5 de março de 2009

Notícias

RTP1 estreia novos episódios de "A guerra"


A RTP1 estreia na próxima quarta-feira a segunda fase de "A guerra", o documentário da autoria de Joaquim Furtado. Os novos episódios incidem sobre o período de 1964 a 1970. A terceira série está em produção.

Segundo o autor, não há grande diferenças entre este formato e o anterior já que se trata de um projecto de continuidade. E tal como no primeiro serão "reveladas muitas informações novas e clarificadas outras menos novas", como a utilização de napalm ou as negociações entre as forças armadas portuguesas e a Unita. Questões que eram "sussurradas" mas que agora são assumidas nos depoimentos.

Para esta nova temporada de nove episódios, que vão para o ar dia 11 de Março às 21.30 horas, contribuíram pessoas que contactaram com Joaquim Furtado já depois dos primeiros documentários terem ido para ar entre Outubro e Dezembro de 2007.

"A série conseguiu, à sua maneira, desbloquear muitas matérias relativas à guerra colonial. Ex-combatentes com memórias dolorosas foram estimulados a contá-las porque ouviram outros relatos", explicou durante a apresentação dos novos programas.

Além das imagens, o autor recolheu mais de 600 horas de depoimentos de ex-combatentes e de pessoas ligadas aos movimentos independentistas dos três países (Angola, Moçambique e Guiné-Bissau) e, apesar de sublinhar que o essencial destas conversas integram as emissões, o material excedente poderá vir a ser utilizado em livro.

Mas até esse projecto se iniciar, Joaquim Furtado ainda tem em mãos a conclusão da série documental, "os quatro ou cinco anos" que se seguiram ao período agora retratado, que conta ter pronta "até final do ano". Um dos motivos que tem levado à demora na produção dos episódios foi a necessidade de se contextualizar os acontecimentos. "Dar às pessoas a informação do que se ia passando nos três territórios para terem uma visão de conjunto", revelou.

Em relação ao sucesso que a primeira parte do trabalho registou - distinguida no Festival de Televisão de Monte Carlo - Joaquim Furtado disse não estar surpreendido. "Uma das razões que me levou a fazer a série foi a noção de que os portugueses conheciam muito pouco desta realidade".


Fonte: Jornal de Notícias

4 de março de 2009

Notícias

Sic volta a cair para terceiro lugar

A SIC voltou a cair para terceiro lugar nas audiências no mês de Fevereiro ao registar, no total do dia, um share de 24,4 por cento. A estação, agora dirigida por Luís Marques e que sofreu alterações na estrutura, perdeu quota de mercado face ao resultado que alcançara em Janeiro, quando registou um share de 25,9 por cento.

Em Fevereiro, a estação mais vista foi mais uma vez a TVI, com um share total de 28,7 por cento (em Janeiro registou 28,9 por cento), seguida da RTP 1, que ficou em segundo lugar com um share de 25,9 por cento (em Janeiro teve 25,4 por cento). A RTP 2 teve cinco por cento de share (em Janeiro registara 5,3) e o cabo 16 por cento (mais 2,5 do que no mês anterior).

Também no horário nobre (das 20h00 às 24h00) liderou a TVI, com 33,4 por cento. Curiosamente, nesse horário a SIC ficou em segundo lugar com um share de 24,5 por cento, enquanto a RTP 1 registou apenas 23,9 por cento.

Fonte: Correio da Manhã

Audimetria - 03/03/2009


Boa tarde.
Ontem o blog não foi actualizado por falta de tempo. Hoje o mesmo não se irá suceder.

As notícias não são animadora para a Sic. Cada vez mais consolida o terceiro lugar com os míseros 21%/22% de share. Tem-se tornado frequente também a concorrência da Rtp em relação à Tvi.
No dia de ontem, o Jornal Nacional foi o mais visto dos noticiários graças ao Feitiço de Amor das 19 horas, que por acaso não entrou no Top5.
Obviamente que as novelas da Tvi lideraram a tabela dos mais vistos, com excepção de Olhos nos Olhos que viu a sua rival Caminho das Índias aproximar-se (7,4% de ratio e 33,8% de share contra 5,8% de ratio e 28,7% de share).
Destaque ainda para os 30 minutos da Rtp que continuam a ter bons resultados, ao contrário de Nós Por Cá que não evolui. Podia Acabar o Mundo sem comentários a apresentar e Tá a Gravar com 25% de share.

2 de março de 2009

Programas


A RTP 1 estreou esta segunda-feira, pelas 14.15 horas, mais uma novela da chancela da TV Record. “Chamas de Vida”, o seu nome, tem no elenco nomes como os de Guilherme Leme, Dado Dolabella, Jussara Freire.

