2 de março de 2009

Notícias

Flor-de-Lis... 'boa' venceram festival

Mais de metade dos júris nacionais deram a pontuação máxima à canção interpretada pelos Flor-de- -Lis. A vitória foi confirmada pela votação do público, que, no entanto, preferiu Luciana Abreu Surpreendidos e incrédulos. Foi no meio de muitos sorrisos nervosos que os seis elementos dos Flor-de- -Lis, no sábado à noite, no final da 45.ª edição do Festival da Canção 2009, deram os primeiros autógrafos, depois de eleitos representantes portugueses para o Festival da Eurovisão, que se realiza entre 12 e 16 de Maio, em Moscovo, na Rússia.

A vitória, com a canção Todas as Ruas do Amor, apanhou-os completamente de surpresa. "Somos desconhecidos, viemos na boa e fizemos a nossa festa", disse no final Pedro Marques. Autor da letra, que compôs juntamente com Paulo Pereira, o flautista do grupo, Pedro adiantou que "o projecto nasceu há cerca de cinco anos, mas a actual formação da banda tem apenas oito meses". Quanto ao nome do grupo, nada de equívocos. "Surgiu no meio de uma conversa, no Largo do Carmo, enquanto falávamos de Lisboa, dos seus monumentos, das suas flores", explicou.

A 11.ª canção a apresentar-se no Teatro Camões, em Lisboa, pela voz de Daniela Varela, foi a única a receber o aplauso de diferentes locais do auditório, ao contrário das restantes, que arrancavam aplausos sobretudo das suas claques. Foi o primeiro sinal.

Os votos do júri nacional, em cada capital de distrito mais Funchal e Ponta Delgada, vieram confirmar a preferência: 12 dos vinte júris deram a pontuação máxima ao grupo. Os televotos confirmaram a vitória, embora a canção mais votada pelo público tenha sido Juntos Vamos Conseguir (Yes We Can), de Luciana Abreu, que ficou em 3.º lugar, atrás de Voar É Ver, de Francisco Andrade.

Nenhum comentário: