20 de maio de 2011

Fecho


Fechamos esta quinta-feira com a habitual crónica de Nuno Azinheira, retirada do Diário de Notícias.

Duelo à noite

1. Espírito Indomável, que terminou no domingo na TVI, foi uma boa novela. Mas foi sobretudo um forte trunfo da estação enquanto durou. O seu desaparecimento da grelha criou ali um vazio que, por enquanto, a TVI ainda não conseguiu superar e que a SIC está a saber preencher. Ainda terça-feira, Peso Pesado bateu-se bem com Remédio Santo (a nova aposta da TVI) e Laços de Sangue cresceu até aos 34,9%, batendo Anjo Meu.

Tal como já tinha escrito aqui, há umas semanas, não é pelo prime time que a SIC está a penar. Se a sua programação diurna (principalmente antes das 14.00) fosse mais competitiva, outro galo cantaria em Carnaxide. É ali que é preciso continuar a investir.

2. A SIC tem sabido aproveitar bem essa dádiva caída dos céus que foi a final portuguesa da Liga Europa. A estação não tem o melhor futebol (nem a Liga Portuguesa, nem a Liga dos Campeões, nem a Selecção Nacional), mas encontrou na Liga Europa um bom escape. O risco do investimento saiu-lhe premiado desta vez, com a chegada de FC Porto, Braga e Benfica às meias finais da competição e ao duelo nortenho em Dublim. Escrevo estas linhas antes da final e, mesmo sabendo que um FC Porto-Benfica daria audiências recordes à SIC que um Braga-FC Porto não dará, antevejo um bom resultado. Para já, nas grelhas da SIC e da SIC Notícias, a estação tem sabido potenciar bem o seu produto, com Pedro Mourinho a capitanear, e bem, a equipa presente na Irlanda.

3. O Último a Sair (RTP1) pode não ser peixe nem carne, mas está a conseguir resultados interessantes e prender à televisão pública espectadores que esta não tinha. É a prova de que, com inteligência, é possível desafiar a hegemonia da concorrência.

5 comentários:

Maria A. disse...

Exactamente, Pedro Esteves!

Já tinha resumido aqui essa crónica do Nuno Azinheira, que mostra o vazio em que se tornou o prime time da TVI, depois de perder o «espírito», tal como eu tinha dito, antes de isso acontecer!
Era tão previsível!

A TVI tem agora 3 novelas no prime time, que não caíram no goto do público:
«Remédio Santo»,( a mais fraca estreia e a baixar), «Anjo Meu»( vencida pelo «Peso Pesado» e agora por «Laços de Sangue») e «Sedução»!

Maria A. disse...

Curioso como a TVI, esperançada no bom sucesso de «Remédio Santo», a colocou de maneira a competir simultâneamente com «Peso Pesado» e «Laços de Sangue»

Afinal a realidade foi outra:

Apesar de a SIC ter prendado «Remédio Santo» com 2 intervalos...a estreia da nova novela da TVI foi bem fraca, atirando «Laços de Sangue» para o 2º programa mais visto.
E «Anjo Meu» e «Sedução» tiveram resultados fraquinhos!

Tentando remediar, a TVI foi procurando outros horários...mas sem sucesso.

Agora «Remédio Santo» foge de «Laços de Sangue», atirando a competição para o «Anjo Meu», que continua a ser vencido pela novela da SIC!

É esse vazio no prime time, que o Nuno Azinheira refere!

Maria A. disse...

De facto, ontem 4ª feira, a SIC teve um dia esplendoroso, com 4 programas da SIC no prime time, com 29,3% de share diário e atirando a TVI para 2º lugar, nos 24,4%, apenas com mais 1,4% do que o Cabo!

No prime time, apenas apareceu timidamente no 4º lugar a nova novela da TVI, já apenas reduzida a 31,5% de share.

Claro que o rating foi um pouco beneficiado, pois levou com o público que não gosta de futebol!

«Laços de Sangue», apesar de começar só às 22:39, surgiu no 6º lugar, batendo em rating e em share «Anjo Meu», que até começou mais cedo!

«VNTV» teve 3,5% e 35%, tudo levando a pensar que tenha liderado!

Embora não se conheça o resultado de «Querida Júlia», apenas se sabendo que poderá ter sido igual ou menor do que 4,5%.

Os jornais todos lá em baixo: Jornal das 8 em 11º lugar, nos 7,4% e 17,8% e Telejornal em 12º, com 6,9% e 18,8%.

Claro que o Jornal da Noite passou mais cedo, devido ao futebol!

Será que esta queda dos jornais se deveu ao futebol?
«ATES» subiu aos 25,7%...talvez devido à ausência de «Alma Gémea», que tem o seu público fidelizado!

Anônimo disse...

Maria e que tal analisar as audiências da SIC? Certamente a querida descobrirá, que sem futebol, a maior parte do day-time é uma derrota para a SIC..

Felizmente, a SIC consegue, AGORA, alguns resultados bons no Prime, mas se assim não fosse, estaria atrás da RTP1!

É uma questão de tempo Maria, aguarde e verá a TVI a dar a volta por cima.. AH e convém salientar que o mau da TVI, como é agora, não deixa de vencer o dia!

Cuide-se

Anônimo disse...

Ja não se aguenta esta mulher
base tratar