A história amorosa desta novela sustenta-se no reencontro de Pedro, bombeiro, de fracas posses, com Carolina, produtora endinheirada. A dupla conheceu-se na infância mas perdeu o contactos durante largos anos. Voltarão a encontrar-se durante um incêndio.

Audimentria - 01/03/2009


O dia de ontem é marcado pelo aguardado regresso da Sic ao segundo lugar. O seu programa mais visto não está no top 5 dos mais vistos, mas ficou em sexto lugar - Jornal da Noite, com 11,2% de ratio e 26,1% de share. A Rtp conseguiu colocar o Telejornal e as Escolhas de Marcelo Rebelo de Sousa no top, sendo que a Vila Faia foi o programa mais visto entre as 19:00 e as 20:00 horas.
É de destacar o Equador que regressou à liderança, depois de na semana passada ter sido batido pelo Não Há Crise na Sic, que este Domingo não passou os 22% de share.
Verdade seja dita, este fim de semana, o programa de humor da estação de Carnaxide não fez resultados nada espectaculares.
Destaque ainda para a Reportagem Sic, que nos últimos Domingos não tem agarrado tantos espectadores ao ecrã. Porque será?

Por fim, questiono ainda quanto terá tido o Fama Show. Será que depois dos 900 mil espectadores no ínicio de Fevereiro, esta semana com o seu primeiro aniversário chegou ao milhão?

Notícias

Flor-de-Lis... 'boa' venceram festival

Mais de metade dos júris nacionais deram a pontuação máxima à canção interpretada pelos Flor-de- -Lis. A vitória foi confirmada pela votação do público, que, no entanto, preferiu Luciana Abreu Surpreendidos e incrédulos. Foi no meio de muitos sorrisos nervosos que os seis elementos dos Flor-de- -Lis, no sábado à noite, no final da 45.ª edição do Festival da Canção 2009, deram os primeiros autógrafos, depois de eleitos representantes portugueses para o Festival da Eurovisão, que se realiza entre 12 e 16 de Maio, em Moscovo, na Rússia.

A vitória, com a canção Todas as Ruas do Amor, apanhou-os completamente de surpresa. "Somos desconhecidos, viemos na boa e fizemos a nossa festa", disse no final Pedro Marques. Autor da letra, que compôs juntamente com Paulo Pereira, o flautista do grupo, Pedro adiantou que "o projecto nasceu há cerca de cinco anos, mas a actual formação da banda tem apenas oito meses". Quanto ao nome do grupo, nada de equívocos. "Surgiu no meio de uma conversa, no Largo do Carmo, enquanto falávamos de Lisboa, dos seus monumentos, das suas flores", explicou.

A 11.ª canção a apresentar-se no Teatro Camões, em Lisboa, pela voz de Daniela Varela, foi a única a receber o aplauso de diferentes locais do auditório, ao contrário das restantes, que arrancavam aplausos sobretudo das suas claques. Foi o primeiro sinal.

Os votos do júri nacional, em cada capital de distrito mais Funchal e Ponta Delgada, vieram confirmar a preferência: 12 dos vinte júris deram a pontuação máxima ao grupo. Os televotos confirmaram a vitória, embora a canção mais votada pelo público tenha sido Juntos Vamos Conseguir (Yes We Can), de Luciana Abreu, que ficou em 3.º lugar, atrás de Voar É Ver, de Francisco Andrade.

1 de março de 2009

Análise das audiências (semana 17-22 de Fevereiro)

Horário da manhã (10:00 - 13:00)

Praça da Alegria - 26%
Fátima - 24,8%
Você na Tv! - 26,1%

Bastante competitivo o horário matinal, com a estação de Queluz a vencer por uma décima a televisão Pública. A diferença entre os 3 programas é de apenas 1,3% de share.

Horário da tarde (14:00 - 17:00)

Amor e Intrigas/Paixões Proibidas/Portugal no Coração - 27,1%
O Cravo e a Rosa/Contacto - 24,6%
Tardes da Júlia - 23,8%

A tendência continua a manter-se com a Rtp a assumir a liderança no período da tarde. Amor e Intrigas faz óptimos resultados, a conjugar com a boa prestação de Paixões Proibidas e Portugal no Coração.
Tardes da Júlia em último.

Horário do fim de tarde (18:00 - 20:00)

Portugal em Directo/Preço Certo - 29,5%
Três Irmãs/Nós por Cá - 24%
Morangos com Açúcar/Feitiço de Amor - 27,1%

Grande subida da Sic neste horário, em grande parte motivado pelo jogo que passou na tvi. Apesar de a televisão pública estar à frente, a Tvi aproxima-se com Feitiço de Amor. Até quando continuará a liderar?

Horário da madrugada (00:00 - 02:30)

Rtp 1 - 12,3%
Sic - 30,4%
Tvi - 27,8%

Com a Favorita, a Sic assumiu a liderança nas madrugadas. No entanto a novela já terminou. Será que Caminho das Índias aguenta a "herança"?

Melhor & Pior da semana


Esta semana o melhor vai para o Jornal da Noite.
Apesar de o Tá a Gravar ter sido o programa mais visto de Segunda a Sexta com 11,5% de ratio e 27,1% de share, decidi destacar o noticiário da Sic pelos resultados constantes que tem.
Do lado oposto está a novela Podia Acabar o Mundo que esta semana não conseguiu ultrapassar os 20% de share.

Audimetria - 28/02/2009


Antes de começar mais uma semana de postagens, de referir que o blog não é actualizado ao Sábado.

Esta semana que passou foi péssima para a Sic, que muitas vezes não ultrapassou os 22% de share, não muito boa para a Tvi e boa para a Rtp, que conseguiu distanciar-se do terceiro canal e aproximar-se do quarto.
Sábado foi mais uma prova desta constatação. O Festival da Canção fez um bom resultado e contrariou o que muitos tinham já certeza: a vitória da Luciana Abreu. Acabaram por vencer os Flor-de-Lis, e na minha opinião deram mais credibilidade ao Festival.
Graças a este resultado e a par com o do Telejornal e Vila Faia, a Rtp alcançou uma média de 25,5% de share.
O programa mais visto da Sic foi o Jornal da Noite, sendo que mesmo assim foi o menos visto dos noticiários dos três canais, o que se justifica pelas fracas audiências do filme que o antecedeu.
Quanto à Tvi, conseguiu ter o programa mais visto do dia - Flor do Mar. A novela Olhos nos Olhos desta vez não teve de enfrentar Caminho das Índias, mas sim um "poderoso" Festival da Canção, que lhe "roubou" bastante público.

27 de fevereiro de 2009

Análise de A Favorita

Chegou ao fim A Favorita, a novela que a SIC mantinha em exibição desde 2 de Julho de 2008. A história gira em torno de Flora e Donatella que em tempos formaram uma dupla musical. Flora acaba condenada a 18 anos de prisão pelo assassinato do marido de Donatella. Depois de sair da prisão, Flora está decidida a provar a sua inocência do crime que não cometeu...

Os 200 capítulos desta novela alcançaram de audiência média 5.7% (537.100 espectadores) e 25.2% de share. O melhor episódio foi transmitido a 3 de Fevereiro, quando a novela registou 9.2 de audiência média e 27.1% de share. Na estreia, a 2 de Julho, a novela obteve 7.7% de audiência média (727.400 espectadores) e 19.8% de share. A Favorita despediu-se no dia 20 de Fevereiro com 8% de audiência média (755.600 espectadores) e 37.3% de share.



Fonte: Marktest

Notícias

Moniz abre jornal do Tvi 24

O canal TVI 24 arrancou ontem às 21h00 com ‘Jornal do Dia 26’, apresentado por Henrique Garcia. Mas foi o director-geral da TVI, José Eduardo Moniz, quem introduziu a primeira peça, sobre a recessão económica no País e a quebra de confiança dos portugueses. Essa foi, aliás, a mesma notícia que abriu o jornal da RTP N. Já na SIC Notícias o destaque foi dado ao ‘1º Fórum Portugal Verdade’.

No TVI 24, Henrique Garcia retomou a edição e, em tom de brincadeira, questionou o director-geral da estação: "Vou ter um parceiro aqui ou foi para matar saudades?" Moniz admitiu que "foi para matar saudades", mas sobretudo para garantir aos telespectadores que o TVI 24 resulta do empenho do "pessoal desta casa" e "surge com a ambição de servir bem os portugueses proporcionando uma informação séria e verdadeira". O noticiário prosseguiu com os comentários de Pina Moura, Bagão Félix e Constança Cunha e Sá. O site do canal – www.TVI24. pt – ficou disponível à mesma hora.

Sobre o arranque do TVI 24, o director da SIC Notícias confessa: "Vejo tudo na TV, não o faço especialmente hoje [ontem]." A propósito da concorrência, António José Teixeira frisa: "Estamos habituados a ela. Encaramos com naturalidade e respeito. Somos líderes nos canais de informação portugueses e vamos continuar a sê-lo. É o nosso objectivo." Já o director da RTP N, que também assistiu à estreia, admite: "Provavelmente vamos fazer alguns ajustes na grelha. Vamos ver como o TVI 24 se posiciona e se isso nos vai afectar." José Alberto Lemos tem "dúvidas de que haja espaço para três canais de Informação no cabo".

26 de fevereiro de 2009

Notícias

Sic Notícias ataca na estreia da Tvi 24

Nasce hoje à noite o terceiro canal de informação do País com Henrique Garcia a dar as boas-vindas. Entretanto, a TV noticiosa da SIC vai ter uma emissão dedicada aos quatro anos de governação PS durante todo o dia Chegou o dia da TVI 24. Quando, às 21.00, o jornalista Henrique Garcia aparecer para dar as boas-vindas e anunciar a primeira notícia, nasceu o terceiro canal de informação do País. Coincidência, ou não, a verdade é que a rival SIC Notícias preparou uma emissão especial durante todo o dia, com maior incidência, exactamente, a partir das 21.00, sob o tema "Como está o País que José Sócrates governa há quatro anos?"

"É véspera do Congresso do PS e passam quatro anos que o PS ganhou as eleições [20 de Fevereiro]. Não é a primeira vez que a SIC Notícias faz emissões especiais com acontecimentos relevantes. Não tem a ver com o início da TVI 24. É uma questão de agenda", explicou António José Teixeira, director do canal de informação da SIC. Ao longo do dia de hoje, o canal vai ter convidados, reportagens e directos em que se tentará perceber como está o País em cada uma das áreas, como a saúde, educação, justiça... As duas edições do Opinião Pública também serão sobre este mesmo tema. Às 21.00, com Mário Crespo, e depois às 22.00, com Ana Lourenço, haverá mais convidados em estúdio para debater o estado do País e pequenas entrevistas, no exterior, a Augusto Santos Silva, Manuela Ferreira Leite, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas e Francisco Louçã.

E que pensa António José Teixeira do nascimento da TVI 24? "Registamos e saudamos. Estamos atentos. Vejo com curiosidade e respeito o surgimento do novo canal. É um estímulo para fazer ainda melhor. Contamos com a nossa experiência e profissionalismo para continuarmos a liderar no cabo".

Também o director do outro canal concorrente, a RTPN, vê com expectativa o nascimento de um novo canal de informação. "Vejo com curiosidade o que vai sair dali. O perfil editorial da TVI não me agrada, já o disse. Além disso penso que não há mercado para três canais de notícias", disse José Alberto Lemos ao DN, acrescentando ainda: "Não vamos alterar a nossa estratégia por causa da TVI 24. A RTPN foi remodelada em Outubro e estamos satisfeitos com os produtos que temos".

Já José Eduardo Moniz, director-geral da TVI e mentor da TVI 24, deverá estar presente no primeiro noticiário do novo canal. Isto porque a TVI 24 vai ser notícia na própria TVI 24. Pelo menos hoje, dia do seu nascimento.

Audimetria - 25/02/2009


Ontem a Tvi ficou à frente da Rtp1 e da Sic, que ficou em último com um share abaixo do 22%.

Mais uma vez o Preço Certo perdeu a tarde para a dupla Morangos com Açúcar e Feitiço de Amor. Já as Três Irmãs e Nós por Cá não chegaram aos 20% de share.

Quanto aos noticiários o da Tvi foi o mais visto como podem ver no gráfico. Seguiu-se o Telejornal e bem pertinho o Jornal da Noite. A diferença entre os dois últimos é de 0,7% de ratio - 11,7% contra 11% respectivamente.

Falamos novamente do duelo Caminho das Índias e Olhos nos Olhos, com a novela da Tvi a ganhar claramente à da Sic (4,3% de ratio e 22,2% de share contra 7,6% de ratio e 31,5% de share).

O último destaque vai para o Portugal em Directo, cuja audiência está abaixo do normal.
Será apenas uma fase?

25 de fevereiro de 2009

Audimetria - 24/02/2009

A surpresa do dia de ontem vai para a Tvi! A estação de Queluz ficou em último lugar com 22,8% mesmo tendo colocado 2 programas no top 5 dos mais vistos. A Sic ficou em segundo com 24,1%. Com o futebol a bater os 45% de share e o Telejornal a alcançar excelentes resultados a Rtp ficou em primeiro.

É de salientar o filme da Sic Vestidos a Rigor, que quase conseguio 30% de share, ficando largamente à frente dos Morangos com Açúcar e Feitiço de Amor (ficaram abaixo dos 22% de share). Mais perto esteve o Preço Certo com 28%.

