26 de fevereiro de 2009

Notícias

Sic Notícias ataca na estreia da Tvi 24

Nasce hoje à noite o terceiro canal de informação do País com Henrique Garcia a dar as boas-vindas. Entretanto, a TV noticiosa da SIC vai ter uma emissão dedicada aos quatro anos de governação PS durante todo o dia Chegou o dia da TVI 24. Quando, às 21.00, o jornalista Henrique Garcia aparecer para dar as boas-vindas e anunciar a primeira notícia, nasceu o terceiro canal de informação do País. Coincidência, ou não, a verdade é que a rival SIC Notícias preparou uma emissão especial durante todo o dia, com maior incidência, exactamente, a partir das 21.00, sob o tema "Como está o País que José Sócrates governa há quatro anos?"

"É véspera do Congresso do PS e passam quatro anos que o PS ganhou as eleições [20 de Fevereiro]. Não é a primeira vez que a SIC Notícias faz emissões especiais com acontecimentos relevantes. Não tem a ver com o início da TVI 24. É uma questão de agenda", explicou António José Teixeira, director do canal de informação da SIC. Ao longo do dia de hoje, o canal vai ter convidados, reportagens e directos em que se tentará perceber como está o País em cada uma das áreas, como a saúde, educação, justiça... As duas edições do Opinião Pública também serão sobre este mesmo tema. Às 21.00, com Mário Crespo, e depois às 22.00, com Ana Lourenço, haverá mais convidados em estúdio para debater o estado do País e pequenas entrevistas, no exterior, a Augusto Santos Silva, Manuela Ferreira Leite, Jerónimo de Sousa, Paulo Portas e Francisco Louçã.

E que pensa António José Teixeira do nascimento da TVI 24? "Registamos e saudamos. Estamos atentos. Vejo com curiosidade e respeito o surgimento do novo canal. É um estímulo para fazer ainda melhor. Contamos com a nossa experiência e profissionalismo para continuarmos a liderar no cabo".

Também o director do outro canal concorrente, a RTPN, vê com expectativa o nascimento de um novo canal de informação. "Vejo com curiosidade o que vai sair dali. O perfil editorial da TVI não me agrada, já o disse. Além disso penso que não há mercado para três canais de notícias", disse José Alberto Lemos ao DN, acrescentando ainda: "Não vamos alterar a nossa estratégia por causa da TVI 24. A RTPN foi remodelada em Outubro e estamos satisfeitos com os produtos que temos".

Já José Eduardo Moniz, director-geral da TVI e mentor da TVI 24, deverá estar presente no primeiro noticiário do novo canal. Isto porque a TVI 24 vai ser notícia na própria TVI 24. Pelo menos hoje, dia do seu nascimento.

Nenhum comentário: