 hora. Tem também transmissão na RTP Internacional e RTP África.
Na entrega do prémio, António Florêncio, presidente do CNID, referiu que este formato é "uma lufada de ar fresco, um espaço onde se fala pouco de árbitros e muito de futebol". Quem recebeu o prémio foi Manuel Fernandes Silva, o apresentador. O jornalista falou à imprensa sobre a simbologia do galardão: "É um reconhecimento pelo trabalho de toda a equipa que faz que com que o programa seja um sucesso", conta. "E o melhor reconhecimento foi sermos distinguidos pelos nossos pares, ou seja, por jornalistas da área do desporto. É também um incentivo para continuarmos com o nosso trabalho".