Quanto ao duelo Caminho das Indías e Olhos nos Olhos, esta última venceu, mas por pouco! Enquanto a novela da Sic fez 4,9% de ratio e 26,4% de share, a da Tvi fez 6,5% de ratio e 27,1% de share.

Apenas destaco mais 2 pormenores: a série Anatomia de Grey, da Rtp2, que fez 10% de share, e o programa Meninos da Mamã e Zé Carlos que não ultrapassaram os 22%.

Notícias

Henrique Garcia estreia canal

Henrique Garcia é o primeiro rosto a surgir no ecrã no dia de estreia do TVI 24. O pivô apresenta amanhã o ‘Jornal do Dia 26’, que vai para o ar às 21h00 e que terá duração de uma hora.

"Arrancamos às 21h00 com o jornal que acrescenta ao título o dia do mês e que será apresentado por mim", refere Henrique Garcia. E garante que as expectativas para a noite de estreia "são as maiores, claro!"

"Vamos ver como resulta o trabalho que tem sido feito, o entusiasmo e a responsabilidade. Enfim, os condimentos normais", salienta.

"É um canal de Informação. Por isso, apostamos mais nos jornais, nos noticiários e em espaços para reflexão, debate e tudo o que gira em volta do perfil traçado para o canal", adianta Henrique Garcia. E acrescenta: "Haverá também documentários e comentários, tudo sobre actualidade nacional e internacional."

O jornalista deixou a RTP em 2000 devido a um "desentendimento com o director da altura". "Enfrentei o desemprego, felizmente por pouco tempo, e depois fui convidado para a TVI, ainda este projecto não existia."

A ideia para o TVI 24 nasce, segundo Henrique Garcia, pouco depois da sua entrada na estação de Queluz de Baixo. "O projecto sofreu alguns percalços e, por isso, fui fazendo várias coisas. Depois, o José Eduardo Moniz [director-geral da TVI] desenvolveu um canal que era bem diferente deste. Na altura, havia outras limitações e circunstâncias, e o projecto foi evoluindo para o que é agora", refere.

Enquanto o TVI 24 não arrancava Henrique Garcia apresentou o ‘Diário da Manhã’, o ‘Jornal Nacional’, o ‘Jornal da Uma’ e até esteve na Guerra do Golfo. "Fiz um pouco de tudo. Há um ano e meio que tenho trabalhado no novo canal que felizmente foi levado a bom porto", concluiu.

Fonte: Correio da Manhã

24 de fevereiro de 2009

Audimentria - Parte 2 - 23/02/2009


Ao saírem as audiências mais pormenorizadas pelo blog do jornal Público sobre o dia de ontem, podemos verificar que tal como esperava, o programa de humor exibido na Sic, não passou os 25% de share. Ficou-se pelos 24,6%.
Zé Carlos não fez muito mais, e não é de admirar pois era repetição de vários sketches do quarteto humorístico. Obteve 9,1% de ratio e 23,7% de share.
Quanto ao duelo entre Olhos nos Olhos e Caminho das Indías, a novela da estação de Queluz ficou a ganhar com uma larga distância (7,9% de ratio e 31,6% de share contra 4,2% de ratio e 23,5% de share).
Por fim, destaque para o Festival da Canção da RTP, que conseguio, penso eu, um dos seus melhores resultados com a canção "Senhora do Mar" a vencer. Superou mesmo a audiência da novela Podia Acabar o Mundo.

Audimetria - Parte 1 - 23/02/2009


Ontem o dia foi ganho pela TVI. Depois da forte liderança da SIC no Domingo, a estação de Carnaxide caiu para terceiro lugar, ficando atrás da RTP. A novela Flor do Mar foi o programa mais visto do dia e da TVI. O da RTP ficou em quinto lugar - Telejornal - e o da SIC em sétimo - Jornal da Noite.

A aposta de Feitiço de Amor à tarde está a atirar o Preço Certo para segundo lugar.
Quanto ao resultado da estreia Meninos da Mamã desconheço-o. No entanto não deverá ter feito mais que 25% de share.

Mais informações perto das 20 horas.

23 de fevereiro de 2009

Início

Boa noite! É com bons olhos que inicio este blog.
Deste há muito tempo que visito sites sobre os canais televisivos, séries, audiências..e hoje ocorreu-me a seguinte ideia:"E porque não criar o meu próprio blog com todos estes temas?".
Neste sentido hoje início uma longa viagem pelos media e companhia limitada.
Todos os dias teremos rubricas, audiência, notícias, programas, etc..
O que procurares vai estar de certeza aqui!!

Está atento porque amanhã vamos apresentar as novidades que te vamos oferecer :)