9 de junho de 2011

Falar Televisão


Estará um novo canal para chegar?

Foi Pedro Passos Coelho quem no passado Domingo obteve a vitória nas eleições legislativas, tornando-se assim, o próximo primeiro-ministro de Portugal. É já bem conhecida a posição do líder do Partido Social Democrata quanto à privatização da RTP, sendo que este defende que o «Estado não tem de ter nem jornais nem televisões», uma questão que considerou mesmo ser de «princípio». 

Ainda assim, e mais recentemente, o mesmo político, defendeu que para começar, se deveria privatizar pelo menos um dos canais da Rádio e Televisão Portuguesa. Com esta vontade persistente em tornar a televisão pública, é quase certo a privatização para breve da RTP2, que passará, por certo, para os projectos do quinto canal, que há algum tempo, tanto se falava.


Com a privatização do segundo canal, o que poderá mudar? O mais certo é a criação óbvia de mais um canal generalista, ainda assim, em que é que isto pode ser bom? A mim ocorrem-me uma série de bons factores. Mais emprego para os jornalistas, que estão a subir cada vez mais no raking das 10 profissões com maior desemprego, mais emprego para os nossos actores que se vêm perdidos e esquecidos sem procura, e agora com a diminuição do número de telenovelas da TVI, ainda que seja feita aposta em novos formatos, levará ainda a uma menor oferta de trabalho. A apresentação de novas/outras caras para a apresentação, que como bem sabemos, é o que não falta. Mais concorrência, ou seja, mais aposta pela "luta das audiências", se bem que a qualidade pode ficar "sufocada" em detrimento da ânsia pela vitória, mas eu acredito que não...

Como podemos imaginar, a formação de um novo canal, levaria a uma "revolta televisiva", o que nos deixaria com muito assunto para opinar. Quem seriam os rostos da nova estação televisiva? Aposta em caras conhecidas dos outros canais? Profissionais inactivos que desejam a todo o custo trabalhar? Novas caras? É o mundo da televisão à espera do nosso assíduo comentário!

Um comentário:

Luís Fernandes disse...

A SIC Tornou - se líder em 3 anos; a TVI tornou - se líder em 8 anos.
Se o novo canal surgir, quanto tempo demorará para chegar À liderança? E será que irá chegar?

Isto já não é o mesmo de 1992. Se um novo canal se surgir, dificilmente conseguirá ultrapassar os outros 3, até porque mantém o histórico do esquecido RTP2. Mas se mudar de nome...

E O 2º lugar? Será?
- A SIC e a TVI disputam o comando da ficção nacional. Não vejo ''novo canal'' nesta luta para já
- A Informação ainda pelo menos pertence à RTP. Parece - me que o ''Novo Canal'' terá apenas na equipa caras desconhecidas, para lançar no mercado, mas repito: isto não é o mesmo de 1992.

O grupo que adquirir a RTP 2 vai ter um problema muito dificil.