4 de junho de 2011

Audimetria Semanal



Muito boa noite. Seja bem-vindo a mais uma edição da "Audimetria Semanal".


A semana que passou foi marcada pelos valores alcançados pelos programas que ocuparam o top dos mais vistos dos últimos dias. Por outras palavras, e à excepção de domingo, dia em que os "Globos" foram entregues, as novelas, os noticiários, os concursos, sofreram com o calor. Os dias quentes estão à porta, e a televisão já começa a ressentir-se com esse facto. Assim, desde segunda-feira, o programa com maior audiência média do dia não chegou à casa dos 13%.

Com as eleições à porta, a Informação não se destacou, acabando por ficar relegada para segundo plano.

No que toca a talk-shows, as posições mantiveram-se, tal como é habitual nesta rubrica. Por fim, e no que toca a "Perdidos na Tribo", de salientar que o programa da estação de Queluz de Baixo registou o resultado mais baixo de sempre.

Tudo isto, e muito mais, na "Audimetria Semanal"!


Manhãs (10:00 - 13:00)


Cristina Ferreira venceu mais uma vez a concorrência. Com ou sem Manuel Luís Goucha, a apresentadora conseguiu atingir melhores resultados que as duplas da concorrência. Por exemplo, no dia da criança, "Você na TV!" atingiu os 3,7% de audiência média e 37,8% de share. Com valores desta expressividade, Jorge Gabriel e Sónia Araújo ficaram em segundo lugar nos últimos sete dias, e Ana Marques e Júlia Pinheiro em último. Sem surpresas, estas manhãs...


Tardes (14:00 - 20:00)


Com os talk-shows da tarde sem grandes variações audiométricas, o "Tempo de Antena" acabou por condicionar os resultados dos conteúdos televisivos a partir das 19:00. Assim, e apesar de "Morangos com Açúcar" ter liderado, "O Preço Certo" permanecido em segundo lugar e "Ti Ti Ti" em terceiro, os seus valores não surpreenderam. Aliás, no caso da novela brasileira, os 3,6% de rating da última quita-feira provaram isso mesmo.
Quanto a "Portugal em Directo", Dina Aguiar não conseguiu alcançar a estabilidade já verificada noutros períodos. Na quinta-feira o resultado de 25,8% de share foi positivo, contudo não foi suficiente para colmatar as falhas dos restantes dias.

"Portugal no Coração" ficou fora dos mais vistos da RTP1, assim como a maior parte das prestações de "Boa Tarde". Destaque para a de segunda-feira, que chegou aos 24,8% de share. Fátima Lopes, apesar de não ter liderado, manteve o seu público fiel, com algumas metas importantes (quarta-feira esteve perto dos 25 pontos).

Ao nível das telenovelas, a disputa entre "Alma Gémea", "Ribeirão do Tempo e "Revelação" foi notória. Ainda assim, foi a segunda a grande vencedora das tardes. Mesmo com a produção da Globo a ultrapassar em alguns dias os 30% de share, foi a RTP1 que ficou com o título de líder. É caso para dizer que os portugueses não procuram apenas serviço público na estação do Estado...


Noite (21:00 - 00:00)


Com os cinco programas mais vistos dos últimos dias a corresponderem a "Remédio Santo", "Anjo Meu", "Laços de Sangue" e "Peso Pesado", o único aspecto a assinalar para além da vitória da TVI em horário nobre, foi o facto de os ratings obtidos terem sido significativamente inferiores aos de semanas anteriores. A única excepção pertenceu aos "Globos de Ouro" que, no domingo, se destacou. A XVI edição deste evento não desiludiu os telespectadores pelos resultados que alcançou. Se a "Passadeira Vermelha" ultrapassou os 14% de rating, a gala em sim chegou praticamente os 13%. Para trás, ficou o concurso da estação de Queluz de Baixo, "Perdidos na Tribo". O programa apresentado por Leonor Poeiras não foi além dos 11,7% de rating, o seu pior resultado desde que estreou.

Para além disso, de referir os valores de "Último a Sair", que mesmo não liderando tem mantido o seu público fiel. Apesar de, em alguns dias, cair a números pouco positivos, os 6,7% de audiência média obtidos na terça-feira significam a meu uma ligação dos portugueses a esta aposta da RTP1.

Por fim, de referir "Estado de Graça", que no dia de ontem alcançou 7,9% de rating e 23,3% de share.


Figura da semana


A estreia de "Amor É Um Sonho" não poderia ser esquecida na edição deste sábado da "Audimetria Semanal". Aquela que à partida seria uma minisérie da TVI com alguns episódios, passou a ser uma espécie de primeira e segunda parte de um programa de televisão. Porquê? Os 7,1% de audiência média e 26,9% de share acabaram por ditar este pobre destino. Afinal, esta nova aposta do canal da Media Capital foi ultrapassada por "Laços de Sangue". É caso para se questionar se compensa ou não substituir uma novela por este tipo de produtos ao nível das audiências.


Número da semana




31,2%


... foi o share alcançado pela última emissão de "Depois da Vida", que teve como convidada Mafalda Arnouth.


MMV - Minuto Mais Visto da Semana




O Minuto Mais Visto desta Semana pertenceu aos "Globos de Ouro". A edição deste ano obteve, às 23 horas e 14 minutos, cerca de 18,7% de rating e 58,4% de share. Em números absolutos quase um milhão e oitocentos mil telespectadores estavam sintonizados na SIC aquela hora. Em segundo lugar ficou o futebol da RTP1 e, em terceiro, a ficção da TVI.

3 comentários:

Anônimo disse...

A mini-série tinha apenas 4 episódios, e deram 2 de cada vez. Na estreia deram logo 2. Queriam o quê? Não sei qual é o espanto...

Deu da mesma forma que Destino Imortal.

DS disse...

"Destino Imortal" foi transmitido durante três fins-de-semana, salvo erro.
Quanto a "Amor É Um Sonho", provavelmente se tivesse alcançado mais audiência, teria sido "esticada" durante mais um sábado.

Cumprimentos,

DS

Anônimo disse...

Eles passaram a mini serie toda apenas alongaram os episódios!